Olha Luciana, a parvovirose ,causada por um parvovírus ,surgiu em fins de 1978 .É uma doença viral de cães, caracterizada por diarréia hemorrágica severa e vômitos.Infelizmente,o parvovírus é muito resistente às intempéries do meio ambiente. Uma vez que o local esteja contaminado, fica muito difícil eliminar o vírus. Acredita-se que o vírus possa sobreviver por mais de seis meses em condições normais de temperatura e umidade no meio ambiente. Deve-se minimizar o contato do animal susceptível com cães afetados e suas fezes.
A única maneira para se controlar a parvovirose canina é por meio de um programa de imunização eficiente. As vacinas não devem proteger somente o indivíduo, mas também a população, evitando a eliminação de vírus quando o animal sofre uma exposição ao vírus de campo. Desde que seja provável que o parvovirus canino continue a circular na população indefinidamente, a imunização contra a parvovirose deve ser incluída no programa rotineiro de vacinação.
Quanto mais alto for o título de anticorpos da cadela, mais altos serão os títulos encontrados nos filhotes e, portanto, mais duradoura será a imunidade passiva. No entanto, como o nível da cadela pode ser variável, a duração da imunidade passiva também será variável. Têm se encontrado filhotes que com 6 semanas de idade já não apresentam títulos detectáveis, e filhotes que mantiveram títulos até a 18ª semana de idade. Se o animal for vacinado e ainda apresentar títulos de anticorpos, esses vão inutilizar a vacina. Assim, para se ter a certeza de uma eficiente imunização em filhotes, deve-se dar a primeira dose entre 6 e 8 semanas de idade, a segunda entre 10 e 12 semanas e a terceira entre 16 e 18 semanas de idade. A revacinação deve ser anual. Para assegurar uma boa imunidade aos filhotes, deve-se vacinar as cadelas antes da cobertura. Não se deve vacinar cadelas prenhas, apesar de não existirem evidências de interferência sobre o desenvolvimento normal do feto. Feliz ano novo!
2007-01-12 10:51:41
·
answer #1
·
answered by Jai do computador 5
·
0⤊
0⤋
Se v. conseguir salvar o seu animalzinho, logo no começo, sem ele pegar sequela, eu garanto q. ele não pega mais essa doença.
2007-01-12 11:32:46
·
answer #2
·
answered by C鬩a Lfoquinha 5
·
1⤊
0⤋
Claro q ele não está livre para sempre, é preciso continuar com as vacinas nas datas certas.Só assim pode ser garantida a sua saúde.
2007-01-12 14:01:49
·
answer #3
·
answered by grazy 1
·
0⤊
0⤋
A parvovirose pode ser curada sim, desde que o animal seja socorrido a tempo. A imunidade contra essa doença é duradoura por toda a vida do animal.
Com relação às "sequelas", pode ocorrer de ter atrofia das vilosidades intestinais e o animal agora tem a síndrome da má absorção; nota-se que o alimento que o animal ingere sai pelas fezes praticamente sem ter sofrido digestão.
2007-01-12 11:51:44
·
answer #4
·
answered by Lulis 1
·
0⤊
0⤋
Não, ele não esta livre, tem que ser vacinado periódica e religiosamente para o resto de sua vida. Tive uma Pastora Alemã que morreu desta doença, foi horrível, passado quase 8 meses da sua morte e eu ainda parecia sentir o cheiro horrível das suas fezes.
2007-01-12 11:37:45
·
answer #5
·
answered by Euzinha 2
·
0⤊
0⤋
Parvovirose tem cura sim, pode deixar sequelas ou não, depende do grau da doença, tempo e métodos de tratamento, etc..., a parvovirose acomete apenas os filhotes. Já a Cinomose é fatal, alguns veterinários até ficam socando soro no animal,o que faz ele engordar e parecer que está sarando, neste caso, o melhor é aplicar uma injeção letal no animal, custa em torno de 30,00 e o centro de zoonozes de sua cidade irá ajudá-la.
Obs.: todos os diagnósticos e tratamentos devem ser realizads por um profissional veterinário.
Dê uma olhada neste site:
http://www.vidadecao.com.br
ensina muita coisa interessante aqui, inclusive sobre comportamento de cães.
2007-01-12 09:08:32
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋