English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Cálice - Chico Buarque

2007-01-11 05:49:21 · 7 respostas · perguntado por Cipris 3 em Entretenimento e Música Música

7 respostas

Quer dizer que a vida é muito mais do que vemos, do que temos, embora seja a medida exata da nossa luta pela busca em nós mesmos da coragem de ir em frente sem nos atrelarmos ao que existe agora, ao que nossos olhos vêem,
pois segundo Caetano Veloso o que vai nos surpreender é o que consegue estar oculto mesmo sendo óbvio. Nada está consumado e tudo é do tamanho que vemos, depende da nossa capacidade visual.

2007-01-11 06:02:26 · answer #1 · answered by yohaniis 1 · 2 0

O mundo é grande, existem outras dimensões não exploradas pelo ser humano, por outro lado quem faz o mundo pequeno é o próprio ser humano, as distâncias são relativas, quando não se tinha à disposição os meios de transportes que hoje temos uma cidade era considerada muito longe de outra, o Concord permitia almoçar no rio de janeiro, viajar para a França e chegar lá antes do almoço.
Para quem está na era do Concord o mundo é pequeno, para quem está na era do carro de boi ele é muito grande.
A vida para ser um fato consumado é necessário a descrença no espírito, é preciso ser considerada apenas do ponto de vista material. Quando se considera as possibilidades genéticas de clonagem e outros feitos que ela permite, nem mesmo os materialistas podem considerar a vida um fato consumado, antes é um fato dinâmico e sujeita às condições eternas.

2007-01-11 14:01:55 · answer #2 · answered by wanderleyfreitas 5 · 1 0

Cipris, eu não consegui entender o que ele quis dizer nesse verso específico.

A letra da música Cálice, dos compositores Chico Buarque de Holanda e Milton Nascimento, editada em um momento, 1976, durante o qual o Brasil vivia um violento período de excepcionalidade política, é repleta de metáforas. Na expressão que a inicia, "Pai, afasta de mim este cálice de vinho tinto de sangue", encontram-se sucessivamente dois procedimentos metafóricos. O primeiro, situando-se num plano fonético-semântico, funde o imperativo do verbo calar-se com o substantivo cálice. Então, tem-se a igualdade fonética 'cale-se' e 'cálice' expressando, num mesmo ato acústico-fonatório, duas idéias distintas, a de silenciar-se e a de vaso ou recipiente. O segundo, "vinho tinto de sangue", une, nesta única e mesma expressão que tem por foco a palavra 'tinto', duas idéias diferentes, a de uma bebida alcoólica avermelhada, vinho tinto, vinho vermelho (espécie e qualidade de vinho) e 'tinto de sangue' significando manchado, sujo de sangue, compuscardo, marcado pelo crime.

Os procedimentos metafóricos, produzidos pelos compositores, permitiram que, além dos impedimentos políticos institucionais, aparecesse no plano manifesto um discurso latente relativo ao não mais querer o silêncio imposto pela tortura.

2007-01-11 14:18:17 · answer #3 · answered by Pensadora Livre 3 · 0 0

Claro o Universo é muito Grande , só para voce ter idéia no Universo existe 72 Galaxias, conhecidas pelo homem, nos vivemos na Galaxia de Andromeda, e caminhado e evoluindo na Via Lactea, essa galaxia tem mil Sóis e Uma Centena de Milhões de Planetas. Essa é a grandiosidade. Sobre a Vida, a morte não existe ela é apenas uma transformação na nossa maneira de ser, passamos do estado fisico para o espiritual que é EGO E Eter, formam nosso corpo cósmico, e nossa identidade.

2007-01-11 14:05:17 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

o Chico é um homem com uma visao bem ampla de mundo... muitos se limitam a padroes, estéticas etc... colocando o mundo numa caixinha... mas o mundo é grande... e a vida um fato consumado é que ele nos reserva surpresas, nao é algo também padrao ou rotineiro como muitos pressupõe, mas cada um tem o seu propósito... algo pra deixar registrado na história...

2007-01-11 14:00:44 · answer #5 · answered by Abelha ZZZ 6 · 0 0

Esta letra fala sobre a ditadura vivida por Chico Buarque.
"Pai afasta de mim este cálice" - cálice no sentido de calar-se. A letra tem tudo a ver com o período vivido pelo país nos anos 60 e 70.

2007-01-11 13:59:10 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Coisas de Poeta! Vai entender....

2007-01-11 13:55:25 · answer #7 · answered by "O ORÁCULO" 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers