ROMULUS E REMUS
A história dos gêmeos Romulus e Remus, cuja representação é recorrente na arte romana, constitui um dos mais antigos temas míticos latinos. Romulus e Remus, segundo a lenda, foram os fundadores de Roma. A tradição conta que o usurpador Amulius, após derrubar seu irmão Numitor do trono de Alba Longa, obrigou Réia Sílvia, filha de Numitor, a converter-se em virgem vestal para que não gerasse descendência do antigo rei. A jovem, no entanto, concebeu os gêmeos Romulus e Remus de sua união com o deus Marte. Amulius ordenou que os meninos fossem atirados ao rio Tibre, mas o berço em que se encontravam encalhou junto ao Ficus ruminalis, uma figueira sagrada do monte Palatino. Durante algum tempo, os gêmeos foram alimentados por uma loba, animal sagrado para os romanos. O pastor Faustulus os encontrou e, com sua esposa Aca Laurência, os educou. Anos depois, tornados jovens fortes e corajosos, os irmãos mataram Amulius e restituíram o avô ao trono. Decidiram então erigir uma cidade no local onde haviam sido salvos, mas esperaram que os presságios lhes indicassem quem seria o rei. Romulus foi o eleito e quando Remus, despeitado, tentou pisar no local sagrado delimitado pelo irmão - o que era considerado um sacrilégio - foi por este morto com uma lança. Decidido a povoar a nova cidade de Roma, à qual deu seu nome, Romulus nela acolheu exilados e refugiados. Também raptou as mulheres de povos vizinhos, entre eles os poderosos sabinos, com os quais fez uma aliança e passou a dividir o trono com seu rei, Titus Tacius. Após a morte de Tacius, Romulus reinou sozinho até sua misteriosa desaparição numa tormenta e foi divinizado com o nome de Quirino. A história, originada possivelmente em princípios do século IV a.C. e consolidada em sua forma definitiva cerca de duzentos anos depois, tinha o objetivo fundamental de associar a fundação de Roma com uma divindade, no caso Marte, deus da guerra e protetor das legiões romanas. Parece provável, entretanto, que nela se encontrem representados miticamente fatos reais sobre a fundação da cidade, como as lutas entre povos rivais. Relatos semelhantes são freqüentes na mitologia grega e constituíram o modelo da lenda de Romulus e Remus.
2007-01-13 04:47:25
·
answer #1
·
answered by Josimar J 2
·
0⤊
1⤋
Julieta amiga
2007-01-13 15:06:40
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
é a historia dos irmãos romulo e remo,quando pequenos foram alimentados por uma loba, ai romulo matou remo pra ficar co m o poder mais ainda sim o homenageou dando nome do imperio d roma pelo nome do irmao q era remo
2007-01-13 11:34:13
·
answer #3
·
answered by menina 1
·
0⤊
1⤋
Não é verdadeira, é apenas um mito. O motivo os romanos terem inventado esse mito é para justificar e enaltecer as suas conquistas e atribui-las a uma suposta descendencia divina.
Como já foi dito anteriormente, Rômulo e Remo teriam descendência de MARTE, o deus da Guerra. Fazendo assim, essa origem justificaria as guerras contra os outros povos (afinal, eles teriam a descendência de nada menos do deus da Guerra e portanto, estavam destinados a guerrear e conquistar)
Originalmente, os romanos eram agricultores e pastores. Somente depois das Guerras Púnicas contra Cartago é que eles montaram um exército profissional. Somente depois do contato com os Gregos é que surgiram essa lenda de Rômulo e Remo (Marte é Ares para os gregos)
2007-01-13 10:04:48
·
answer #4
·
answered by KMare 7
·
0⤊
1⤋
?
2007-01-13 00:34:03
·
answer #5
·
answered by luiz carlos l 2
·
0⤊
1⤋
A humanidade possui histórias arquetípicas, ou seja, elas aparecem em diversas culturas com novas roupagem, de maneira a representar idéias comuns aos homens, que constituem seu patrimônio cultural e formam o que Jung chamou de "inconsciente coletivo". São imagens e emoções vivenciados por muitas culturas.
Um dos arquétipos mais presentes é o dos irmãos gêmeos que representam a complementaridade de pólos opostos.
Na Babilônia, Inanna e Ereshklgal eram irmãs inimigas. Os os zoroastristas (religião dualista do século VII a.C., na antiga Pérsia) falavam de Ahura-Mazdâ (Ormuzd) que era o princípio da luz, e de seu irmão gêmeo, Angra Mainyu (Ahriman), que representava o princípio da escuridão.
No Velho Testamento, Caim e Abel desempenharam esse papel. Na mitologia grega, Castor e Pólux. Castor, grande lutador e Pólux um domador de cavalos. Na mitologia romana os gêmeos fundadores de Roma, Rômulo e Remo . Eles eram filhos de Sílvia, uma vestal (filha do rei Enéas de Troía), que foi seduzida pelo poderoso, deus Marte, perdendo portanto a virgindade e se transformando em ré. Por isso, é conhecida como Réa Silvia. Porque foi condenada por ter traído os ditames do templo, Sílvia decide salvar seus filhos e colcá-los numa cesta no rio (outro arquétipo) Tibre. Rômulo e Remo se salvam e foram criados por uma loba. A loba teria sido enviada pelo próprio deus Marte para salvá-los. Adultos, vão simbolizarar mais uma vez o drama da disputa entre irmãos.
Remo estabelece-se no monte Aventino e Rômulo no monte Palatino. A rivalidade que sempre existiu entre os bairros da Roma antiga, Aventino e Palatino, é explicada pela divergência havida entre os dois irmãos, Rômulo e Remo.
Lutando pelo poder, Remo ataca Rômulo, mas perde e morre.
Este mito arquetípico foi narrado pelo poeta romano Virgílio no livro "A Eneida", que descreve os feitos heróicos de Enéas (o pai da Réa Sílvia) para aproximar a história de Roma da mitológica Tróia.
("A Eneida" pode ser encontrada em sua versão original, traduzida para o português, e em vários recontados mais simplificados, para crianças, jovens e adultos. É uma obra clássica empolgante)
2007-01-12 23:31:46
·
answer #6
·
answered by Maria-Fernanda Alves Guimarães 2
·
0⤊
1⤋
bom na verdade eh um mito neh...e mito a gente sabe q naum eh verdadeiro. Naum sei quem fudou roma, mas a lenda diz q foi Remo e Romulo, dois irmãos.
eh issu ai...bjus
2007-01-12 22:23:42
·
answer #7
·
answered by sarinha 2
·
0⤊
1⤋
Filhos do deus Marte com uma mortal, foram atirados em um rio dentro de um berço, salvos não sei por quem , foram amamentados por uma loba. Romulo e Remo acabaram fundando Roma, segundo a lenda.
2007-01-12 22:11:05
·
answer #8
·
answered by poeta 6
·
0⤊
1⤋
Por romulo e remo, dois irmãos que foram criados por uma loba, ta nos livros de história, agora, se é verdade.....!!!!!
2007-01-12 21:50:25
·
answer #9
·
answered by Menino do Rio 7
·
0⤊
1⤋
Esta é uma lenda de um garoto q foi criado por uma loba.
2007-01-12 21:50:05
·
answer #10
·
answered by baretta 6
·
0⤊
1⤋