English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Olá Pessoas,

Em alguns meses de Y!R, percebi que as grandes discussões, brigas, ofensas, críticas as opiniões entre participantes ocorrem nas duas categorias: Política e Religião.

Nas demais, por mais relevante que o tema seja, em geral, as pessoas respeitam melhor a opinião alheia. Por quê?

Seria porque todos teriamos uma "opinião formada" sobre esses temas? Ou seria rivalidade igual a "fim de campeonato"? Ou seria porque estes temas seriam mais "senso comum" do que os outros?!

Há alguma explicação lógica? Aguardo as respostas.

Obrigada pela atenção de todos. B-jos.

2007-01-11 08:46:45 · 22 respostas · perguntado por Si 7 em Governo e Política Participação Civil

22 respostas

Acredito que é assim porque "Religião e Política" são temas apaixonantes que envolvem também as emoções e, se observar bem, verá que são assuntos que se entrelaçam, por mais que queiramos dissociar um do outro.
Mas é óbvio que em qualquer espaço que possibilite a manifestação de opiniões diversas pode-se diferenciar os polemistas que apresentam seus pontos de vista com base em conceitos muito bem formados e estruturados dos "achologistas" de plantão que nada acresecentam ao debate mas apenas rivalizam externando emoções ao estilo "final de campeonato."
Também não podemos deixar de considerar que o "embate verbal" vamos dizer assim, faz parte da dinâmica desses dois assuntos e respeitar a opinião alheia não significa que se deva com ela concordar. Particularmente eu entendo que numa sociedade livre e que se pretenda democrática há que se aceitar a pluralidade como algo salutar para o exercício da cidadania mas respeito e concordância são categorias muito distintas quando se trata de lidar com os que pensam e agem diferentemente daquilo que vc assumiu como sua verdade e procura manifestar no universo colectivo do qual faz parte. A "unanimidade burra" da qual tanto ouvimos falar é "burra" justo por que não permite que a sociedade encontre o "novo", o "diferente" que gera a transformação e possibilita a superação de problemas mas que é intimidado por toda força de coerção ideológica de cunho totalitário.
Se tentássemos buscar alguma "lógica" para a realidade dos "confrontos" talvez a pudéssemo achar no fato de que os seres humanos não são iguais em pensamentos. O desafio, acredito, não está em extinguir as diferenças mas encontrar mecanismos de modo que essas não se traduzam em violência ou abuso de uns contra outros;é difícil, verdade, mas não creio que seja impossível; essa é a minha opinião.
Abraço,

Clayton.

2007-01-11 10:41:22 · answer #1 · answered by Lavs Deo! 7 · 2 1

Si, falo por mim, eu participo do yp com 95% respondendo e dando a minha opinião sobre política, é um meio de comunicação mais fácil de atingir várias pessoas, temos que bater neste tema para mudar o rumo deste país, você esta conformada com isto que acontece aqui?
Realmente há muita divergência porque o povo assiste muita novela e outros "distrativos" em forma de anti-cultura" bigs e etc...
Gostaria realmente de estar falando sobre assuntos mais relevantes, no entanto que ver este país melhor, não que eu vá aproveitar mas minhas filhas e talvez meus netos, para isto preciso lutar.

2007-01-11 13:23:47 · answer #2 · answered by welpitico 5 · 3 0

FALTA DE RESPEITO.

POR ISSO DISCUSSÕES POLÍTICAS E RELIGIOSAS CONTINUAM INACABADAS.

COM RELAÇÃO A ESSES TEMAS NINGUÉM QUER ESTAR ERRADO E NINGUÉM ACEITA AS OPINIÕES DOS OUTROS.

FALTA RESPEITO!

2007-01-17 03:45:26 · answer #3 · answered by xadre 2 · 2 0

Nestes postos se aninham muitos oportunistas.
Muitos dos que ocupam cargos quer no governo temporal, quer no espiritual esquecem-se que o mando não é apenas um lugar para ser louvado pelos que estão embaixo, mas é sobretudo serviço. Eles estão ali para dar o melhor de si em favor do bem comum. Quando os governantes galgam o poder em proveito próprio, não há desgraça que não aconteça.

2007-01-16 07:24:03 · answer #4 · answered by Adel 3 · 2 0

Engano seu! pra mim, eh aqui q o pau come:

http://br.answers.yahoo.com/dir/index;_ylt=AsUk3uzfuQW89K8jhluotiQy6wt.?sid=396546090

2007-01-11 08:58:57 · answer #5 · answered by ? 6 · 2 0

Tenho como atitude para não entrar numa boa briga dizer: è interessante, vou me esclarecer sobre e estudar para ter como dar a minha opinião.
Procuro mudar de assunto e fim do que poderia começar.

2007-01-17 20:34:38 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

Pessoas intolerantes a opiniões contrárias às suas e fanáticos de todo tipo, brigam por se acharem donas da razão.
Brigas ocorrem em várias categorias, evidenciam-se mais na política e religião por darem margem maior a discussões relevantes, reunindo assim maior número de pessoas.
Prá mim, brigas maiores que de setores políticos e religiosos, são as esportivas, ocorridas com frequência nos estádios de futebol, no Brasil e no exterior.

2007-01-17 14:43:31 · answer #7 · answered by pan 2 · 1 0

Não envolve a lógica e é por isso que é assim. É difícil ver uma briga por uma questão matemática (2+2=4 em qualquer planeta independentemente do siímbolo que for usado). Na política e na religião, cada um vê razão(?) e lógica(?) no seu próprio conceito. Se pensarmos bem ficaremos pasmados de a religião poder condenar ou absolver um assassino usando os mesmos critérios, dependendo do ponto de vista do juiz. As pessoas podem ver seu "pastor" ou seu deputado, senador ou vereador roubando, mas vai continuar acreditando nele. Quem pode explicar?

2007-01-17 13:25:43 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

Não sei se a explicação é lógica porém, onde existe poder e dinheiro em jogo, é difícil não haver conflito.

2007-01-17 11:12:31 · answer #9 · answered by Bruna 3 · 1 0

São assuntos que possuem varias posições e opniões diferentes, cada um defende algo e quando leem uma critica, agem sem educação algumas vezes, mas na maioria as discurssões são bem construtivas.
Afinal, a critica é uma forma de consolidar o conhecimento, assim se pode expandir o conhecimento e ainda ficar a parte de mais informações.

Viva as discurssões !!!

^^
Abraçooo

2007-01-17 07:26:13 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

O que acontece é a total falta de tolerância para com o contraditório. O fato de vc gostar de "leite" não obriga a todos os demais ou outros, tambem gostem. E ninguem briga por causa disso. Fato é que, futebol, politica e religião, já se dizia ha´muitos e muitos anos atrás, não se discute, pois não há meio termo diante da intolerância de pessoas que querem respeito mas não sabem respeitar os demais. É pena.

2007-01-17 06:42:35 · answer #11 · answered by Reginaldo M 2 · 1 0

fedest.com, questions and answers