O gluten faz parte de um grupo de proteinas presentes nos ceriais, principalmente no trigo. O trigo esta relacionado proximamente a outros grãos de cereais, especialmente ao centeio, á cevada, e á aveia, logo estes grãos também contêm algum glúten. O glúten são as proteínas no trigo que são responsáveis pela forte estrutura da massa. As proteínas de glúten são responsáveis pela rede que é formada no processo de fabrico do pão. Esta estrutura que se forma durante o período de crescimento, é muito importante, sem o glúten não haveria estrutura nenhuma e o pão nao fermentaria. O glúten para a maior parte das pessoas é uma proteína que normalmente é facilmente digerida atraves do canal estomacal e intestinal. Entretanto existe uma porção pequena da população que é incapaz de digerir o glúten. Estas pessoas são intolerantes ao glúten, esta condição é referida como a doença de celiac. O glúten é uma mistura de uma série de proteínas individuais classificadas em dois grupos, as prolaminas e as glútelinas. A proteína principal da prolamina, gliadina, parece ser a origem do maior problema da doença de celiac e da intolerancia ao glúten; os anticorpos de gliadina são achados habitualmente nos complexos imunologicos associados a esta doença. Quando as pessoas com a doença de celiac comem alimentos contendo glúten, o seu sistema imunologico responde, causando estragos no intestino pequeno. Especificamente, o que acontece é que as projecções minisculas chamadas de vili , encontradas no forro do intestino pequeno são perdidas. Os nutrientes dos alimento são absorvidos pelo sangue através destes villi . Sem villi , uma pessoa torna-se malnutrida independentemente da quantidade de alimento que tenha ingerido. Porque o próprio sistema imunologico do corpo é que causa o estrago, a doença de celiac é considerada uma desordem de autoimmunindade. Entretanto, também é classificado como uma doença de malabsorção porque os nutrientes nao são absorvidos. A doença de celiac também é conhecida como, psilose do celiac, psilose nao tropical, e enteropatia sensível ao glúten. A doença de Celiac é uma doença genética, o que quer dizer que corre nas famílias e logo pode ser hereditado. Às vezes a doença é activada ou se revela pela primeira vez em situaço~es pós-cirurgicas; durante a gravidez, no parto, atraves de uma infecção viral, ou devido a uma tensão emocional muito grande.
2007-01-12 04:42:05
·
answer #1
·
answered by Fpm 1
·
4⤊
1⤋
É uma proteína encontrada em cereais. Sua presença está enfatizada nos alimentos porque pessoas com doença celíaca e alergia a esta proteína devem ter uma dieta isenta de glúten.
2007-01-12 08:17:28
·
answer #2
·
answered by Ulisses C 1
·
2⤊
0⤋
Glúten é uma proteína que se encontra na semente de muitos cereais. Trigo, aveia cevada, triticale, etc.
Quem não pode comer comer glúten tem a doença Celíaca.
2007-01-12 23:51:56
·
answer #3
·
answered by Juma 6
·
1⤊
0⤋
o glúten é uma proteina q é encontrada na semente de muitos cereais junto com o amido,ele é responsavel pela elasticidade
da massa do farinha com pães e bolos..
2007-01-12 05:53:37
·
answer #4
·
answered by paula 1
·
2⤊
1⤋
É um conjunto de proteina existente em cinco cereais, como trigo, aveia, centeio , cevada e malte. Algumas pessoas são sensíveis a estas proteinas, são os portadores da doença chamadas celíaca, tendo como sintomas a diarreía, vomitos, desnutrição etc
2007-01-12 05:49:59
·
answer #5
·
answered by natalino g 1
·
2⤊
1⤋
O Glúten é uma proteína ergástica amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido. Representa 80% das proteínas do trigo e é composta de gliadina e glutenina O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos.
2007-01-12 02:58:02
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
3⤊
2⤋
O Glúten é uma proteína ergástica amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido. Representa 80% das proteínas do trigo e é composta de gliadina e glutenina. O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos, obtido da farinha de trigo e alguns outros cereais, lavando o amido (fécula). Para isso se forma uma massa de farinha e água, que é lavada, até a água tornar-se limpa. Para usos químicos (não alimentares) é preferível usar uma solução salina. O produto resultante terá uma textura pegajosa e fibrosa, parecida com a do chiclete e seus derivados.
As pessoas portadoras de doença celíaca têm uma hipersensibilidade ao glúten. Nestas pessoas o glúten provoca danos na mucosa do intestino delgado, impedindo uma digestão normal. Após eliminar o glúten da dieta, o intestino volta a funcionar com normalidade. Outra manifestação de intolerância é a presença de lesões na pele chamada dermatite herpetiforme.
Os autistas podem ser sensíveis ao glúten e à caseína (uma proteína presente no leite). Ambas as substâncias parecem ter um efeito opiáceo nestes indivíduos
Por causa dessas enferminades, os fabricantes de alimentos sao obrigados a mencionarem a presenca ou nao de glutem em seus produtos, para que os portadores de tais enfermidades possam evita-los.
2007-01-14 01:14:42
·
answer #7
·
answered by Lulinha 2
·
0⤊
0⤋
substancia proteica dos cereais
2007-01-12 08:00:19
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
O glúten é uma substância azotada (misturada com nitrogênio), viscosa, extraída de cereais, depois de eliminado o amido.
Glut(e): antepositivo do latim cola, grude, goma.
2007-01-12 06:20:51
·
answer #9
·
answered by lelagr 1
·
1⤊
1⤋
Matéria protéica do trigo e outros grãos; glute.
2007-01-12 06:07:30
·
answer #10
·
answered by zzetee 2
·
1⤊
2⤋