Uma vez no poder, o sujeito precisará de máscaras e molduras de sobrevivência. A máscara serve para enganar a si e aos outros. A moldura é algo necessário para delimitar simbolicamente a ação dele enquanto representante do poder, mesmo que seja pequeno. A ausência de moldura ou o seu mau uso fará irromper a força do sujeito que anseia por mais e mais poder, podendo vir a se tornar uma patologia psíquica.
Do ponto de vista psicológico, observa-se que o poder faz o ocupante perder a própria identidade pessoal e assumir outra, contornada pela fôrma do próprio poder. Os cargos executivos, por exemplo: presidente, governador, prefeito, diretor, reitor, etc, tem uma fôrma própria, um lugar que marca certa diferença em quem a ocupa em relação aos cargos de segundo escalão como ministros, secretários disso e daquilo, chefes de gabinetes, assessores, etc. As pequenas autoridades dos escalões inferiores, mas com algum poder, geralmente costuma ter atitudes mais arrogantes que as grandes.
2007-01-12
21:02:48
·
11 respostas
·
perguntado por
Vilmar
1
em
Sociedade e Cultura
➔ Outras - Sociedade e Cultura
Você está corretíssimo.
É verdade que o excesso de dinheiro é capaz de nos mostrarmos como realmente somos, mas este não é o motivo da sua pergunta.
Você fala que em determinados cargos, entramos em uma espécie de fôrma, como de bolo, ou sapatos e temos de nos ajustarmos ao formato da forma.
Você está absolutamente correto e tais fôrmas levam em conta todo um passado. Cada cargo tem seu formato e por mais extravagantes que sejamos, teremos um limite imposto pelo cargo.
Adoro ficar em casa sem camisa, mas em sendo um político isso seria impossível. A casa viveria sempre cheia de amigos, falsos amigos e inimigos de partido.
Veja um presidente. Mesmo um maluco como esse nosso presidente atual, tem de se encaixar nos moldes do protocolo.
É obrigado a andar cercado de seguranças, não abre portas, tudo é previamente agendado e o exército ainda toma conta do sujeito.
Não pode viajar ao "coração da miséria" no NE quando deseja se inspirar e sair do coma profundo que irrita seu partido sem que as autoridades que o protegem lhes dê permissão para tal.
O problema é que a arrogancia dos pequenos cargos, se assemelham ao ladrar de cães.
Muito latido porém sem qualquer dentada em algo substancial que lhes preencham os caninos.
Acham-se grandes, sendo pequenos. Sofrem da síndrome do "EGO ARGENTINO". Conta-se que para suicidar-se, um argentino necessita apenas saltar, de cima de seu próprio ego!
(bincadeirinha de mau gosto!)
Você foi no âmago da questão. Suas observações são apropriadas e pertinentes.
Conheço pessoas verdadeiramente muito, muito ricas e afirmo que são SIMPLES. Conheço pessoas com algum dinheiro, mas não podres de ricas que são bestas e se imaginam acima da nobreza da rainha da inglaterra. Fazer o quê?
Ninguém alcança muito poder sem ter negociado muito de si. Por vezes as negociações são tão intensas que negociam-se as virtudes, a honra, o dever e por fim o homem.
Ficamos as vezes com o espectro do homem que certa feita homem foi!
Existem poucos que por mais ajustada que seja a forma, lhes emprestarão o colorido interno do saber e serão eternamente lembrados pela história de seu povo.
2007-01-12 21:56:45
·
answer #1
·
answered by Safenado e a magia da astrologia 7
·
0⤊
0⤋
Perdão, Vilmar!, por usar na resposta à sua pergunta algo informativo a todos que enviam respostas.
Pessoal!?
Verifiquem a ortografia na sua resposta! Ok?
Respondam, às perguntas, conforme vocês "achem o seu entendimento" mais adequado ao perfil de quem perguntou.
Respondam sempre:
Respondendo à sua pergunta conforme achei mais adequado o seu entendimento:
Resposta: Pessoas com "o poder" são muito requisitadas, sem tempo, até mesmo, para sí próprias (veja o caso do senhor da Votorantin).
Arrogância é coisa para aqueles que acham que tem "o poder", esses não têm poder nenhum, apenas são maus patrões e maus elementos sociais.
2007-01-13 08:02:08
·
answer #2
·
answered by Amaury puerta 1
·
0⤊
0⤋
O poder muda a pessoa que recebeu o poder e muda também as pessoas que estão a seu redor. Não temos uma regra geral, algumas pessoas recebem o poder por serem boas, outras por serem maldosos e conseguem o poder atravéz de atrocidades.
Não é só o poder que muda as pessoas, o conhecimento também gera grandes mudanças nas pessoas. Pense bem, quanto mais conhecimento vc adquire, mudanças vão ocorrendo, podendo chegar ao ponto de loucura, esquizofrenia, etc...
2007-01-13 07:34:51
·
answer #3
·
answered by Dony PVTC 3
·
0⤊
0⤋
quando as pessoas tem o poder nas mãos elas esquecem que podem voltar a ser comamdadas e querem pisar em todo mundo.o poder para muitos é sua verdadeira derrota como pessoa.
2007-01-13 07:31:05
·
answer #4
·
answered by anilosi 3
·
0⤊
0⤋
Simplesmente porque todo "PODER" corrompe.
2007-01-13 07:20:28
·
answer #5
·
answered by jose.fluciano 3
·
0⤊
0⤋
Pq. a maior parte das pessoas não são autenticas.
2007-01-13 07:06:20
·
answer #6
·
answered by C鬩a Lfoquinha 5
·
0⤊
0⤋
Nada muda o que vc realmente é. Se subir ao poder aparentemente transformou alguém, é porque , no fundo, no fundo, a pessoa já tinha essa disposição. Mas tenho que te dizer, que na posição de chefia, ninguém conserta tudo, é impossível. E vc precisa de muitas pessoas colaborando, que se aproximam, as vezes, só para se beneficiar pessoalmente. Além disso, fazer muitos inimigos nesse caminho, é dificultar ainda mais o seu trabalho. Leia a Arte da Guerra. Estratégias às vezes soam como falsidade, mas não é. É usar da inteligência para maximizar esforços. Lógico que isso é diferente de corromper-se.
Diferencie poder de autoridade. Quem tem poder e não tem autoridade precisa usar de arrogância para fazer as coisas. As duas coisas têm que andar lado a lado.
2007-01-13 07:02:10
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sem ler o "jornal" porque as pessoas são mudadas pelo poder, mas não é regra geral. Toda regra tem sua exceção.
Márcia
2007-01-13 06:05:09
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não é por nada não, mas qdo assumimos uma posição um pouco superior como a de chefe de departamento por exemplo, as pessoas mundam com vc, já acham q vc não vai ser o msm e antes mesmo q o "poder" faça a sua cabeça, as pessoas já te mandaram pra guilhotina, por isso q ao assumir um cargo acabamos nos tornando pessoas mais rígidas para q a inveja não nos destrua...pq pode ter certeza quem se desfaz de seu cargo na verdade o aceita com todo o prazer....
2007-01-13 05:17:10
·
answer #9
·
answered by natalia 3
·
0⤊
0⤋
Praticamente Voce já respondeu , aquele que busca o poder precisará de mascaras e molduras para continuar escravisando,e cometendo injustiças, perseguindo os algozes, e acumulando riquesas, veja o caso dos lideres da RENASCER, como em pouco tempo ficaram poderosos e ricos.
2007-01-13 05:15:29
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋