Vamos considerar duas hipóteses:
a) problemas oriundos da própria obra (falha técnica, humana, erro de cálculo estrutural, negligência na análise periódica da qualidade do solo, etc.): o primeiro a ser reponsabilizado é (são) o(s) Engenheiro(s) Responsável(is) pelo projeto técnico e pela obra. A Empresa de Engenharia é solidária (responde em conjunto) pelo acidente. O METRÔ, o Estado e a Prefeitura podem ser responsabilizados pela omissão na fiscalização daquilo que pela lei lhes competia.
b) problemas oriundos de caso fortuito ou força maior: a responsabilidade é objetiva (independe de culpa) do Estado, da Prefeitura e do METRÔ.
Vai acabar em uma briga jurídica de longos anos pela frente!
2007-01-13 15:16:22
·
answer #1
·
answered by interessante 3
·
2⤊
0⤋
Com certeza as construtoras envolvidas na obra do túnel, pois para economizar e cumprir o prazo de entrega não aceitam a exigência de alguns engenheiros e acabam fazendo o serviço nos limites de segurança .........até o momento é a minha opinião ....ok!!!...........um abraço!!!
2007-01-12 15:20:18
·
answer #2
·
answered by Lugano 7
·
2⤊
0⤋
A pergunta corretamente se refere a responsabilidade, mas alguns Y!Ristas se referiram, equivocadamente, a culpa.
No que tange à responsabilidade civil, e esta pode ser objetiva, independente da culpa, não há nenhuma dúvida de que ela cabe, em primeiro lugar, ao Consórcio via amarela, formado pelas empresas contratadas pela Companhia do Metrô para execução das obras.
Mas uma obra desse porte envolve grande de número de subcontratados, como firmas projetistas, fornecedores de materiais e equipamentos, consultoria especializada, e até firmas responsáveis por controle de qualidade de materiais, cada qual com alguma responsabilidade perante o Consórcio, o que lhe permite regressivamente, responsabilizá-los por alguma falha.
Mas a Companhia do Metrô pode, ao menos em princípio, também ser responsabilizada pela escolha do Consórcio e pela vigilância (fiscalização) que deveria executar. No entanto, dificilmente a Justiça acolherá pedido dessa natureza, pois, se a licitação não tivesse obedecido a lei, os demais concorrentes e Ministério Público certamente não se teriam silenciado.
2007-01-14 01:36:06
·
answer #3
·
answered by podocarpo 7
·
1⤊
0⤋
Concordo plenamente!
O Metrô negou neste sábado que a detonação de explosivos tenha sido a causa do desabamento que abriu uma enorme cratera nas obras de construção da Linha 4, na sexta-feira. A informação é do engenheiro do Metrô Marco Antônio Buoncompagno, que neste sábado participou de uma entrevista coletiva junto com o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, José Luiz Portella, e o do comandante das operações dos Bombeiros no local, major Marco Aurélio. O engenheiro e o secretário negaram também que o método usado para construção seja inadequado e que essa seria uma das possíveis causas do acidente.
O secretário e o engenheiro do metrô negaram que conveniências políticas possam ter interferido na obra e contribuído para o acidente. "Não há conveniência política", afirmou Portella. "As empresas contratadas têm um corpo de engenheiros que estão entre os melhores do Brasil, assim como assim como o Metrô."
Portella disse também que todos os moradores que foram prejudicados pelo acidente serão assistidos pelas seguradora do consórcio de empresas que tocam a obra e pelas empreiteiras. "A seguradora e empreiteiras vão honrar e o metrô vai fiscalizar", disse.
_________________________________________
2007-01-13 13:06:00
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
São os responsaveis Técnicos de projeto e geologia da obra...
2007-01-13 09:11:57
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
As autoridades publicas relacionadas com a obra
2007-01-13 05:45:52
·
answer #6
·
answered by duardomaria 3
·
0⤊
0⤋
E um pouco complicado atribuir a culpa a uma única pessoa, posso dizer que a culpa é da empresa responsável pela obra que não fez um analise detalhada de que isso poderia ocorrer. Pode ser que eles sabiam que poderia haver deslizamento mas com a pressão da concessionária da obra insistindo para que tudo seja rápido os obrigou a seguir adiante.
Então a culpa é do Grupo, Metrô, Concessionária e Construtora, que juntos são responsáveis pela obra e com certeza sabiam de como estava a obra e de tudo que poderia ocorrer.
2007-01-13 00:25:58
·
answer #7
·
answered by evandss 2
·
0⤊
0⤋
Na época do Geraldo Alckmin, perguntaram pra ele de quem era culpa pelas enchentes e ele, do alto da sua sabedoria, disse que era das chuvas. No final do ano, o presidente da TAM disse que a culpa pelo caos aéreo era do mau tempo. Hoje, o secretário disse que o problema era da terra, que naquele local é pobre......inconsistente, ou seja, encontrar um culpado (humano) vai ser difícil, viu cara! E aí, o tempo passa, as pessoas esquecem e tudo acaba bem......pra eles. Pelo menos, tiram a mídia negativa de cima deles. Brasiiil, mostra a tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim.....
Fora do contexto: Só para completar o quadro, que se não fosse trágico seria cômico, o repórter da TV Bandeirantes disse que haviam solicitado para que retirassem os helicópteros da área, pois, a vibração poderia provocar novos desabamentos e ele completou a informação dizendo que o barulho dos helicópteros também atrapalharia o trabalho dos cães farejadores. Eu não entendi nada, mas morri de rir.
2007-01-12 16:07:56
·
answer #8
·
answered by Poison 3
·
0⤊
0⤋
O José Serra, por ser o governador do estado, se a obra é estadual e o estado escolheu uma empresa incompetente a culpa é dele.
Os Engenheiros da obra, que deviam perder o CREA.
A empresa que ta fazendo a obra e a CPTM, que devem pagar a conta de todos os prejuizos.
2007-01-12 15:15:00
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
o engenheiro disse que foram feitos testes de solo a cada 50 metros e não foi possível verificar a variação entre um lado e outro da obra, outro disse que foram muitas implosões e num solo com construções por toda parte isso é bem arriscado - mas o pior de tudo foi confirmarem que a van está soterrada e não conseguirem localizar ainda num espaço que não deve ter mais de 50 metros, nem salvar a vida dos supostos 2 tripulantes
2007-01-12 15:11:40
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋