English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

hj quando estav almoçando fiu falar uma coisa com minha mae e de repende era como se aquela cena ja tivesse acontecido. alguem jah sentiu isso?

2007-01-11 03:11:04 · 39 respostas · perguntado por Karol M 1 em Ciências Sociais Psicologia

hj quando estav almoçando fiu falar uma coisa com minha mae e de repende era como se aquela cena ja tivesse acontecido. alguem jah sentiu isso?

gostaria de saber o q eh isso
beijao a todos

2007-01-11 03:32:54 · update #1

39 respostas

Isso é explicável. Foi seu subconsciente.
Vc deveria estar pensando na cena, mesmo sem perceber, somente sentiu que isso já havia acontecido.
Posso estar errada, mas?
Isso acontece sempre comigo!
Beijinhos de CSI............

2007-01-11 03:20:09 · answer #1 · answered by Lucy Lee 6 · 0 0

O déjà-vu ou fenômeno do “já visto” é uma ocorrência extremamente interessante, e freqüentemente observável por pessoas sem qualquer vínculo religioso ligado à crença na reencarnação.

Trata-se de uma sensação íntima, uma emoção aparentemente inexplicável que surge de uma forma completamente inesperada. Subitamente, uma circunstância qualquer desencadeia algum mecanismo psicológico ou anímico onde a pessoa tem a sensação muito expressiva de que aquilo que observa já conhece ou já vivenciou de uma maneira que não consegue compreender, mas que a emociona sobremaneira.

2007-01-15 02:20:03 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

"dejà-vu".

2007-01-11 05:56:53 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Sabe-se que nossa memória às vezes pode falhar; nem sempre consegue-se distinguir o que é novo do que já era conhecido. Eu já li este livro? Já assisti a este filme? Já estive neste lugar antes? Eu conheço esse sujeito? - essas são perguntas corriqueiras de nossa vida. No entanto, essas dúvidas não são acompanhadas daquele sentimento de estranheza que é indispensável ao verdadeiro déjà vu. Eu posso até me sentir um pouco confuso, ou indeciso, ou triste por sentir que minha memória já não tem a limpidez de outros tempos, mas isso é natural; o sentimento associado ao déjà vu clássico não é o de confusão ou de dúvida, mas sim o de estranheza. Não há nada de estranho em não lembrar de um livro que se leu ou de um filme a que se assistiu; estranho (e aqui entra-se no déjà vu) é sentir que a cena que parece familiar não deveria sê-lo. Tem-se a sensação esquisita de estar revivendo alguma experiência passada, sabendo que é materialmente impossível que ela tenha algum dia ocorrido.
Déjà vu é uma expressão da língua francesa significando literalmente "já visto", no sentido figurado de que a nada de novo apareceu ou surgiu com a ação ou objeto da expressão.

É uma expressão também muito utilizada pela crítica artística, seja ela literária, cinematográfica, teatral ou musical, no sentido de que o objeto da crítica não trouxe nada de novo, nenhuma originalidade ao mundo artístico.

No entanto, sabe-se que o uso pode mudar o significado das palavras, seja para ampliá-lo, seja para restringi-lo. Embora se possa lamentar algumas dessas mudanças (nos casos em que se gostasse mais do significado primitivo, originário), é preciso ver, nesse processo de mutação semântica, um fator extremamente benéfico e enriquecedor do idioma. Colocando em termos bem concretos: os dicionários engrossam não apenas pelos novos vocábulos que entram no léxico, mas também (e principalmente) pelos novos significados que são acrescidos aos verbetes já existentes. Quando a expressão déjà vu saiu das publicações especializadas em Neurologia e Psicologia para entrar na imprensa comum, o público, atraído por sua tradução literal ("já visto"), passou a usá-la para designar aquelas situações em que a pessoa tem a sensação de estar vivenciando algo que lhe parece familiar. Pode parecer ironia, mas a expressão que a linguagem técnica associa à estranheza passou, na linguagem usual, a indicar familiaridade. É nesse sentido que escreveu um conhecido comentarista político: "Assistir à instalação na nova CPI trouxe-me uma triste sensação de déjà vu" -, um lamento que equivale à forma popular "eu já vi esse filme".

Parece que o deslizamento semântico da expressão ainda não estabilizou: já há quem use a expressão para designar simplesmente uma situação que está acontecendo pela segunda vez: "Eu não fiquei embaraçado com a cena, porque para mim ela já era um déjà vu". No filme Matrix, Keanu Reeves vê, com um intervalo mínimo, um gato passar duas vezes por uma porta, e descreve o fato como um "déjà vu" - aqui num emprego ainda mais distante do primitivo, pois designa o fato de ele realmente ter visto uma coisa acontecer duas vezes. Com essa atual indefinição de significados, recomenda-se cercar de todas as cautelas possíveis o uso desta expressão, pois nada assegura que os leitores vão entendê-la da mesma forma que quem a escreveu.

Os especialistas em bobagens reagem contra a limitação do "vu", que restringiria ao mundo do que pode ser "visto", e já soltaram por aí formas paralelas que fariam referência mais específica aos vários tipos de situação: "déjà vé**" ("já vivido"), "déjà lu" ("já lido"), "déjà entendu" ("já ouvido"), "déjà visité" ("já visitado") - o que pode um dia acarretar um "déjà mangé" ("já comido") ou um "déjà bu" ("já bebido").

2007-01-11 04:22:08 · answer #4 · answered by Genio 5 · 1 0

Isso acontece direto comigo também!!!
Essa impressão de já termos vivido determinada "cena" é chamada, pelos especialistas, de dèja vu (pronunciá-se "dêja-vi"), que significa, mais ou menos com "já visto". Existem muitas teorias para explicar essa sensação, mas todas combinam num mesmo ponto: os segredos de nossa memória.
Dèja vu é uma lembrança que você tem de outra vida.

2007-01-11 03:54:29 · answer #5 · answered by ~*KeyzinI-la*~ 3 · 1 0

O nome disso é "dejá vu"," já visto" em português.No filme MATRIX o Neo tem uma cena com um gato, em que fala de um dejá vu.Existem explicações em psicologia,em espiritualidade e outras fontes.Eu também já senti isso.Não se assuste,beijos.

2007-01-11 03:52:21 · answer #6 · answered by Dom Kixute 1 · 1 0

issso é dejavou. O nosso passado, presente e futuro acontece ao mesmo tempo(por incrivel que pareça), daí como nossa alma segue a regra da não localidade e não temporalidade, existe tipo uma comunicação telepatica entre os tempos, principalmente em momentos marcante: morte, EQM, etc...

2007-01-11 03:48:29 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Também conhecido por Dejávu
Sim...
Muitas vezes tenha essa sensação, coisas que já vivi, já estive nesta cena .
Pessoas que conheço também já passaram por isso, não sei esplicar o que é mas não é só vc.
Beijos!!!

2007-01-11 03:26:08 · answer #8 · answered by **Bi@** 2 · 1 0

Muitas, diversas vezes!

Me passa na cabeça, depois eu vivo a situação que parece já ter acontecido..e depois eu consigo associar de onde vem..

Isso é porque já experienciamos isso antes, outra vida. Nos deparamos com coisas que parecem muito semelhantes.. aconteceu, com certeza todos já viveram isso de alguma forma..

2007-01-11 03:26:07 · answer #9 · answered by Jeniffer H 3 · 1 0

de-javú .........
isso acontece com todos.........

2007-01-17 07:19:39 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

Sim!.
Não fique assustada pois já aconteceu com a maioria das pessoas e muitas vezes foi um sonho que vc teve e não se lembra muito bem e quando a cena se repetiu vc lembrou.

2007-01-11 12:10:57 · answer #11 · answered by Luna 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers