Olá,
Achei interessante a frase que ele propõe, mas discordo em parte.
Acho que ele foi muito generoso com os jovens dizendo que eles conhecem cada vez mais o mundo em que estão.
Os jovens tem maior capacidade de adaptação ao mundo do que os adultos, mas isso não se deve ao fato dos primeiros terem maior conhecimento do mesmo em relação aos últimos,
muito pelo contrário.
Na verdade, os jovens podem melhor se adaptar ao novo, devido ao fato de ainda não terem sido duramente desafiados a reavaliar de forma significativa todos os seus conceitos, conhecimentos e experiências adquiridos sob duras provas e praticados ao longo da vida.
Fica desta forma, mais fácil aceitar e se adaptar ao novo, não por conhecimento, mas por adesão, tendo menos conflito para proceder este ajuste do que os adultos.
Contudo, a maior capacidade de adaptação trás consigo também um grande risco, a possibilidade de ser mais facilmente influenciado, manipulado e condicionado aos modismos, apelos de consumo e superficialidades, possuindo menor experiência de vida para avaliar as alternativas e consequências de cada escolha para o seu futuro.
Não cabendo generalizações, apontando suas justas e devidas exceções...
Acho que os jovens possuem a capacidade de criar um mundo à parte, acessível apenas aos seus iguais, fazendo deste mundo, seu universo particular, escolhendo os assuntos que lhes interessam e que se mostram dispostos a abordar.
A juventude trás, ainda em si, um resquício de suas fantasias da infância, permitindo-se restringir de forma significativa, como se fosse uma saideira ou despedida final, sua capacidade de enxergar o mundo como um todo, assumindo tanto os seus prazeres como encarando todos os seus desafios.
Os jovens, geralmente, tendem a priorizar os primeiros deixando os últimos para sua fase adulta, desconsiderando que, a ordem destes fatores pode alterar radicalmente seu produto final.
A juventude é uma fase muito sedutora e, poucos jovens colocam-se à altura de não sucumbir aos seus encantos, mantendo-a sob controle para não serem por ela, subjugados.
Em nossa sociedade, as falhas, as consequências das escolhas e os erros cometidos pelos jovens são ainda relaxados comparados aos realizados por uma pessoa adulta, aumentando ainda mais o apelo para a ousadia.
Percebo que muitos jovens ignoram assuntos críticos e de suma importância aos seus interesses, afetando a todos nós, permitindo com sua omissão que muitos desdobramentos sejam, cada vez mais, nocivos e comprometedores ao seu próprio futuro.
Encaro a Juventude como o primeiro grande desafio proposto aos jovens para que possam, verdadeiramente, encontrar a si mesmos.
Um grande abraço!!!
2007-01-13 01:06:00
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
3⤊
0⤋
Sem generalizar,acho que está correto.Buscamos inspirações em tudo que gira ao nosso redor,esquecendo-se de valorizar o nosso interior,sabemos da capacidade dos outros e não somos capazes de desfrutar das nossas.
2007-01-13 01:02:27
·
answer #2
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋