English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

Não, porque a ciência evoluiu.

2007-01-15 06:51:05 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Não, a ciência já não se preocupa em questionar Deus, pois a idade média e o iluminismo já passaram. Não há nenhum fenômeno reprodutível em condições controladas, ou mesmo algum fenômeno no espaço sideral que precise da invocação de um ser superior para explicá-lo, por mais que as pessoas não-cientistas tentem dizer o contrário. Aliás, já faz bem mais de 80 anos que a influência de Deus na ciência ou em como os cientistas explicam o mundo já não é mais cogitada. Mas as religiões, principalmente as cristãs, são craques em ficar provocando os cientistas para explicar fatos não observados, não relatados e ainda por cima não reprodutíveis. Talvez não percebam que isto está fora do escopo da ciência como a entendemos hoje em dia. Notem que isso não está fora do escopo do cientista como pessoa, já que a crença pessoal poderia (mas eticamente não deveria) estar presente nos questionamentos científicos dos pesquisadores. Assim, tirando iniciativas pessoais e isoladas, a ciência como instituição já não se preocupa mais com religião faz tempo.

2007-01-12 11:59:38 · answer #2 · answered by Oráculo 4 · 1 0

Essa mistura nunca deu certo. Uma coisa nada tem a ver com a outra. A Ciência pesquisa o Universo, sua leis, suas propriedades, passado e futuro, princípio e fim, etc., sempre sob um ponto de vista físico. As religiões lidam com uma área muito diferente, que ultrapassa o mundo físico comum.

A Ciência foi feita para ser questionada. É por isso que ela evolui. Se alguma coisa parecia certa mas surgiu um fato novo que mostrou que não era, muda-se tudo. A Ciência é somente conhecimento objetivo. É por isso que ela não tem como opinar sobre Deus. Por outro lado, a fé não pode ser usada na Ciência, porque é coisa para as religiões.

Uma pessoa religiosa jamais deveria questionar a Ciência por considerá-la contrária às religiões. Isso é um grave erro, porque o que a Ciência faz é somente mostrar como as coisas funcionam no mundo. E mostra isso muito bem, porque ela funciona.
.

2007-01-12 11:24:03 · answer #3 · answered by Tau Ceti 5 · 2 1

A Ciência é impessoal, ela não se arvora o direito de questionar nada. Os cientistas, estes sim, são seres humanos como quaisquer outros e podem questionar ou não a existência de Deus - mas isto é uma questão pessoal, de foro íntimo, cada um tem a sua percepção. A Ciência é apenas o conjunto do conhecimento que passou (e continua passando) pelo escrutínio de toda a comunidade científica.

.

2007-01-12 10:08:32 · answer #4 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 2 1

O Cristão fanático não questiona a Ciência, nega-a. O Cristão racional sabe que a Ciência está certa em sua busca pelo conhecimento, e que a Bíblia não é um livro de Ciências Naturais.

A Ciência não questiona Deus, por que não há como questionar Deus. Ela não parte da hipótese de que existe um ser superior que criou o Universo e os seres vivos por que esta hipótese não pode ser testada, não pode ser falsificada, ou seja, não é uma hipótese científica.

Uma hipótese científica é uma que pode ser falsificada. Se você diz que faz uma afirmação qualquer sobre um fenômeno, então a afirmação pode ser verdadeira ou falsa. A ciência faz todo tipo de teste para provar que a afirmação é falsa. Enquanto não conseguir provar que é falsa, então a afirmação ganha probabilidade, força, de ser verdadeira.

Mas como é que você vai testar a hipótese "Deus existe", ou "Deus criou o Universo"? Não há como.

2007-01-16 06:23:35 · answer #5 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

Um cientista que se preze não questiona Deus ou mais precisamente sua existência, pois não pode demonstra-la de maneira inequívoca assim como a de qualquer outra divindade, principalmente se utilizarmos as premissas físicas da mecânica quântica e seus princípios da incerteza, que muitos esotéricos tentam utilizar equivocadamente como justificativa para ações benéficas do pensamento positivo ( veja aquele confuso filme " Quem somos nós"). Agora, a negativa de várias correntes religiosas em negar fatos apurados com razoável confiabilidade, e contrapor a eles as verdade bíblicas como inquestionáveis, sendo a Bíblia um texto que em termos históricos, é muito falho pois não é coerente com registros arqueológicos e documentos contemporâneos a ela, é que gera boa parte das polêmicas estéreis sobre o assunto.
Veja....
Se não havia luz no início, quantas horas durou o primeiro dia!
Que mulher caim conheceu, se matou seu irmão, e portanto, no mínimo teria que procriar com sua mãe ou irmã?
A genética mostra que não descendemos de apenas 2 seres humanos.
Como Deus não sabia que o Sol é fixo, quando ele faz o Sol parar para ajudar os hebreus ( Deus saberia que a terra teria que parar de girar e não o Sol).
O que são os fósseis? e a idade estimada da terra em bilhões de anos? Os hominídeos antecessores do homem?
Como negar isto?
A ciêcia deve questionar todo objeto de estudo, inclusive a si mesma, pois erra. Todo trabalho ciêntífico tem pelo menos 95% DE CHANCE DE ESTAR CORRETO! Mas tem uma probabilidade sabida de erro. As diversas igrejas, geridas por homens, que escreveram,modificaram e polemizam sobre escrituras diversas tem que chance de estarem corretas. Se considerarmos Judaismo Cristianismo e Islamismo ( ordeno estas correntes por ordem cronológica de surgimento), as grandes religiões monoteístas, de metade a dois terços do mundo monoteísta vão acabar no inferno. Estou desconsiderando o Hinduísmo, Taoísmo, Budismo em suas vária vertentes, Xintoísmo e ateus, que totalizam mais de 2 bilhões de pessoas no mundo.
Eu, como formação ciêntífica que tenho, não tenho a ousadia de declarar a ciência como nada mais que uma ferramenta, um sistema de pensamento e experimentação lógicos para se obter conhecimento.
A certeza dos religiosos sobre DEUS é que me faz temer!
A inquisição, expurgos e perseguições mostram que devemos questionar aqueles que usem qualquer fé para controlar o livre arbítrio humano. Questionar a divindade é perda de tempo, pois no dia de minha morte a pergunta estará respondida, de uma maneira ou outra.....

2007-01-12 11:54:44 · answer #6 · answered by Nabosantos 7 · 1 1

"Dizem que para bem aprender é preciso esquecer várias vezes. O mundo seguiu esse método. Tudo o que se questiona em nossos dias hávia sido resolvido pelos antigos; anteriores a nossos anais, suas soluções escritas em hieróglifos não tinham mais sentido para nós; um homem reencontrou sua chave, abriu as necrópoles da ciência antiga e deu a seu século todo um mundo de teoremas esquecidos, de sínteses simples e sublimes como a natureza, irradiando sempre unidade e multiplicando-se como números, com proporções tão exatas quanto o conhecimento demonstra e revela o desconhecido. Compreender essa ciência é ver Deus". Acho que este texto diz tudo, ha 50 anos atrás, nossa expectativa de vida era em torno 48 anos hoje ultrapassa 70, isto é que faz a ciência, explica como acontece as coisas, descobre cura para os nossos males, prolonga nossa vida, nos dá mais conforto, estamos hoje atrás de um pc, respondendo esta e outras perguntas graças a CIÊNCIA. A Ciência não Estuda Deus; explica como as coisas surgiram.

2007-01-12 11:28:11 · answer #7 · answered by OAS46 5 · 0 0

A grande maioria dos cientistas não admitem, mas o maior propósito da ciência é comprovar a existência de Deus. As próprias pesquisas do CERN - Organização Europeia para Investigação Nuclear - demonstraram que existe uma energia superior através da criação da antimatéria, um material que atua com o mais poderoso combustível e explosivo já descoberto. O interessante é que através da explosão de anti-matéria, as experiências científicas conseguiram formular novas formas de Vida, recriando o Big Bang.
Na realidade, a ciência é a complementação da religião, se soubessem caminhar juntas. Felizmente, cientistas como Copérnico e Galileu Galilei perceberam isso e tentaram - em suas épocas - unir as duas esferas. Infelizmente, a Igreja Católica proibiu essa união, passando a difamar os cientistas e abrindo portas pra organizações anti-religião e principalmente anti-cristãs...
Mas em matéria de ataques, a Igreja sempre atacou demais a ciências, talvez porque deva mais do que ela e portanto tem mais coisas a acobertar...
Quem sabe com o tempo os homens não consigam entender que tudo faz parte de um grande e harmonioso conjuntos e que o grande segredo está em unir os parâmetros...

2007-01-12 10:27:52 · answer #8 · answered by lana_thais 2 · 2 2

fedest.com, questions and answers