English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Embora não tenha vivido naquela época,tenho a impressão de que quem teve sua formação política no tempo do regime militar, a profissão de prestígio, no campo do Direito, era unicamente a de advogado. Havia certa antipatia com quem “gostasse de prender gente”: promotores, juízes, delegados, estavam de alguma forma associados á famosa “repressão”, e naqueles tempos de pensamento ultraliberal, a própria idéia de punir alguém tinha algo de retrógrado, de arbitrário...

Fiquei imaginando se essa é uma das inexplicáveis razões para que nós brasileiros sejamos tão tolerantes com a impunidade nesse país. Será?

2007-01-11 09:09:39 · 6 respostas · perguntado por pop 3 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

6 respostas

Pop -
Gostei da tua pergunta, não entendi direito o "ultraliberal".
Pois bem, certamente aqueles tempos influenciaram demais na cabeça do povo brasileiro e os anos duros da Ditadura Militar cumpriiu seu papel tão bem que hoje, mesmo vivendo numa Democracia que engatinhas, nosso comportamento é de quem vive sob os olhos da repressão. Hoje vi na Web uma notícia que estão organizando um protesto que será feito frente à MTV para pressionar Daniela Cicarelli pelos fatos que a envolveram com o YouTube, então quando se trata de pessoa física todo mundo se manifesta, ontem na TV uma multidão queria linchar um marginal por um crime cometido contra uma criança, agora vem a questão: assim como se organizam nestes casos, por que não fazemos o mesmo em relação a corrupção, a impunidade e os desmandos, um cara cometeu um crime contra uma criança e correu o risco de linchamento e o político que desviou o dinheiro da saúde da educação cometeu crime contra quantas crianças? Quantas morreram, quantas têm uma sobrevivência miserável por conta dos salários dos Deputados e Senadores?
Sim! Somos tolerantes à impunidade porque ainda não nos ensinaram a praticar a Democracia e vivemos à sombra de uma Ditadura Fantasma que nos torna apáticos e passivos.
Abraços e vamos DERRUBAR a IMPUNIDADE JÁ!!!!

2007-01-11 09:34:04 · answer #1 · answered by munchausen 7 · 1 0

A coisa é por aí mesmo, o regime de força implantado no Brasil em 1964, utilizou o sistema judiciário como um de seus principais braços, até mesmo para dar um ar de "legalidade" em suas ações. Quando esse regime desmoronou tudo ganhou um ar de "agora liberou geral", prova disso foi a Assembléia Constituinte de 1989 que aprovou uma Carta Magna garantindo direitos sem a contrapartida dos deveres e responsabilidades.
As profissões que você cita ficaram com esse estereótipo, marcado pela célebre frase..."você sabe com quem está falando?"

2007-01-11 18:15:33 · answer #2 · answered by Peter Kanthropus 5 · 2 0

Muito coerente seu raciocínio, mas acho que somos tolerantes bem antes dos anos de chumbo.

Fomos tolerantes com o roubo de nossas riquezas por séculos, fomos tolerantes com o domínio estrangeiro, com a corrupção na política, que vem desde o nascimento da republica, fomos tolerantes com uma inflação desumana, com a violência crescente no país, acho que somos um povo BUNDÃ0.

Deveríamos encarnar o espírito do Saraiva, "tolerância zero", do saudoso Francisco Milani. Ao invés de ficar olhando a roubalheira na TV de boca aberta e xingando os políticos.

2007-01-11 17:50:44 · answer #3 · answered by Gravitolino Nonato 6 · 1 0

A idéia da repressão ficou gravada na consciência nacional. Hoje, as autoridades estão perdidas, sem saber que rumo tomar, com medo de serem taxados de arbitrários, tiranos, etc...

2007-01-11 17:25:59 · answer #4 · answered by frankestein 6 · 1 0

é possível!!!

2007-01-11 17:20:19 · answer #5 · answered by RICARDO B 3 · 1 0

pode ser. faz sentido!

2007-01-11 17:15:41 · answer #6 · answered by Mauro Souza 4 · 1 0

fedest.com, questions and answers