English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Três das cãracterísticas principais de Deus:
Onisciente: está em toda parte
Onipotente: tem todo o poder
Bom: Ser supremo de luz
Agora analisemos um fato recente: Em Ruanda, país africano, quase um milhão de pessoas foram mortas, homens mulheres, velhos e crianças, os de mais sorte receberam tiros, os demais foram esquartejados a golpes de facão, seu crime? Nasceram!
agora expliquem o papel de Deus nessa história:
a) se podia impedir o massacre mas não sabia, então ele não é onisciente!
b) se sabia mas não tinha poder para impedir, então ele não é onipotente!
c) se ele sabia e tinha o poder para impedir, e não o fez; então ele não é bom!
Como podemos resolver essa contradição?

2007-01-10 22:40:51 · 12 respostas · perguntado por mayakowisky 2 em Artes e Humanidades Outras - Artes e Humanidades

12 respostas

É essa aparente contradição que o espiritismo tenta explicar e que a gente tenta se convencer. Os espiritas não mexem com Deus. Para eles Deus é imaterial, entende? Está para além da materia. É onipotente, onisciente, único, imaterial, justo e bom. Ele estabeleceu leis primordiais que regem tudo. Nesse caso os espiritas diriam que esse mal que aconteceu em Ruanda e que acontece todos os dias, às vezes, até mais perto da gente, seria por que essas pessoas que morreram tinham algum pagamento a fazer, digamos assim. Eu, na verdade, não sei. Estou comentando com base em minhas próprias preocupações, pois a gente não consegue entender a maldade, principalmente contra crianças.

2007-01-11 00:01:46 · answer #1 · answered by Zé Paulo 7 3 · 1 0

Se não devemos nada à lei de causa e efeito proveniente desta vida, com certeza absoluta estaremos resgatando dívidas ou compromissos de outras vidas. Nada é por acaso e nem Deus é culpado pelos sofrimentos de cada um. Tudo é uma questão de ação e reação, seja nessa ou noutra vida, ninguém chegar´[a ao reino dos céus sem que tenha pago centim por centim(centavo por centavo), ou então a justiça de Deus estaria comprometida perante a humanidade carnal e a espiritual.

A doença está em mim? Ou estou Doente?
Nos podemos estar com doenças, mas elas não nos têm. Não somos doenças, somos doentes. Temos doenças e sofrimentos que nos atingem, mas somos aquilo que pensamos e sentimos. Toda dor (corpo físico) e sofrimento (da alma eterna-consciência) é oportunidade para nos tornar melhores diante da vida e perante as pessoas. “ Nada, ninguém, pode nos fazer felizes ou infelizes sem a nossa permissão” Sou o artífice dos meus dias, da minha vida, posso querer ser Pessimista ou ser Otimista: A) posso lamentar pelo trabalho pesado,cansativo que tenho ou agradecer por ter trabalho nos dias de hoje;
B) Posso reclamar por acreditar, ter irmãos e pais tão difíceis ou entender que talvez o difícil seja eu mesma(o) e que nada é por acaso nessa caminhada terrena. C) Posso ficar triste, lamuriar, revoltar e até culpar Deus pela doença ou sofrimento que estou passando ou entender que tudo faz parte de um processo divino tendo objetivo de lapidar meus sentimentos inferiores como: a inveja, o orgulho, a prepotência, o egoísmo, a tolerância, a humildade, colocar à prova minha fé e minha resignação perante às leis superiores. D) Posso emitir julgamentos, ter preconceito(cor,raça,crédulo,etc...),ficar enfurecido, criticar erro nos outros ou ter compaixão e amor por mim e pelo próximo. Tudo depende de mim (C.Chappin).
Nosso arquivo moral (personalismo, hábitos, costumes adquiridos, nossos pontos de vista das coisas e das pessoas) só serve para nos mesmos, NÃO tem conteúdo, bagagem para julgar outrem. É único, individual. É medida para dimensionar as nossas coisas, pessoas, fatos. É parâmetro pessoal com o qual tomamos nossas atitudes, executamos nossas ações e, é claro, daí respondemos por elas. É o binômio: “ Causa e efeito” , “ Ação e reação” - A terceira ( 3a.)Lei de Newton diz: Á toda ação emitida num sentido têm, correspondente, uma outra de mesma intensidade e no sentido contrário. Assim, o pensamento (energia) nosso de cada dia é como uma bolinha de borracha. Quando jogada numa parede volta imediatamente no sentido de quem a jogou e com a mesma intensidade.

Devemos estar, sempre, abertos a novos: conhecimentos, opiniões, conceitos, instruções, de quem quer que seja. Todos têm algo a dizer, mesmo que às vezes não tenham muitos a nos ensinar ou acrescentar. “Tudo nos é permitido, mas nem tudo me é lícito; nem tudo me convém (Paulo de tarso)”
Existe músicas que retratam bem a forma que devemos nos conduzir, no dia-a-dia:
a)(.....)Eu prefiro ser uma metarmofose ambulante que ter aquelas velhas idéias formadas sobre tudo; eu quero dizer hoje tudo ao contrário do que disse ontem, eu prefiro ser uma metarmofose ambulante(.....).
b)(.....)Dizem que sou louco por pensar assim, mas louco é quem me diz que não é feliz, não é feliz.(.......). c)(...)quem pode querer ser feliz, se não for por amor(....).

A fatalidade (desgraça, destino) está em nossas consciências. Achamos mais simples e menos humilhante para nosso amor-próprio (orgulho), culpar, nossos fracassos à sorte ou ao destino, do que à nossa própria falta. A alegria, a felicidade, não depende de ninguém ou de estarmos com alguma doença ou impedimento orgânico(doença em órgão interno ou atrofia externa). Quantos portadores de paralisia, cegueira, surdez, idiotia, hanseníase, Hiv (aids), são trabalhadores remunerados ou voluntários, produzindo ricamente para o País (olimpíadas) tendo assim conseguido a felicidade e realização pessoal.? Quantos de nos estamos inteiros, às vezes com deficiência em algum órgão específico e, nada produzimos além de nossa obrigação remunerada? A fatalidade, no sentido da palavra, só o instante da Morte; seja por um meio ou por outro, não poderemos dela nos livrar.

Deus Criou a todos simples e ignorantes e deu-lhes o livre arbítrio, com aptidão tanto para o bem quanto para o mal. Única exceção do livre arbítrio é a Morte.

2007-01-11 13:28:24 · answer #2 · answered by Ambiental 5 · 1 0

Essas justificacoes de que deus existe, mas nao faz nada pra nao interferir nolivre arbitrio, valem zero. Pra isso eu digo que nao ha Deus, mas sim uma Galinha que olha por nos e que viveu numa capoeira ha 2007 anos. Nao ha sinais dela porque ela nao interfere no livre arbitrio. Mas é muito boa e gosta de todos nos.

2007-01-11 07:01:09 · answer #3 · answered by Dr Cipriano 1 · 2 1

essa era uma situação q essas pesssoas teriam q passar para evoluir

2007-01-11 06:50:49 · answer #4 · answered by GT-3000 4 · 1 0

Que coisa horrível, triste mesmo...

O mundo jaz no maligno... por enquanto há injustiças, e a maior injustiça que houve na terra (crucificação de CRISTO) é o que trará a verdadeira vida (Visto que houve ressurreição) sem nenhuma dessas coisas terríveis... estou convicto que no DIA da JUSTIÇA, tudo isso será levado em conta, e cada um receberá o que lhe é devido, em CRISTO. Considero inútil buscar justiça plena embaixo dos céus...

Mas se você sabe praticar a justiça, então pratique... pois se assim fizer, será manifesto um pouco mais de DEUS nesta terra de injustiça no período em que você a praticar...

2007-01-11 12:18:28 · answer #5 · answered by true_tawrj 2 · 0 0

A cada um conforme seu mérito. Nessa vida e no somatório de todas as outras. Construo carma e pago e recebo por ele. Mas não me dou ao luxo (ainda) de questionar Deus. Mal e mal consigo avançar um passo de cada vez, bem devagar pra não me estrepar no chão e rezando muito pra chegar ao fim do caminho. Minha pretensão não chega a tanto...

2007-01-11 07:29:47 · answer #6 · answered by Olívia 5 · 0 0

Isso é realmente intrigante. Fatos que nos fazem questionar cada vez mais sobre esse tema.

No entanto, não se deixe esquecer de uma ditado muito significativo: "Cada um tem o que faz por merecer"
Essas pessoas mortas e esquartejadas, podem ter sido um Hitler da vida, em outras encarnações!

Isso pode ser uma recompensa pelas ações de outras encarnações!

É triste essa situação, eu sei. Também não me conformo com o estado em que a África vive.
Mas também temos que enxergar o outro lado!
Não sabemos o que se passa na cabeça dos outros.

2007-01-11 07:13:21 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Em primeiro lugar vc errou ao dizer q onisciente é estar em toda parte, onisciente é saber de todas as coisas, estar em toda parte é onipresente. Em segundo lugar, não existe contradição teológica nenhuma, o que existe é que o homem traça o seu destino pelo seu livre arbítrio, se estiv´ssemos vivendo no Éden, nada disso aconteceria, mas o homem optou por querer ser igual a deus e comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e por isso o pecado e a degeneração humana entraram no mundo, não foi opção de Deus, mas do homem. Deus é amor e sempre será amor, e nós devemos agradecer todos os dias porque a misericórdia Dele se renova sobre as nossas vidas todos os dias, e se não fosse ela já teríamos sido consumidos. A prova de seu amor por nós está na nova oportunidade q Ele deu ao homem através do sacrifício vicário de Jesus na Cruz, Ele morreu e ressuscitou para nos dar vida eterna.

2007-01-11 07:24:23 · answer #8 · answered by baretta 6 · 0 1

Meu bom amigo, não se põe Deus em Xeque!
Em primeiro lugar, o ser humano tem todo o poder de escolher o que é melhor para ele, ou seja, vou lhe dar um exemplo:
Nós usamos matérias primas inúmeras e estas matérias primasa um dia vai acabar, isso é fato, mais Deus sabe disso e nos deixa tomar as decisões, mesmo que tomemos as decisões erradas. O ser humano é falho e não segue o que é bom para muitos e sim o seu bem estar.
O que aconteceu em Ruanda foi um massacre? Sim! Mais quem operou o massacre? Deus ou os Homens?
É o que eu disse, há um problema dos homens achar que são mais que Deus...
Deus poderia impedir o que houve? Sim! Mais por que não o fez? Simples ... Deus não interfere deste modo, e sim na salvação de seu povo eleito. Neste caso por exemplo, temos milagres de crianças que se livraram da chacina sem nenhum arranhão mesmo estando em meio a fogo cruzado... Pessoas que sobreviveram aos ataques...
Deus atua em sua, na minha e nas demais vidas todos os dias. Seja em um atravessar de rua ou em um momento de reflexão...
Não pense em Deus como um ser que não se pode conquistar... Se vc está vivo hoje é por que Deus te AMA.

E tenho dito!

2007-01-11 07:07:04 · answer #9 · answered by Vidal2006 3 · 0 1

RESPONDENDO QUE ELE(DEUS) SABIA,PODIA IMPEDIR E NÃO O FEZ, PREJUDICADA RESTAM AS PERGUNTAS A E B.
EM RELAÇÃO `A ULTIMA PERGUNTA, C, A SUA BONDADE RESIDE JUSTAMENTE EM DAR LIBERDADE PARA QUE TODOS OS SERES AJAM DE ACORDO COM SUAS CONSCIÊNCIAS....AINDA QUE NOS LIMITES DAS SUAS PROPRIAS IGNORANCIAS. ESSE É O MEIO DE APRENDIZADO BEM COMO DAS RECOMPENSAS SE AGIMOS DE ACORDO COM O BOM, O BELO, O JUSTO....

2007-01-11 07:06:55 · answer #10 · answered by O DRUIDA 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers