Com a eleição desse Hugo Chavez (?), fiquei pensando: será q algum dia a A. Latina vai se livrar do estigma de ser um continente repleto de Repúblicas das Bananas (ou seja, aspirantes a ditadores querendo implantar regimes políticos obsoletos que não se afinam com os tempos atuais, de globalização? Será que ainda vão continuar aparecendo líderes isolacionistas, ignorando o que acontece no resto do mundo?
Resumindo, será q nós, latinos, vamos nos livrar desse sentimento de que algum ditador ainda poderá surgir e estagnar o creescimento de um determinado país?
2007-01-12
13:05:20
·
23 respostas
·
perguntado por
Miss Manners
5
em
Governo e Política
➔ Política
Celso: vira essa boca pra lá!!! rs
2007-01-12
13:09:57 ·
update #1
Celso: isso é o q da tentar responder rápido. Pelo q entendi vc acha q o Brasil vai evoluir. Espero q esteja certo, mas tô achando difícil, atualmente :S
2007-01-12
13:11:13 ·
update #2
Cada caso é um caso, veja, temos bons exemplos como Chile e México, que se modernizaram aproveitaram a onda globalizante e se afastaram dos problemáticos vizinhos latino-americanos.
Já o Brasil tem a faca e o queijo na mão mas continua atolado em velhos problemas como carga tributária, corrupção, falta de reformas, descumprimentos da sleis entre outros.
Pior do que o Brasil apenas a Venezuela e Bolívia, que após a posse de líderes esquerdistas lunáticos tem um nefasto destino pela frente.
O Brasil pode parecer um caso sem remédio mas de consolo podemos saber que há países em pior situação.
2007-01-12 13:25:22
·
answer #1
·
answered by Sabrina Gay 5
·
2⤊
0⤋
Tá difícil né, quando a gente acha que o povo já se reciclou com relação a desenvolvimrnte, vem a resposta negativa nas urnas. Estes aspirantes a ditadores só ainda estão por aí pq o zé povinho não se emenda mesmo e se recusa a ir a escola e ler jornais, será que os bolsas famílias da vida vai levar um país a algum lugar? Brasil, Venezuela, Bolívia, argentina e outos por aí afogados num populismo ultra ultrapassado e é claro que sem futuro algum
2007-01-12 22:35:17
·
answer #2
·
answered by nunnys 7
·
2⤊
0⤋
Tem outra pergunta circulando...será que as malditas ditaduras vão voltar...olha a terceira via tentou aprofundar a democracia no continente, Hugo Chaves é sem dúvida um presidente forte, que governa com muito personalismo, e tem um estilo questionável, mas quanto a evoluir eu creio que nós já evoluímos ao ponto de estarmos pleiteando mais espaço na arena internacional, e não é só pelos esforços diplomáticos de FHC e LULA, mas de um sentimento que permeia a AL em nome de varrer detratores da lei, insignificantes títeres de qualquer lado , e ademais ver que o MERCOSUL é uma realidade pronta a ser colocada em prática é experimentar o que os europeus sentiram, o continente livre das fronteiras e a paz duradoura.
Inclusive ver que nossos problemas locais são justamente os ditadores , não de republiquetas como nos acostumamos a repetir , mas de potencias emergentes que tem lugar , espaço e voz no cenario internacional, e que apenas em unidos, em conjunto poderão afastar os fantasmas autoritarios e o risco institucional.
Penso que o MERCOSUL é o melhor remédio preventivo contra o mal da ditadura, e assim na globalização... ver que nosso país chegou ao status de nação adulta e livre de tutelas ou tutores.
2007-01-19 05:29:14
·
answer #3
·
answered by filipediwan 1
·
1⤊
0⤋
tá bem difícil: Venezuela, Bolívia, e agora o Equador, espere pela eleições chilenas e vejamos se as coisas pioram ainda mais.
essa não é minha vontade
2007-01-17 18:38:36
·
answer #4
·
answered by well 4
·
1⤊
0⤋
Já prestou atenção que todo ditador,com excessão de Fidel, eram homens de pequena estatura? mas com um carisma que envolviam, e conseguiam uma porção de "cabeça de bagres". creio que acreditavam que era o melhor para o país. Não sei que cegueira é essa! Veja a história de Hitler. O poder leva o homem ambicioso à perder-se. A oportunidade de dominar o mundo é perigoso. corremos o risco, mas não acredito que esse vírus está vivo aqui.
2007-01-17 16:07:21
·
answer #5
·
answered by jessica h 5
·
1⤊
0⤋
Eu nasci num interior onde quem mandava era um Coronel. Na véspera das eleições ele dava uns agrados pra uns e outros e se mesmo assim o cabra dissesse que não iria votar nele, ele mandava meter o cacete. E como se sabe, se cacete e dinheiro não resolver, é porque foi pouco. Vai governo e vem governo, aí chega Lula que, não tem o convencimento pelo cacete, ainda, mas tem os agrados... Eu pensei que o Brasil tava evoluindo politicamente, porque não tem mais Coronéis. Mas tem um Coronel, com as mesmas práticas que ele aprendeu lá em Garanhuns. Sei não. Tô meio em dúvida. Acho que vai demorar muito a melhorar... Tem muita gente que não enxerga isso. Parece que tem graxa de carro nos olhos...
2007-01-15 16:54:43
·
answer #6
·
answered by Antônio Gouveia 7
·
1⤊
0⤋
Não. Enquanto tiver os governantes que tem com certeza vai continuar do mesmo jeito
2007-01-15 05:41:13
·
answer #7
·
answered by SAENE 3
·
1⤊
0⤋
O Chile está no bom caminho, talvez tb México e Uruguai, mas o resto ...
2007-01-12 22:06:44
·
answer #8
·
answered by podocarpo 7
·
1⤊
0⤋
Bom o Brasil ja passou por ditadura de 1964 a 1985.
Acredito que o Brasil sendo a 10ª economia do mundo e praticamente o pais mais forte economicamente e politicamente da america do sul, não vai mais passar por isso.
Mas nos outros paises, que tem fraco desenvolvimento economico, politico, e até educacional, sempre vai existir a possibilidade de um lider populista contagiar a população com suas idéias.
O Brasil ja teve lideres populistas como Getúlio, que foi um grande estadista. Mas nenhum outro acredito que vai ter coragem por exemplo de dar um golpe de estado para se tornar um ditador, porque a opinião publica internacional e a imprensa internacional tambem, tem um peso enorme e ele não vai conseguir se manter muito tempo no poder.
Por outro lado tambem, tem o medo do Bush que esta se tornando quase que um caçador de ditadores.
Quanto aos outros paises da América Latina, resta a população amadurecer, como por exemplo os Chilenos que são extremamente politizados. Eles tambem ja passaram pela ditadura de Pinochet. E aprenderam muito com isso, muito mais ainda que os Brasileiros. Là no chile, qualquer aumentozinho de preço, demissões em larga escala e corrupção o povo sai na rua para se manifestar. Em que outro pais da america latina o povo faz isso? Ah os argentinos de vez em quando fazem isso tambem.
Mas será então que o Brasileiro tem muito o que aprender com os argentinos e chilenos?
2007-01-12 21:51:28
·
answer #9
·
answered by Sem juizo mas com sorte 7
·
1⤊
0⤋
Todo governo segue uma filosofia já escrita de algum celebre pensador da antiguidade, nada novo chamamos de corrente.
Porem, para mudar o cenario latino, dependerá de um longo caminho, é preciso estruturar é um processo lento, porem o dia que chegarmos lá nada impedirá que nos tornemos a maior potencia do mundo, considerando os recursos naturais disponiveis.
2007-01-12 21:44:21
·
answer #10
·
answered by Barte 6
·
1⤊
0⤋