Por conta própria
Disciplina e organização
Se você coleciona boas notas no boletim do ensino médio, já dá para cogitar a hipótese de ter apenas os livros como companheiros de estudo. Ao dominar a maior parte do conteúdo exigido pelos vestibulares, você pode até se dar ao luxo de dispensar a ajuda de professores. Mas, em compensação, é preciso muita organização e disciplina.
Ele dispensou o pré-vestibular
Para ter uma idéia de como alguns candidatos conseguem se virar muito bem sem recorrer à ajuda de um cursinho, tome como exemplo o primeiro colocado na Fuvest em 2004, o paulista Raul Celistrino Teixeira, de 18 anos. Ele sempre tirou boas notas no ensino médio e, ao analisar as provas anteriores da Fuvest, percebeu que dava para encarar esse desafio sozinho. Para isso, passou a estudar de três a quatro horas por dia, geralmente à tarde, privilegiando as matérias que tinha mais dificuldade. "Como sempre me saà bem em exatas,eu dava preferência para as disciplinas de humanas e biológicas", diz. Para tornar a rotina mais leve, ele conta que costumava alternar o estudo de disciplinas de diferentes áreas, como história e biologia. Como resultado de sua dedicação, além da Universidade de São Paulo (USP), onde cursa o segundo ano de FÃsica, em São Carlos (SP), Raul foi aprovado também na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Prova de que é possÃvel, sim, se organizar sozinho.
Plano de estudo
Procure um lugar calmo e arejado para poder concentrar-se melhor. Depois, elabore um cronograma de estudo. Sem a rigidez de um curso pré-vestibular, no qual os alunos têm horários e tarefas especÃficas a cumprir, é muito fácil você perder o controle do que e de quanto estudar. Por isso, crie uma rotina diária e, durante esse perÃodo, nada de telefonemas, TV ou internet para bate-papo com os amigos. Consiga o programa dos vestibulares das instituições de seu interesse. à importante dar uma passada nos conteúdos que você já sabe, mas priorize as matérias mais difÃceis e aquelas que caem com maior freqüência nos exames.
Leitura é fundamental
Outro fator importante nessa sua empreitada solitária é cultivar o hábito de ler. Além de deixá-lo a par dos acontecimentos atuais — o que é cadavez mais exigido nos vestibulares —, a leitura de jornais diários, revistas, como Veja, Descobrindo a História e Atualidades Vestibular, da Editora Abril, e livros aprimora sua capacidade de interpretação e redação de textos.
Amplie os horizontes
Não se limite aos livros da escola para estudar. Peça emprestado as apostilas daquele seu amigo que já fez cursinho. Se você não tem a chance de fazer simulados para entrar no clima do exame, visite o site das faculdades que lhe interessam e confira as provas dos anos anteriores. Além de conhecer o conteúdo que os examinadores costumam exigir, você aproveita para testar seus conhecimentos.
2007-01-11 17:46:12
·
answer #2
·
answered by tabata ferreira 2
·
1⤊
0⤋
olha somente o que posso lhe falar é estude muito pois tá cada dia mais difícil,a concorrência é muito grande. mas estude e depois nos fale do resultado.
2007-01-15 01:14:23
·
answer #3
·
answered by D`ANF 3
·
0⤊
0⤋
tenha calma...
não se preocupe com a prova...
vestibular é que nem carnaval... tem todo ano... e todo mundo dança...
2007-01-11 16:59:48
·
answer #5
·
answered by T0ddy 3
·
0⤊
0⤋