English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

12 respostas

Significa isso, porém, que Deus já previu as escolhas que você fará na vida?

Se há destino, não poderá haver livre-arbítrio. Pois, qual a relação do que é programado (obrigatório) com o voluntariado?
Destino é quando entramos em um ônibus que foi programado pela empresa ir a um determinado lugar. Daí, nesse respeito não temos escolha a não ser ficarmos sentado e esperar a viagem se completar. O que dizer se eu, puder andar com os meus próprios pés? Pois, bem nós podemos controlá-lo e escolher qual lugar ir. Este dogma não pode ser Bíblico! veja porque...

Aqueles que pregam a doutrina da predestinação insistem em dizer que a resposta é Sim. Mas esse conceito na verdade rebaixa a sabedoria de Deus, porque dá a entender que ele é incapaz de controlar sua habilidade de ver o futuro.

Para ilustrar: digamos que sua voz fosse de uma beleza sem igual. Quer dizer, então, que você não teria escolha a não ser cantar dia e noite? Isso é um absurdo! De modo similar, o nosso criador tem a habilidade de predizer o futuro, mas ele não a usa o tempo todo. Se fizesse isso, estaria infringindo nosso livre-arbítrio, uma dádiva preciosa que ele nunca revogará. — Deuteronômio 30:19, 20.

O pior é que a idéia da predestinação sugere que a sabedoria de Deus é fria, desamorosa, insensível ou sem compaixão. Mas isso não é verdade. A Bíblia ensina que ele, Deus, é “sábio de coração”. (Jó 9:4) Não que ele tenha um coração literal, mas a Bíblia muitas vezes usa esse termo com relação àquilo que a pessoa tem no íntimo, incluindo suas motivações e sentimentos, como o amor. Assim, a sabedoria de Deus, como suas outras qualidades, é guiada pelo amor. — 1 João 4:8.


Será que o fato de Deus ter a capacidade de prever e de predeterminar eventos prova que ele faz isso com respeito a todas as ações de todas as suas criaturas?

Rev. 22:17: "Quem ouve diga: 'Vem!' E quem tem sede venha; quem quiser tome de graça a água da vida."

(A escolha não é predestinada; ela é deixada ao critério do indivíduo.)

Rom. 2:4, 5: "Desprezas as riquezas de sua benignidade, e indulgência, e longanimidade, por não saberes que a qualidade benévola de Deus está tentando levar-te ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, armazenas para ti furor no dia do furor e da revelação do julgamento justo de Deus."

(Não se forçam as pessoas a seguir certo proceder prescrito. Mas há prestação de contas daquilo que a pessoa faz.)

Sof. 2:3: "Procurai a [Deus], todos os mansos da terra . . . Procurai a justiça, procurai a mansidão. Provavelmente sereis escondidos no dia da ira de [Deus]."

(Será que um Deus justo e amoroso incentivaria as pessoas a fazer o que é correto, na esperança de obterem uma recompensa, sabendo ele que estavam predestinadas a não conseguir isso?)

Ilustração: Uma pessoa que tem um rádio pode ouvir as notícias mundiais. Mas o fato de que pode ouvir certa estação não significa que realmente faça isto. Ela precisa primeiro ligar o rádio e daí selecionar a estação. Da mesma forma, Deus tem a capacidade de predizer eventos, mas a Bíblia mostra que ele faz uso seletivo e com discrição dessa capacidade que tem, com a devida consideração pelo livre-arbítrio com que dotou suas criaturas humanas. - Compare com Gênesis 22:12; 18:20, 21.

2007-01-13 00:56:52 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 3

Eu acredito em destino. Há sempre algo nos esperando em algum lugar. Muitas pessoas não acreditam nisso devido a era avançada em que vivemos. Há quem acredita ser dono da sua caminhada. Somente os mais sensíveis podem perceber que uma força superior pode transformar ou encerrar nossas vidas a qualquer momento.

2007-01-13 13:03:50 · answer #2 · answered by Sol do meio dia (Moninha) 2 · 1 0

Antes e começar nova existência corporal o espírito escolhe o gênero de provas por que há de passar e nisso consiste o seu livre-arbítrio. Êle escolhe de acordo coma natureza das suas faltas, as que o levem à expiação destas e a progredir mais epressa. Uns, portanto, impõem a si mesmos uma vida de misérias e privações, objetivando suportá-las com coragem; outros preferem experimentar as tentações dariqueza e do poder, muito mais perigosas, pelos abusos e má aplicação a que podem dar lugar, pelas paixões inferiores que uma e outros desenvolvem; muitos, finalmente, se decidem a experimentar sua forças nas lutas que terão de sustentar em contato com o vício

2007-01-13 12:29:12 · answer #3 · answered by Maria Cristina D 2 · 1 0

Eu acredito que há coisas que estão mesmo predestinadas a acontecer. Mas que os caminhos até elas muitas vezes nós é que escolhemos. Acredito no destino mas também no livre-arbítrio!

2007-01-13 08:58:49 · answer #4 · answered by Mary.B 1 · 2 1

Acredito q nós temos o destino traçado. O que tem q ser, será.

2007-01-13 08:58:37 · answer #5 · answered by cris2007 2 · 2 1

Eu acredito.
Ex: a pessoas que perdem o vôo e que o avião cai, é o que?
Só pode ser destino, não era a hora dela, o destino da pessoa era outro. Mas não podemos esquecer que existe o live arbítrio.

2007-01-13 08:56:45 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 1

Eu creio q de acordo com o que vivemos, com nossas ações, criamos nosso destino, não acho q cada um veio com "uma etiqueta de predestinação", onde no momento em q nascemos, já está determinado q acontecerá isso ou aquilo...

Acredito portanto q cada um faz o seu destino, através dos reflexos de suas próprias ações...E vc?[ ]'s

2007-01-15 06:43:13 · answer #7 · answered by b_pbh 4 · 0 0

o destino é algo ligado a personalidade.
muda-se a atitude e os tinos (desígnios) se alteram completamente.

2007-01-13 16:31:20 · answer #8 · answered by Satori 6 · 0 0

Acredito em algo que se podería chamar DESTINO...
Eu mesmo passei por experiências, com as quais nunca havía sonhado... tomei caminhos, dos quais horas antes nem sequer tinha conhecimento... fui levado a conhecer pessoas e coisas... boas e más... sem nunca haver planificado nada disto.
Só posso atribuir tudo isto a meu Destino, que não posso mudar, porque foi desenhado para mim por um ser superior... Deus!

2007-01-13 09:05:01 · answer #9 · answered by omeirelles 6 · 1 1

Acredito que antes de reencarnamos temos nosso plano de vida, feito por nós ou imposto, apesar de termos o livro arbítrio e podermos mudar o rumo de nossas vidas com nossas prórpias escolhas, e acho que muitas coisas fogem do nosso controle pois já está marcado para passarmos por isso, então respondeno sua pergunta, eu acredito em destino.

2007-01-13 08:59:07 · answer #10 · answered by Ivana 5 · 1 1

acredito que nos fazemos o destino.

2007-01-13 08:56:31 · answer #11 · answered by Thalita M 6 · 1 1

fedest.com, questions and answers