(Redirecionado de Grand Theft Auto (jogo))
Ir para: navegação, pesquisa
Grand Theft Auto (GTA) (Grand Theft Auto é o nome policial do delito de Roubo de Carro) é uma série de jogos de computador e videogames criada pela Rockstar North (subsidiária da Rockstar Games) e distribuida pela Take-Two Interactive. A primeira versão foi lançada em 1997 tendo 10 jogos já lançados até 2006. Estima-se que toda a série já tenha vendido mais 40 milhões de cópias em todo o mundo. Recentemente, GTA ganhou um grande destaque em recriar metrópoles americanas em ambientes 3D, como Nova York, Miami, São Francisco, Los Angeles e Las Vegas.
Índice [esconder]
1 A serie
2 História
2.1 Era Grand Theft Auto
2.2 Era Grand Theft Auto 2
2.3 Era Grand Theft Auto III
2.3.1 Advance
2.3.2 Stories
2.4 Era Grand Theft Auto IV
3 Muitos títulos anucianos, que vêem por aí
4 Polêmica
4.1 Hot Coffee
5 A série
6 Personagens
7 Anos em que se passam os jogos GTA
8 Cidades em que se passam os jogos GTA
9 Ligações externas
[editar] A serie
O jogo permite ao jogador ser um criminoso. Várias missões do crime são dadas a ele, dando liberdade a roubos de carros, assassinatos, combates com a polícia e guerras com gangues. Mas também pode se levar uma vida normal, trabalhando honestamente como: Taxista, médico, policial, segurança, vigilante, entregador de pizzas, etc. Você também pode namorar ter sua casa, cortar o cabelo, fazer tatuagens, ir a restaurantes e outras infinidades neste que foi considerado o jogo livre de todos pois da a possibilidade de o jogador fazer qualquer coisa.
Os jogos da série GTA são inovadores por proporcionarem a chance de, em vez de ser um herói, fazer as vezes de um criminoso em uma metrópole, cometendo crimes. Os jogos fornecem enorme liberdade ao jogador, dando à ele a possibilidade de andar livremente pelo mapa da cidade, cometendo crimes menores (como roubar carros e assassinar pedestres), fazendo missões para o crime organizado (como, entre outros, ajudar no assalto a bancos e dominar territórios), ou até missões mais "nobres", como dirigir táxis e ambulâncias. Todas as ações podem ser tomadas a qualquer instante no jogo, o que confere à série uma característica inovadora - o jogador sente-se livre para seguir a linha do jogo ou, num momento de descontração, explorar a cidade por diversão.
O jogo também é marcado, em todas as versões, por um intenso humor e paródia da vida real. Seja quando você presta atenção no quotidiano das pessoas, ou quando ouve as estações de rádio enquanto dirige, há sempre uma ligeira piada no meio, como piadas com famosas redes comerciais, estereótipos etc.
A partir de Grand Theft Auto III, as personagens centrais têm uma grande história, que é desenrolada no decorrer do jogo. GTA III e seus jogos seguintes, aliás, marcaram uma impressionante revolução, pois o jogo se torna tridimensional, frente à perspectiva bidimensional aérea dos outros jogos. Há também a melhora na qualidade das dublagens e as estações de rádio do jogo, que têm nomes, músicas, comerciais e até DJs.
A série GTA é uma das série mais populares do mundo dos jogos por ser inovadora, por misturar vários conceitos (como jogos de ação, aventura, tiro, corrida etc.), e trazer a perspectiva de ser um criminoso e realizar ações ilegais. Embora muitos críticos contrários à idéia afirmem que jogos deste gênero influenciem negativamente os adolescentes, há defensores do jogo, que dizem que ele é fabricado justamente para que o jogador possa desfrutar das sensações de cometer crimes, sem ter de cometê-los na vida real. Grand Theft Auto é um dos jogos mais controversos e mais famosos da indústria de jogos.
[editar] História
Com dez títulos lançados, GTA é uma das franquias mais longas da história dos jogos. Ela passou por intensa reformulação durante os anos e, por isso, é comum dividir a série em 3 grandes eras.
[editar] Era Grand Theft Auto
O primeiro jogo, Grand Theft Auto, foi lançado para computador e PlayStation em 1997. Depois de fazer sucesso, teve duas expansões:
Grand Theft Auto: London, 1969 (1999), um pacote de expansão do jogo original, que se passa em Londres, no ano de 1969.
Grand Theft Auto: London, 1961 (1999), este título lançado somente para PC, cujo enredo seria oito anos antes do anterior é requer o jogo London 1969 instalado que, por sua vez, exige GTA 1 também instalado.
[editar] Era Grand Theft Auto 2
Grand Theft Auto 2 foi lançado em 1999, para PC, PlayStation e Dreamcast. Esse jogo se passaria no futuro (embora nunca se mencione no jogo uma data exata, o síte oficial teria usado em jornais fictícios o ano 2013). Teve mudanças no sistema do crime organizado e jogabilidade expandida.
[editar] Era Grand Theft Auto III
A mais conhecida e popular das eras, começou com o lançamento de GTA III, em 2001. Baseado no grande sucesso de GTA III, a Rockstar North lançou duas sequências (mas que se passam em períodos anteriores): GTA Vice City e GTA San Andreas.
Grand Theft Auto III (2001): em Liberty City cidade inspirada em Nova York), o personagem é um bandido desconhecido, mudo chamado Claude. Traído por sua namorada e comparsa durante um assalto a banco, acaba preso. Durante uma transferência de prisão, um dos outros presos,The Old Oriental Gentelman , é liberto por sua quadrilha ainda no furgão, libertando assim os outros presos - entre estes, o protagonista e 8-Ball. Seu objetivo, então, é o de ganhar status e poder em Liberty City para vingar-se da antiga namorada.
Grand Theft Auto: Vice City (2002): O jogo se passa em Vice City no ano de 1986. O personagem principal, Tommy Vercetti, trabalha para a família Forelli e vem de Liberty City a mando de seu chefe, Sonny Forelli, que confia a ele o trabalho de fazer uma negociação em Vice City (cidade inspirada na Miami dos anos 80) mas fracassa. O Objetivo do jogo é recuperar o dinheiro trabalhando para mafiosos e traficantes.
Grand Theft Auto: San Andreas (2004): O enredo se passa em 1992, antes da história do GTA III e depois de Vice City. As cidades são Los Santos, San Fierro, e Las Venturas (em ordem, imitações de Los Angeles, San Francisco e Las Vegas). Carl Johnson, um pequeno chefe de gangue em Los Santos, após deixar que Brian, seu irmão mais novo, morresse, foge por 5 anos para Liberty City. Ele retorna ao saber que sua mãe foi morta pela gangue rival, e encontra sua gangue já desestabilizada. Cabe a ele unir forças e recomandar os negócios na cidade.
[editar] Advance
Grand Theft Auto Advance (2004): Lançado para Game Boy Advance, é feito em 2D (bidimensional) lembrando bastante os primeiro jogo da série para PC (porém não é um port). Se passa nas três cidades do primeiro GTA original para PC: Liberty City, Vice City e San Andreas. O ano é 2000 um ano anterior à história de GTA III.
[editar] Stories
A série Stories são jogos lançados para PSP totalmente em 3D e com as cidades dos jogos originais com algumas pequenas modificações. Se passam em períodos diferentes, com protagonistas diferentes e explicam muitas lacunas da trama deixadas pela série original.
Grand Theft Auto: Liberty City Stories (2005): Três anos antes do enredo de GTA III - a história se passa em 1998 novamente em Liberty City só que desta vez com Toni Cipriani como o personagem principal. Foi lançado oficialmente para PlayStation Portable. Em 2006 foi portado para PlayStation 2.
Grand Theft Auto: Vice City Stories (2006): A história se passa em 1984 dois anos antes de GTA VC novamente na cidade de Vice City na pele da Victor Vance. Ele foi lançado no dia 31 de outubro de 2006
[editar] Era Grand Theft Auto IV
A Rockstar North anunciou oficialmente Grand Theft Auto IV para PlayStation 3 e Xbox 360 a ser lançado em 16 de Outubro de 2007. Não se sabe nada sobre o jogo, somente o logotipo. Há rumores entre fãs sobre qual será a cidade, período e etc., mas nada ainda foi confirmado.
Embora muitos tenham acreditado que GTA Vice City por ter sido lançado depois de GTA III, fosse o nome oficial de GTA IV (e, portanto, o quarto título oficial da franquia), a Rockstar anunciou que GTA III, GTA Vice City e GTA San Andreas fazem parte de uma única trilogia, não sequenciais a série oficial. Os três jogos foram lançados como pacote "Trilogy" para Xbox e PlayStation 2.
[editar] Muitos títulos anucianos, que vêem por aí
Sem dar muitos detalhes a Take-Two (produtora de toda a franquia Grand Theft Auto), registra mais 5 nomes para GTA: V, VI, San Andreas (provavelmente San Andreas Stories), Tokyo, Bogota e Sin City. Mais detalhes em: http://finalboss.uol.com.br/fb3/ctu.asp?cid=17463&jid=3847
[editar] Polêmica
A série Grand Theft Auto é muito polêmica. Pela liberdade que proporciona e violência estupidamente simples, ele já foi censurado em vários países. É possível atropelar pessoas livremente na rua, queimar traficantes vivos e confrontar com a polícia usando um seleto arsenal de armas, como pistolas, metralhadoras, bazucas, granadas, tacos de baseball e até uma serra elétrica. A série já foi proibida na Nova Zelândia na China e na Alemanha. Em todo o lugar onde é lançado recebe a classificação para maiores de idade.
[editar] Hot Coffee
Leia mais: Hot Coffee (em inglês)
Em 2005, a versão Grand Theft Auto: San Andreas ganhou os holofotes na imprensa do mundo todo por ter um minigame de sexo explícito escondido no jogo, feito pelos proprios criadores e que foi descoberto por crackers. Para desbloquear esse mini-game é preciso o uso de GameShark (no PlayStation 2) um patch-executável (no PC).
Inicialmente a produtora afirmou que as cenas de sexo não estavam inseridas no jogo e que se tratavam de alteração, graças a um mod. Isso foi provado pelo site Gamespot que não era verdade, pois apenas com códigos de Gameshark se desbloqueava o minigame sem nenhuma modificação no código fonte original [1]. Após um processo judicial americano, a Rockstar North confessou que as ditas cenas estavam de facto presentes no código fonte do GTA San Andreas, mas estavam bloqueadas. Todo este processo levou a que o estoque de San Andreas fosse recolhido nos Estados Unidos e re-marcado como jogo estritamente para adultos (ESRB: AO+). Além disso, a Rockstar disponibilizou em seu site um patch que deleta o minigame [2]. Novas versões do jogo prensadas a partir de Junho de 2005 tem o código completamente excluído não sendo possível mais jogar o minigame (isso inclui o pacote "Trilogy" para PS2/Xbox).
Na maioria dos países onde foi lançado a classificação do jogo foi revista, e em outros (Austrália, por exemplo) a sua venda foi proibida. A senadora Hillary Clinton e o advogado Jack Thompson tentaram banir judicialmente o jogo dos Estados Unidos mas não obtiveram êxito.
[editar] A série
Grand Theft Auto (1997)
Grand Theft Auto: London, 1969 (1999)
Grand Theft Auto: London, 1961 (1999)
Grand Theft Auto 2 (1999)
Grand Theft Auto III (2001)
Grand Theft Auto: Vice City (2002)
Grand Theft Auto: San Andreas (2004)
Grand Theft Auto Advance (2004)
Grand Theft Auto: Liberty City Stories (2005)
Grand Theft Auto: Vice City Stories (2006)
Grand Theft Auto IV (2007
2007-01-11 12:33:26
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋