Uma vez vi um caso parecido...o cachorro estava no quintal da casa durante a chuva, o dono só ouviu ele chorando e querendo entrar...depois disso pegou pavor de chuva. Provavelmente ele estava em contato com alguma coisa de metal qdo caiu um raio próximo...não machucou, mas assustou muito.
Pode ter ocorrido isso com seu cão...
Não há soluçaõ para o caso...mesmo q vc ignore q ele está arranhando a porta, ele vai continuar até vc abrir. Meu cachorro é assim com trovões ( desde pequeno), o jeito é ter paciencia e abrir a porta para ele. Seu cão não faz isso por mal, ele faz pq acha q vc pode protege-lo, tenha paciencia com ele ( eu sei q é dificil...).
Boa sorte
2007-01-12 16:16:32
·
answer #1
·
answered by carol 6
·
0⤊
0⤋
Medo excessivo de ruídos
Existem cães que têm medo excessivo de determinados ruídos... Se imaginarmos que eles têm uma capacidade auditiva quase quatro vezes maior que a nossa, um ruído sem importância para nós pode ser ensurdecedor para eles.
Os ruídos que costumam causar pânico nos animais são fogos de artifício, máquinas de tosa ou secadores, trovões, tiros, etc.. Os cães pulam no colo do dono, tremem excessivamente, o coração dispara e eles tentam se esconder em lugares pouco comuns, permanecendo lá sem comer, beber ou sair para fazer suas necessidades...
Alguns donos podem achar isso até engraçado, porém, se o animal tiver alguma alteração cardíaca severa, a taquicardia (aceleramento do coração) que o medo excessivo provoca poderá causar problemas à saúde do animal, principalmente se ele for idoso.
Se fobia a ruídos é o problema do seu amigão e você se preocupa com a reação dele nos dias de fogos ou tempestades, veja as dicas de Cláudia Pizzolato, treinadora de cães diplomada pela NDTA (National Dog Trainers Association) nos USA e proprietária da Lord Cão - www.lordcao.com, no Rio de Janeiro:
Trabalhar com dessensibilização: ter gravado em cassete ou CD os sons que deixam o animal paralisado de medo (à venda no site www.bitcao.com.br). Colocar o som MUITO baixo, quase imperceptível, e motivar o cão a repetir qualquer rotina que ele goste muito, como jogar bolinha, comer biscoito, etc.. No início é preciso fazer estes exercícios num local e horário bastante calmos e neutros. Só devemos passar adiante quando o cão já estiver suportando o barulho que o incomoda, num nível normal.
Não recompensar involuntariamente: é preciso ter muito cuidado para não dar carinho e atenção ao animal quando ele estiver com medo para não recompensá-lo, involuntariamente, por ter medo. Nada de tentar acalmar o cão ou segurá-lo no colo. Em último caso é preciso deixar um local preparado para que o animal possa se esconder e sentir seguro, como numa toca.
Usar medicação: alguns veterinários preconizam doses diárias de antidepressivos, ministrados nos dias em que se suspeita que haverá ruídos que causem pânico ao cão. A medicação tem que ser dada antes do cachorro começar a ficar apavorado e pode evitar crises médias ou leves de pânico. Para casos graves de fobias causadas por sons, como fogos de artifício, tempestades, trovões ou armas de fogo, outras drogas podem ser utilizadas, sempre a critério e sob prescrição do veterinário.
Segundo Cláudia, o medo excessivo de ruídos é um dos problemas mais difíceis para serem tratados em comportamento canino, especialmente em casos graves. De qualquer forma vale a pena tentar.
No caso de cães que se estressam com o barulho de máquinas de tosa e secadores, utilize chumaços de algodão nos ouvidos do animal, para diminuir o ruído. Isso também pode ser tentado em dias de tempestade ou fogos de artifício. Mas é claro, esse "truque" não terá efeito algum em animais extremamente medrosos.
Procure assegurar-se que o cão não possa fugir em momentos de grande manifestação de medo. É comum os animais se desesperarem e saírem em disparado em direção à rua. Prenda o cão em dias de comemorações com fogos e rojões.
Consulte o veterinário que trata do seu animal. Caso ele julgue conveniente, medicará o seu animal para enfrentar o medo ou encaminhará você a um especialista em comportamento para tratar seu cão. Associando as medicações alopática, homeopática ou alternativa (Florais de Bach), a uma mudança de postura do dono em relação ao cão, há chances dele superar a FOBIA.
Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)
2007-01-13 03:43:30
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
SAO AS TROVOADAS!
A MINHA TAMBÉM MORRE DEPAVOR::::
QUANDO COMECA A CHOVER; ;MESMO QUE NAO TENHA TROVOADAS; ELA MORRE DE PAVOR; ESPERANDO OS TROVOES:
POE ALGODAOZINHO NO OUVIDO DELE:
nao seja cruel, SE VER QUEO CACHORRO TÁ APAVORADO; DEIXA ENTRAR EM CASA POXA!
2007-01-15 22:33:27
·
answer #3
·
answered by Laryssa R 3
·
0⤊
0⤋
ele tem medo do estouro, produzido pelo relampago.
2007-01-13 14:21:00
·
answer #4
·
answered by dinossauro 1
·
0⤊
0⤋
algum trauma, as minhas tem medo de foguete e trovão
2007-01-13 06:18:04
·
answer #5
·
answered by gal r 2
·
0⤊
0⤋
Vai ver seu cachorro tem medo do barulho do trovão ou porque ele tem medo d'agua.
2007-01-13 03:10:51
·
answer #6
·
answered by Phleninha 1
·
0⤊
0⤋
Cães aprendem por condicionamento! Isso quer dizer que algum dia ele estava na chuva se molhando e deu trovão, como seus ouvidos são sensíveis ele se assustou, logo ele assimilou que toda chuva vai acontecer de novo, até se jogar água nele com a mangueira ele vai pensar que vai trovejar.
2007-01-13 02:16:12
·
answer #7
·
answered by kctus fobus 2
·
0⤊
0⤋
Os câes em geral, tem medo de trovôes e nâo da chuva. O
seu animal tem medo não da chuva, mas sim dos trovôes
que estão relacionados com ela.
2007-01-13 01:57:00
·
answer #8
·
answered by telmo_carvalho42 3
·
0⤊
0⤋
Seu cão tem medo é dos trovões e não da chuva, tenho experiência sobre isso e tenho certeza do que estou lhe dizendo, na época de inverno que chove sem trovões, vc verá que ele ficará mais calmo, porem apreensivo esperando o trovão.
2007-01-13 00:23:21
·
answer #9
·
answered by Valdir 5
·
0⤊
0⤋
Sapo, um dia ele deve ter se assustado com o barulho dos trovões e não quer mais ficar do lado de fora na chuva. Troque a casa dele de lugar de forma que fique mais protegida possivel, se não adiantar, o melhor é deixar o cachorro entrar, porque não vai ter jeito.
2007-01-13 00:09:57
·
answer #10
·
answered by Alice 2
·
0⤊
0⤋