A verdadeira felicidade depende de você
“Feliz o povo cujo Deus é Jeová!” — Sal. 144:15
DE QUE precisa para ser feliz? Até que ponto depende sua felicidade das condições em que se encontra, das coisas materiais e de outras pessoas? Estão Deus e a Bíblia envolvidos em você encontrar a felicidade? Consideremos estes assuntos, visto que todos queremos ser felizes.
2 É evidente que coisas externas podem contribuir para a nossa felicidade, coisas tais como termos bastante alimento gostoso para consumir num ambiente agradável. Sabemos apreciar isso especialmente se no passado porventura tivemos a dolorosa experiência duma fome prolongada. Não é contrário à vontade de Deus que tenhamos certa medida de felicidade na boa comida. O Rei Salomão escreveu sob inspiração divina:
“Vim saber que não há nada melhor para eles do que alegrar-se e fazer o bem durante a sua vida; e também que todo homem coma e deveras beba, e veja o que é bom por todo o seu trabalho árduo. É a dádiva de Deus.” — Ecl. 3:12, 13; veja o Salmo 104:14, 15.
3 Também os outros podem contribuir para a nossa felicidade. Quanta satisfação dá termos entes queridos que se importam conosco, quer sejam membros de nossa família, quer amigos íntimos! — Sal. 127:3-5; 128:3.
4 No entanto, talvez esteja bem apercebido de que a posse de coisas materiais e ter companheiros íntimos não assegura a felicidade genuína, duradoura. Alguns têm os melhores alimentos em abundância e estão cercados dos luxos modernos, mas a felicidade lhes escapa. Dois anos antes de falecer, o multimilionário produtor de petróleo J. P. Getty observou: “O dinheiro não necessariamente tem qualquer ligação com a felicidade. Talvez tenha com a infelicidade.” (1 Tim. 6:9, 10) O dinheiro tampouco contribuirá para termos verdadeira felicidade, se os que professam importar-se conosco forem pessoas cuja companhia está sendo de algum modo comprada. — Pro. 19:6.
5 Observou-se que, de certo modo, a felicidade é um grande paradoxo. Embora a palavra “felicidade” possa trazer à mente algumas condições agradáveis, ela pode realmente desenvolver-se em qualquer solo, viver sob quaisquer condições e desafiar qualquer ambiente. A felicidade não é tanto o que temos, como é o que somos. Este é o motivo de tantos dos que levam uma vida abastada não serem especialmente felizes, ao passo que outros, que têm relativamente pouco e cuja vida é bastante simples, encontram a felicidade. Além disso, talvez já tenha encontrado pessoas hospitalizadas, ou com impedimentos, que tinham boa disposição de ânimo, um ponto de vista alegre e feliz. É verdade que não se alegram de estar doentes ou aleijados, e gostariam de que fosse diferente. (Atos 3:1-8) Mas encontram motivos de felicidade na vida.
A FELICIDADE E SUAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS
6 Muitos invejam os que são felizes, querendo também ser assim. Talvez procurem remediar sua infelicidade por meios artificiais — drogas, uso excessivo de bebidas alcoólicas, sexo ilícito, indolência — e, no entanto, perguntam-se por que não conseguem alcançar a felicidade. As emoções que possam derivar de tais empenhos não são nada mais que felicidade falsificada, a qual, quando posta à prova, é tão inútil como o dinheiro falsificado.
7 A evidência da longa história e a experiência de milhões de pessoas agora vivas provam que não podemos virar as costas para as normas ou os princípios de moral e ainda assim esperar ser eternamente felizes. Os que ‘ficaram além de todo o senso moral, entregando-se à conduta desenfreada para fazerem com ganância toda sorte de impureza’ não são felizes. (Efé. 4:17-19; Rom. 13:13) Tal proceder, quer imediatamente, quer mais tarde, causa tristezas adicionais, erguendo barreiras no caminho da felicidade. Pode lembrar-se de casos reais que corroboram isso? Por outro lado, fazer as coisas do modo de Deus — em harmonia com as Suas normas de moral — reduz os problemas da vida e assim elimina as barreiras no caminho da nossa felicidade. Todavia, simplesmente evitar os problemas não é em si mesmo uma garantia de que seremos felizes. Precisa haver mais. Podemos ter certeza disso, porque é nosso Criador quem o diz.
8 Precisamos estabelecer uma relação com o Criador, para conhecer a sua vontade e os seus propósitos, e para aceitá-los. Sim, precisamos fazer isso. O Dr. Ivar Lissner, no seu livro Homem, Deus e Magia (em inglês), salienta que uma “diferença fundamental entre o homem e o animal” é a de que “o homem não se contenta apenas com dormir, comer e aquecer-se”. Nós, humanos, temos um “impulso estranho e inerente” que pode ser chamado de “espiritualidade”. De fato, o Dr. Lissner relata que ‘todas as civilizações da humanidade têm-se arraigado na busca de Deus’. — Atos 17:26-28.
9 Jesus reconheceu este impulso fundamental, dizendo: “Felizes os cônscios de sua necessidade espiritual”, ou os que reconhecem sua fome espiritual e reagem. (Mat. 5:3) No entanto, é fácil desperceber esta necessidade. Mesmo alguém já por muito tempo envolvido com Deus talvez perca o apreço pela quantidade de felicidade que esta relação produz. Talvez veja outros viver em luxo ou alguns empenhados em passatempos populares e em algumas formas de recreação. De modo que possivelmente pense com inveja: ‘Eu talvez esteja perdendo alguma coisa.’ Se ele adotar o proceder dos outros às custas do tempo ou do interesse devotados à sua relação com Deus, sua vida pode parecer-lhe mais variada em sentido físico, mais em harmonia com modas atuais. Mas, será que ficará realmente mais feliz? O homem faminto, em vez de comer, talvez dê um passeio ou vá ver um filme. Tal atividade pode distraí-lo ou diverti-lo. Mas, será que lhe saciará a fome?
10 Vermont Royster, ex-redator do The Wall Street Journal, comentou o progresso técnico do homem. Daí acrescentou:
“Aqui há algo curioso. Na contemplação do próprio homem, de seus dilemas, de seu lugar no universo, avançamos muito pouco desde o começo do tempo. Ainda temos perguntas sobre quem somos, por que existimos e aonde vamos.” — Science Digest.
2007-01-14 02:35:54
·
answer #1
·
answered by Felicidade 1
·
0⤊
1⤋
Eu já me senti assim, geralmente acontece no natal ou ano novo comigo, me sinto como se me faltasse algo, eu procuro fazer coisas q gosto p tentar esquecer o que possivelmente está me faltando, mas é inevitável esses momentos, a única coisa a se fazer é ou esperar passar ou tentar enganar esse sentimento disvirtuando sua mente, sua atenção p algo q realmente te divirta e te faça esqecer de tudo.
2007-01-12 14:20:05
·
answer #2
·
answered by Carol 1
·
1⤊
0⤋
Claro que sim acho que todo mundo sente-se assim algumas vezes é coisa comum.
Na verdade eu nunca fiz nada minhas amigas e amigos que fizeram de tudo pra me tirar de casa, me alegrar buscaram coisas no infinito pra me verem feliz.
E sempre eles conseguiram...
Eu não sei o que é isso é coisa passageira derrepente você muda e não quer + nada fica naquele depre coisa louca, eu não entendo mesmo o + pior é que é coisa passageira não dá pra entender mesmo.
Loucura!
2007-01-12 14:18:03
·
answer #3
·
answered by Thamynha 2
·
1⤊
0⤋
Sim.Me sinto assim o tempo todo.
Parece que nada pra vc dá certo e que só outros merecem ser felizes.
É horrível ficar assim não eh??Daí, vem uma onda de tristeza e solidão, que te inunda por dentro...no meu caso eu sempre estou rodeada de gente, mas lá no fundo é como se eu vivesse só...é uma sensação muito triste...odeio me sentir assim...
2007-01-12 14:16:25
·
answer #4
·
answered by Vanity Slave 3
·
1⤊
0⤋
Procure ajuda, de preferência um(a) psicólogo(a). Quando me sinto mal a minha primeira ação é procurar ajuda.
2007-01-12 14:16:17
·
answer #5
·
answered by Beto_34 4
·
1⤊
0⤋
Sim,tentei refletir 1 pouco e encontrar uma solução apropriada para afastar isso de mim e me encontrar de vez.Saí por aí sozinha,para colocar as idéias no lugar,refletir sobre tudo q fiz e o q posso fazer para está bem consigo mesma principalmente,ainda bem nem estou me sentindo mais assim,porém é claro q isso acontece bastante
2007-01-12 14:08:04
·
answer #6
·
answered by biroses_jovi 7
·
1⤊
0⤋
as vezes me sinto assim,sei que tudo está correndo como planejei mas as vezes parece que me falta algo,um vazio,ou uma tristeza,sei lá!Quando isso ocorre choro,ou ouço musica e danço até esquecer o q tava sentindo
2007-01-12 14:07:10
·
answer #7
·
answered by Tatinha 1
·
1⤊
0⤋
sim,ja me senti assim varias vezes...uma sensassao de desconsolo,parece q ta sozinha e sem amigos...como se o mundo nao tivesse sentido de existir...qdo me sinto assim,procuro sair,pegar um cineminha, teatro ou mesmo um barzinho com musica ao vivo,me ajuda bastante!
2007-01-12 14:09:07
·
answer #8
·
answered by kimberley 5
·
0⤊
0⤋
Eu sinto isso qdo tenho crises de sindrome do pânico.
Geralmente qdo estou em lugares públicos e algumas vezes qdo estou em casa mesmo.
Penso que isso aconteça qdo ficamos indignados com tantas coisas erradas que acontecem a nossa volta, nos dá uma insatisfação total principalmente com o próprio ser humano.
2007-01-12 14:08:02
·
answer #9
·
answered by morena 5
·
0⤊
0⤋
Pensei:amanhã é outro dia. E fui dormir.
E realmente se voce deitar com este pensamento e viver cada dia como um novo e lindo dia, tudo fica mais leve... e livre de agonia!
Abraços.
2007-01-12 14:07:20
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋