Só Deus sabe, porque os homens classificam como planeta e depois retiram, ou seja, promovem a planeta e depois retiram da lista de planetas.... O único que tenho certeza que continuará sempre na lista é o nosso Planeta Terra.
2007-01-17 05:33:11
·
answer #1
·
answered by Á amizade é como uma flor 7
·
0⤊
1⤋
São nove. Mas pode aumentar pra 12 se a União Astronômica Internacional(IAU) aprovar uma proposta apresentada durante sua assembléia anual.
Veja o fim da história no link:
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/ago/16/46.htm
2007-01-12 12:33:06
·
answer #2
·
answered by Thiago 5
·
3⤊
0⤋
Cientistas anunciaram a descoberta do décimo, mas há quem diga que existem apenas oito!
Se há uma pergunta que todo mundo gostaria de algum dia encontrar na prova de ciências é a que dá tÃtulo a esse texto. Afinal, vai dizer que você não tem na ponta da lÃngua a resposta? Existem nove planetas no Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão. Somos apresentados a cada um deles na escola, pelos livros e professores, e dificilmente os esquecemos.
No dia 29 de julho, no entanto, foi anunciada a descoberta de um astro a mais de 14 bilhões de quilômetros do Sol. Para os três cientistas que o encontraram, ele é o décimo planeta do Sistema Solar. Mas antes que você corra para adicionar o nome provisório do novo corpo celeste – 2003 UB313 – à lista dos nove planetas conhecidos, é bom saber que a notÃcia não foi bem recebida pela maioria dos pesquisadores dedicados ao estudo do Sistema Solar. Sabe por quê?
Grande parte desses estudiosos pensa que Plutão, que conhecemos como o nono e último planeta do Sistema Solar, não deveria ser considerado um planeta, por ser muito diferente dos outros oito que existem. “Plutão é muito menor do que os demais planetas e apresenta caracterÃsticas que nenhum outro tem”, explica Daniela Lazzaro, do Observatório Nacional. “à o único que cruza a órbita de um outro planeta – no caso, Netuno – e que possui um satélite que tem quase o seu próprio tamanho.”
O recém-descoberto 2003 UB313 tem diversas caracterÃsticas em comum com Plutão, sendo também muito diferente dos outros planetas existentes. Tanto Plutão como o 2003 UB313 são feitos de gelo e rocha, enquanto Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são formados por rochas e Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, por gases. Além disso, ambos apresentam órbitas excêntricas, isto é, inclinadas em relação à s dos demais, que têm órbitas circulares. Por fim, como Plutão, o 2003 UB313 está localizado no chamado Cinturão de Kuiper, uma área muito afastada do Sol repleta de pequenos corpos de gelo que estão em órbita do astro-rei.
Por conta de todas essas caracterÃsticas, na visão de grande parte dos cientistas que estudam o assunto, o 2003 UB313 não poderia ser definido como um planeta, mas apenas como mais um corpo celeste encontrado no Cinturão de Kuiper – e o maior até o momento, já que há indÃcios de que ele supera Plutão em tamanho e tem entre 2.210 e 3.550 quilômetros de diâmetro.
Mike Brown, um dos três pesquisadores que descobriram o astro, no entanto, argumenta que o fato de as pessoas reconhecerem Plutão como um planeta permite que o 2003 UB313 também seja classificado assim, já que se trata do maior objeto encontrado em órbita do Sol desde a descoberta de Netuno e da sua lua Tritão em 1846 e maior até do que o próprio Plutão.
No momento, a União Astronômica Internacional está analisando o nome definitivo que Mike e seus companheiros de pesquisa sugeriram para o novo astro, já que 2003 UB313 é apenas um nome temporário, dado com base na data em que ele foi visto pela primeira vez: 31 de outubro de 2003. Só depois de ser aprovado pela entidade, o nome poderá ser divulgado. Outra tarefa que está a cargo da União Astronômica Internacional é criar uma definição para a palavra planeta. Por incrÃvel que pareça, não existe algo desse tipo, que indique quais caracterÃsticas um corpo celeste precisa ter para ser classificado assim. E sem uma definição do que é um planeta, vamos assistir ainda a muitas discussões sobre o número de corpos celestes desse tipo que existem no Sistema Solar.
beju
=))*
2007-01-12 12:31:15
·
answer #3
·
answered by Aline 3
·
3⤊
0⤋
Nesse exato momento, segundo os cientistas, existem oito planetas clássicos no sistema solar. Plutão, Caronte e Ceres são os chamados planetas anões.
P.S. Sedna é uma coisa e Xena é outra.
2007-01-12 14:22:31
·
answer #4
·
answered by cdf 1
·
1⤊
0⤋
aproximadamente um monte deles..
é só fazer a media aritmetica do que o pessoal falou:
que voce tem uma aproximacao
acho que os astrologos ficam loucos com essas coisas uaheuaheuahe
2007-01-12 13:47:34
·
answer #5
·
answered by Mega 5
·
2⤊
1⤋
Oficialmente 8.
Para ser planeta é necessário ter órbita exclusiva (não cruzar a óbita de nenhum ouro planeta) e uma certa massa.
Xena, um corpo celeste do cinturão externo de asteróides, é maior que Plutão ( nossa lua também), assim os astrônomos criaram a categoria planeta anão, para Plutão Xena e outros corpos celestes grandes demais para serem chamados de asteróides..
Mas classificação e nomenclatura é sempre polêmica e talvez não pare por aí, a discussão do que é um planeta!
Astrônomos vivem com a cabeça nas estrelas....
2007-01-12 12:49:01
·
answer #6
·
answered by Nabosantos 7
·
1⤊
0⤋
São 8.
A partir do do Sol:
Mercúrio
Vênus
Terra
Marte
Júpiter
Saturno
Netuno
Urano
Os outros:
Xena agora se chama Eris e não tem status de planeta, assim como Plutão, que foi rebaixado para planeta anão (Dwarf Planet)
2007-01-12 12:42:24
·
answer #7
·
answered by lulnx 3
·
1⤊
0⤋
Que eu saiba são nove: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Beijos.
2007-01-12 12:41:54
·
answer #8
·
answered by fatima m 2
·
1⤊
0⤋
são 8 mercurio, venus, terra, marte, saturno, urano, netuno, e outro que esqueci
2007-01-12 12:41:08
·
answer #9
·
answered by edmilson d 5
·
1⤊
0⤋
Nesse exato momento tem 8. Acho q daqui a algumas décadas (se a Terra sobreviver até lá) vão ser um bando de planetas. O cinturão de meteoritos do nosso sistema solar ainda possui muitos astros do tamanho de planetas não catalogados.
2007-01-12 12:36:35
·
answer #10
·
answered by BN_B0sta N'água 4
·
1⤊
0⤋
Os principais elementos celestes que orbitam em torno do Sol são os oito planetas principais cujas dimensões vão do gigante de gás Júpiter até ao pequeno e rochoso Mercúrio, com um menos da metade do tamanho da Terra.
Até Agosto de 2006, quando a União Astronómica Internacional alterou a definição oficial do termo «planeta», Plutão era considerado o 9º planeta do sistema solar. Hoje é considerado um planeta anão.
Próximos do Sol encontram-se os quatro planetas telúricos que são compostos de rochas e silicatos, são eles Mercúrio, Vénus, Terra e Marte. Depois da órbita de Marte encontram-se quatro planetas gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno), que são uma espécie de planetas colossais que se podem dividir em dois subgrupos: Júpiter-Saturno e Urano-Neptuno.
Mercúrio é o mais próximo do Sol, a uma distância de apenas 57,9 milhões de quilómetros, enquanto Neptuno está a cerca de 4500 milhões de quilómetros.
Os planetas do sistema solar são os oito astros que tradicionalmente são conhecidos como tal: Mercúrio (☿), Vénus (♀), Terra (♁), Marte (♂), Júpiter (♃), Saturno (♄), Urano (♅) e Neptuno (♆). Todos os planetas têm nomes de deuses e deusas da mitologia greco-romana.
2007-01-12 12:31:34
·
answer #11
·
answered by Nei Picapau 2
·
1⤊
0⤋