English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Qual a razão de tantas de tantas guerras, mortes e genocídios deliberados? Nos intitulamos seres racionais (desenvolvemos tecnologias inimagináveis etc), mas agimos como verdadeiros selvagens contra os nossos semelhantes. Não é um paradoxo?

2007-01-11 04:36:10 · 10 respostas · perguntado por . 5 em Artes e Humanidades Filosofia

10 respostas

Ótima pergunta! Pra alguns problemas esse racionalismo é bem útil: cura de doenças, economia de tempo, comunicação entre as pessoas e tantos outros benefícios que a tecnologia traz. O problema, Rimsky, é que o desenvolvimento da tecnologia se fundou em uma racionalidade desumana: o princípio decartiano que duvida de tudo e só acredita na razão, nos processos da mente. Tal princípio nos custou algumas certezas (principalmente de cunho religioso), o que de certa forma foi bom, porque lançou o homem à busca pelo conhecimento, mas também nos tornou carentes de valores espirituais. Acho que estamos um pouco perdidos. "A Era dos Extremos", do Eric Hobsbawm, é uma obra que discorre um pouco sobre esses paradoxos do século XX, que começaram a ser construídos bem antes, na época do Ancien Regime e do Iluminismo. O autor frisa a antítese entre a produção de riqueza desse século, nunca vista antes na história e a miséria que atinge milhões de pessoas no mundo. Essa é uma das provas da crueldade do nosso racionalismo. Eu tive um professor que dizia que o ser-humano, de racional, não tem nada. rsrsrs.

2007-01-11 06:58:28 · answer #1 · answered by Kaline A 2 · 1 0

Muito bem elaborada a sua pergunta, e concordo com você em certo sentido, é realmente um paradoxo . Já que somos seres "racionais" deveríamos usar essa inteligência para evitar que coisas como essas que você citou aconteçam. Mas não podemos esquecer que o racionalismo nos trouxe coisas boas:com o desenvolvimento da medicina, por exemplo, odemos curar doenças que antes matavam aos milhares, como a hanseníase e a tuberculose;com o desenvolvimento da tecnologia, sobretudo na área da comunicação, podemos nos comunicar com pessoas e saber de fatos que fisicamente estão muito distantes de nós.Pense na televisão, pense na Internet! Quantos quilômetros de distância estão nos separando neste momento?Cem, mil, quem sabe?E no entanto você é capaz de ler e saber da minha opinião, sem que nós nunca tenhamos nos visto pessoalmente.
Então, de uma forma geral,o que eu entendo é o seguinte:o racionalismo tem seu lado bom(todas as conquistas científicas e tecnológicas da humanidade)e o seu lado ruim(todo esse conhecimento pode ser usado para fazer mal às pessoas, como no caso de armas de destruição em massa, etc.)

2007-01-11 06:08:51 · answer #2 · answered by o pequeno aprendiz 3 · 1 0

acho que o contexto de guerras e lutas em que vivemos explica a sua pergunta!

pra que racionalismo se o resulta é tristeza, guerra e outras coisas ÍNÚTEIS ao homem!

*depende do homem, acho que a guerra é útil ao presidente dos EUA . ¬¬'

2007-01-11 07:23:39 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Resta saber, antes de tudo, se guerras, mortes e genocídios são atos racionais. São? Normalmente uma declaração de guerra é feita por um governo, ou seja, uma elite dominante, obedecendo seus interesses. Mas, conclamar uma nação à guerra é um ato sobretudo emocional. Necessário se faz trazer o orgulho à mais elevada consideração, a fim de fazer de um exército de homens comuns, assassinos frios e cruéis.
Não fosse a razão, viveríamos atacando e defendendo posições arbitrárias e subjetivas.
Diante da barbárie, que é exclusivamente humana, só a razão nos redime.

Felicidades.

2007-01-11 06:49:31 · answer #4 · answered by Chester 6 · 0 0

Caro Rimsky,
primeiramente precisamos entender o que é o racionalismo humano. Nas 12 meditações de Descartes, encontramos que em primeiro lugar o ser, enquanto racional, deve por abaixo todas as duvidas pra se achar as certezas, então deve questionar tudo... Na segunda, ele questiona, Deus e a existência humana. Onde ele segue discursando e chega a conclusão de "penso logo existo"; "...Sendo eu um ser pensante, dotado de vida, é necessário que eu tenha uma forma e que tanto tenha um corpo". Assim ele expressa a necessidade de dar razão a tudo, inclusive a própria existência.
Já Comte,um dos pais da Sociologia, procurou compreender através de estudos a sociedade, organizando-a para depois reformá-la, ou seja, não ficou apenas na análise, mas provocou uma nova forma de comportamento. Estes estudos eram feitos com objetivos e com espírito científico, tendo orientações de suas formas positivas, baseadas no que ele chamou de “lei dos três estados”.
O estado teológico ou fictício
O estado metafísico ou abstrato
O estado positivo ou científico: e aqui começa a racionalismo humano, que adquire o conhecimento através de observações e pesquisas.
Comte provocou polêmicas no mundo inteiro, influenciando tanto como filósofo quanto com suas idéias de reformas sociais. Através do racionalismo humano, pura e simplesmente, busca-se conceber razões onde a própria razão desconhece. Diante de tantas individualidades, culturas, anseios, desejos e aspirações, é fato que esses conceitos se conflitem entre os homens, já que dentro da ótica de cada um, somos dotados da razão e da verdade absoluta.
Ora, é claro que não existe razão ou verdades absolutas, e por isso o homem segue se digladiando em busca da verdade. O paradoxo da sua pergunta existe sim, e digamos, é um mal necessário a evolução da humanidade, ainda que por vias tortas, até que o homem abandone o jardim da infância em que vive e passe a existir com mais maturidade, discernimento e respeito as múltiplas individualidades, razões e verdades...
Até lá, resta-nos fazermos a nossa parte, ainda que pequena, na consolidação e construção de uma sociedade mais digna e justa para todos.
Abraços, Moran

2007-01-11 06:34:02 · answer #5 · answered by Moran 5 · 0 0

vc generalizou demais
algumas pessoas querem guerra
a maioria quer paz e amor

racionalismo:
muito util
pensar e planejar resultam mais barato
ignorancia e burrice custam caro

2007-01-11 06:05:41 · answer #6 · answered by jaderdavila 6 · 0 0

A racionalização ainda está a nível de ciência... não atingiu a projeção das religiões, porque a cultura ainda não freqüenta as mesas de todos os cidadãos de todas as nações...

Se um dia esse quitute da mente chegar a todas as mesas, veremos de algum lugar no infinito, que as guerras acabaram, e que haverá paz e igualdade entre os homens de boa vontade na Terra...

Um abraço

2007-01-11 04:51:30 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 1

Eh verdade...

Ainda não aprendemos a usar a razão para outra coisa a não ser falar naquilo que devemos fazer, mas não fazemos.

2007-01-11 04:39:47 · answer #8 · answered by Beakman 5 · 1 1

se eu conseguir pagar todas as minhas contas no fim do mês, voto nele.
:)

2007-01-11 05:32:00 · answer #9 · answered by claudiaka1970 3 · 0 1

Fazemos isso não pelo excesso e sim pela falta.

2007-01-11 04:42:23 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers