Bom Pri primeiro temos que definir o que é Arte.
"Em todas as suas manifestações, a arte é uma expressão do sentir humano transformado em símbolos, não convencionais, que necessariamente não precisarão levar o observador a significados conceituais, pois antes de mais nada, a arte deve ser sentida e não pensada." (Maria de Fátima Seehagen)
A Arte pode ser definida como aquilo que não é relacionado diretamente à sobrevivência ou à reprodução, mesmo que reflita algo sobre essas questões, portanto, sendo desenvolvida apenas quando essas duas primeiras questões estão resolvidas.
Arte pode referir-se a: - conjunto das atividades humanas que visam a expressão de um ideal estético através de uma atividade criativa.
(Wikipedia)
Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e sua cultura. Também pode ser definido como conjunto de procedimentos, utilizados para realizar obras e, no qual aplicamos nossos conhecimentos.
A valorização de determinado artista, e obra, tem a ver com a produção do artista, sua capacidade de expor sentimentos, de retratar uma época ou um estilo. Uma obra de arte vale o que o quanto ela te toca no emocional.
Tem um artigo muito bom de Maria de Fátima Seehagen que vai lhe ajudar mais na resolução de suas dúvidas:
http://www.casadacultura.org/arte/Artigos_o_que_e_arte_definicoes/gr01/oqueeh_arte_fatima_seeh.html
Outro artigo menor "O que é preciso para se fazer arte?" também dela em:
http://www.socultura.com/socultura-artigo14_dest.htm
Para ter um panorama mais amplo sobre a História da Arte, dê uma visitada nestes sites:
http://www.historiadaarte.com.br/
http://www.artesbr.hpg.ig.com.br/Educacao/11/index_hpg.html
É tudo muito subjetivo, existe um texto (longo) mas muito instrutivo que tece uma discussão filosófica a respeito da Estética e, consequentemente da Arte;
http://criticanarede.com/fil_tresteoriasdaarte.html
Espero ter ajudado.
2007-01-12 17:01:37
·
answer #1
·
answered by Vinicius Feio 7
·
0⤊
0⤋
Outro dia ví um quadro de Salvador dali e achei que meu filho de 10 anos faria melhor com hidrocor. Claro existe pessoas com uma visão e sensibilidade mais agudas, existe também conhecimento técnico.
Assistí uma vez na tv cultura um programa falando sobre as obras de Matisse e com as explicações comecei a enxergar a grandeza do quadro em seus detalhes e nuances, antes imperceptíveis para mim.
Bjs
2007-01-12 19:00:36
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Pri, claro que existem padrões que determinam uma boa obra, no entanto, acredito que uma bela obra é aquela que me emociona, conheço a madona e não gostei tanto quanto de outras obras do louvre.
É questão de sensibilidade, não aprovo nos dizerem como ver uma obra.
Conheci uma moça que mal escrevia o nome e adorava música clássica, qualquer uma e se encantava,
Vale muito a percepção do belo, a técnica é outra coisa, não gosto das obras de Brasília, a arquitetura, podemos sentir o que nosso sentimento interno nos diz. Quanto mais você for independente mais livre é para VER
Obras Van Go, Matisse, Modigiliane, Monet, Leonardo da Vinci, quem poderá contestar, podemos gostar menos ou mais.tantos outros não há como não apreciar, mesmo a Mona Lisa, indecifrável segundo os entendidos.Os grandes artistas brasileiros, verdadeiras obras de beleza!
As obras pre históricas, a expressão do homem. O artesanato, gosto de obras que classifico como rurais, são quadros sem nenhuma técnica, simples, obras de crianças, vi crianças fazerem desenhos maravilhosos e são artistas que se perdem por falta de oportunidades,.
A classificação cabe aos especialistas em obras de arte e você tem o direito de aceitar ou não.
2007-01-12 18:55:15
·
answer #3
·
answered by Luz e sombra 7
·
1⤊
0⤋
Pri,
Como tudo na vida o valor de uma obra de arte é determinado pela lei da oferta e da procura.
Quando um artista é avaliado por diversos mercados como um excelente artista o mundo e os apreciadores da arte é que com a sua intensa procura e a pouca oferta determinam o seu valor no mercado.
Um abraço!
2007-01-12 18:44:49
·
answer #4
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
1⤊
0⤋
Bom, existe uma categoria chamada de "críticos de arte", eles são responsáveis por determinar que obra é considerada arte e em quantos cifrões as pinceladas (ou marteladas) podem ser traduzidas. Quando estamos falando de pintores consagrados pela História da Arte, estamos tratando de um conjunto de valores agregados através de historiadores que se debruçaram sobre a vida do artista e de sua obra, divulgando seu trabalho além das fronteiras de seu país de origem. De maneira geral: é um trabalho de marketing que determina o "sucesso" de um artista ou de uma obra de arte, sendo que há sempre uma equipe especializada em diversas áreas humanas (historiadores, artistas, críticos, pesquisadores, entre outros) trabalhando para que esse sucesso aconteça.
2007-01-13 15:18:09
·
answer #5
·
answered by Dianni Arte 1
·
0⤊
1⤋
os críticos, os estudiosos, as galerias, a moda, enfim, gente poderosa. Mas, se você abrir bem os olhos, pode ser que ache alguma coisa perdida por aí também.
2007-01-13 01:03:28
·
answer #6
·
answered by claudiaka1970 3
·
0⤊
1⤋
axu q é um bando de nego ignorant...eles se reunem e julgam qual é a mais eskisita ou mais feia... e logo dizem q é a mais fascinante...
bobos!
2007-01-12 19:28:38
·
answer #7
·
answered by Canavarro 2
·
0⤊
1⤋
Sem duvida nenhuma a pessoa que a cria,se pararmos pra pensar veremos que todos os grandes artistas, desde a antiguidade, tiveram uma vida que os precederam diante de suas maiores obras.
Ha tambem o fato da tradição de suas artes,de suas tecnicas inovadoras,e de um novo conceito diante das maneiras tradicionais de se fazer arte.
2007-01-12 18:50:44
·
answer #8
·
answered by ? 3
·
0⤊
1⤋