English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Solicitei a um eletricista que efetuasse o aterramento de uma tomada do meu apartamento, para uso de um computador. No lado externo do prédio, em cada bloco, existe um local que segundo o síndico é o único permitido para efetuar a colocação dos bastões de cobre de aterramento (um oríficio protegido por tampa). Nesse orifício existia apenas um bastão, o do aterramento do pára-raio. O eletricista falou que não haveria problemas em colocar outro bastão ali. Mas tenho dúvidas quanto a isso. Caso um raio atinja o pára-raios e desça pelo terra, não existe o risco de que a carga passe de um bastão para outro (ao invés de ser aterrada), fazendo com que meu terra atue de modo inverso, isto é, disparando uma alta descarga contra minha tomada? Nesse caso, existe risco de incêndios (mesmo que nenhum equipamento esteja na tomada no momento da descarga)? A distância entre os bastões é de aproximadamente 7 cm.

2007-01-11 03:10:54 · 4 respostas · perguntado por fabio-RS 3 em Ciências e Matemática Engenharia

4 respostas

Tem um equivoco aí, aterramento e spda não irão proteger seu computador de descargas atmosféricas, a indução do fluxo de corrente pode causar sobretensão (tensao elevada) no circuito elétrico do prédio, mesmo que o aterramento e o SPDA do mesmo estejam perfeitos. O equipamento que protege contra as descargas é o supressor de surto. Ele descarrega a tensão em excesso para a malha de aterramento. O aterramento interligado com o spda é útil para manter toda a massa ( a terra) no mesmo potencial, isto é, caso ocorra uma descarga de 100KV (cem mil volts) por exemplo, toda esta massa (o prédio o terreno na volta e as estruturas estarão no potencial de 100KV, inclusive quem estiver dentro dele. E estando no mesmo potencial não tem fluxo de corrente. Mas como disse, não impede a indução no circuito elétrico do prédio. Quanto a este tipo de aterramento, lhe recomendo interliga-lo na mesma malha de aterramento do prédio, pois terras de potenciais diferentes podem causar acidentes e ate danificar seu equipamento. E as astes é recomendado distancia-las uma da outra em media duas vezes o seu tamanho. Quando há uma descarga atmosférica, cria-se nas hastes de aterramento os gradientes de tensão (São tensões diferentes que ficam circulando o terreno em volta das hastes, e enquanto maior a distancia da haste menor ela é, pode ocorrer tensões de 1000V em distancias de 1 metro por exemplo, se você estiver com um pé onde estiver digamos a 200V e o outro onde esta estes 1000V, haverá uma tensão de 800V que fará fluir uma corrente entre suas pernas, eletrocutando talves. Estes gradientes tem em media o tamanho da haste de aterramento e se haver duas hastes próximas estas tensões podem se somar e espandir o gradiente.

2007-01-11 10:07:03 · answer #1 · answered by Anderrs 4 · 0 0

A tendência da descarga elétrica é ir para o solo.
É como o rio que corre para o mar.

O melhor seria colocar uma ou mais hastes de aterramento com uma distância de no mínimo 2,4 metros. Conectando bem os cabos ligados a ela. Aterramento mau conectado não resolve nada.

2007-01-13 02:23:36 · answer #2 · answered by Virtuall 3 · 0 0

Se voce for instalar uma haste de aterramento muito próxima de uma outra existente, esta segunda haste não tem praticamente qualquer valor do ponto de vista de se reduzir a resistencia para terra. Neste caso é melhor ligar o seu fio terra diretamente à haste existente.

Há controvérsias sobre a melhor conduta para aterramento de sistema de proteção contra descargas atmosféricas - PDA e terra de proteção.

Alguns consideram que devem ser totalmente separados, outros consideram que deve haver um só sistema de aterramento.

Na minha opinião o sistema de aterramento deve ser bem calculado e executado como um único sistema, sendo compartilhado pelo sistema PDA e o aterramento de proteção.

Consulte um engenheiro eletricista de sua confiança, existem muitos outros fatores a serem levados em conta.

2007-01-11 07:39:04 · answer #3 · answered by Paulo M G C 6 · 0 0

Segundo meu professor de eletrotécnica as hastes de aterramento devem ficar entre 3m a 6m de distância umas das outras, dependendo das condições do solo.

2007-01-11 04:08:24 · answer #4 · answered by Dona Maria 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers