English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

to, intransigente, aborrecido? a finalidade do YR não é a de transmitir /adquirir conhecimentos? acho que se a digitação ou o vernáculo estiverem ERRADOS ou fora dos padrões, devem ser devem ser corrigidos, sim, para que não se perpetuem e venham a se tornar verdade. CAPRICHEMOS, pessoal, no nosso linguajar, para darmos exemplo ao mundo. O YR pode ser visto em vários países, vocês bem o sabem. SE SOU UM CHATO, tolerem-me, pq não irei mudar jamais!

2007-01-10 18:34:08 · 4 respostas · perguntado por ciririka 7 em Educação e Referência Testes e Padrões

4 respostas

Realmente! Vemos cada erros tão absurdos por aqui!

Porém há limites:

Erros legítimos de digitação devem ser desconsiderados sim...
Ontem em um email que recebi em vez da pessoa digitar "no" digitou "mp" isso é um erro legítimo de digitação. Afinal, as teclas são próximas e "mp" não faria nenhum sentido no contexto.

Inteligência também é interpretação de texto. Em livros também existem muito erros ortográficos e gramaticais. Apesar da exaustiva revisão pela qual eles passam... E ninguém fica mandando cartinhas grosseiras a editora por isso... Ou fica? Bom, pelo menos esta atitude é no mínimo muita perda de tempo...

A linguagem da internete é mais livre sim! Mais próxima da linguagem falada. Por isso não espere uso do subjuntivo "CAPRICHEMOS" e nem prócleses "vocês bem O sabem." Pois se para você isto é o correto, para muitos pode parecer enfadonho.

Tolerância é um ótimo exercício!
Acho que você deveria pratica-la também. Se não o que mais pode te acontecer a não ser você viver frustrado e irritado realmente. Se você sozinho diz que jamais irá mudar, como espera que muitas pessoas mudem ao mesmo tempo?


*PS: Eu usei reticências demais e você não usou maiúscula depois de nenhuma pontuação. E aí? Devemos receber correções?

2007-01-10 18:53:22 · answer #1 · answered by Leticia 6 · 0 0

Erros de digitação são desculpaveis.
Erros de "portugueis" jamais.
Afinal as palavras são usadas para transmitir pensamentos.Se as palavras estão erradas como vamos saber,ao certo,como são os pensamentos?
Se forem como as roupas (as palavras) há algo errado.
Ninguem vai a um pagode de fraque e cartola.Ou a uma recepção do Itamaraty,de bermudas e chinelos.
Fazemos tanta questão da moda e ao abrirmos a boca sai
um monte "arrois","luis","gais",Petrobrais, pa frente,nois,mais (ao invés de mas),deis,treis.de quarta feira,não é eu,etc..
Achar que isto é linguagem coloquial é entronizar a ignorancia.
Isso é tão verdade que grande parte das pessoas (até com ensino superior) são "analfabetos funcionais" sabem ler e escrever,porem não entendem o que leram e escrevem de forma lamentavel.
Os reporteres de TV são mestres em batatadas.
Ao invés de perigo ou risco de vida,atacam de perigo de morte (o certo seria perigo de morrer).ou ao fazer uma pergunta começam : U ki ki o sr acha.....
Deveria ser - no minimo - : O que é que o sr acha...
Ou mais propriamente : O que o sr acha....
Os reporteres da Globo,principalmente,por causa do ""sutaque" ora veja o que está substituindo "sotaque"
estão estragando os ouvidos da população.Explica-se :
O Rio tem o pior sistema de ensino do mundo.Lá só tem "culegio!!!".
Não são,porem os unicos.No Sul as falhas são frequentes
em SP os "duZEIntos,quinhEINtos e algumas outras besteiras -inclusive uma nordestinices,dão vontade de tapar os ouvidos.No PR,SC Minas (lá só tem "pondeons"
ao invés de "ponto de onibus")
Desculpa ter ultrapassado o razoavel.
Dá dó ver tanta besteira junta.E ainda vem o" Noço Guia"
neste pais para ajudar.....
Deus nos dê paciencia.Ou será - saco?

2007-01-11 03:54:23 · answer #2 · answered by rogerio f 3 · 1 0

O problema maior é que a maioria dos internautas que erram são adolescentes ou pessoas sem muita preocupação com regras gramaticais ou ortográficas. Sem dizer que, embora a internet seja mundial, globalizada, muitos a tratam como se somente o bairro, a rua ou a cidade fossem o resto do mundo (muitos sequer têm visão de que um estrangeiro residente no japão, por exemplo, pode estar lendo e aprendendo a errar com os erros de quem escreve. Culpa da falta de cultura, de leitura, de padronização por parte dos internautas, e culpa também por parte da equipe que monitora o site, que deixa passar qualquer tipo de pergunta sem alertar ao mesmo os erros que ele pode estar cometendo. Não podemos dizer que jamais iremos mudar, pois até mesmo nós cometemos erros grotescos. Temos de ser humildes em dar o bom exemplo, mas nunca ser chato a ponto de criticar o internauta. Critiquemos o erro, e não a pessoa.
Entretanto, muitos não gostam de serem corrigidos, e não admitem que erraram. As idades também influenciam muito. Uma criança de dez, doze anos, você ainda pode corrigir. Mas os adolescentes entre 13 a 25 anos, dificilmente você consegue tal feito. Um adulto pode até ser compreensivo, mas também não aceita que você o está corrigindo (alguns aceitam, outros não). Então, tudo o que devemos fazer é alertar e dar bons exemplos. Se você corrige os outros, mas tua página de perguntas e respostas possui erros também, certamente pode ser algo usado contra você. Todo cuidado é pouco.
Não vale à pena ficar aborrecido por causa das pessoas. Ainda mais quem não vemos. Mas, se você é um chato, como diz ser, procure também ser humilde e aceitar o fato de que na internet existem pessoas de todas as idades e com muito ou pouco conhecimento adquirido. Não somos iguais. Se você souber corrigir sem ofender, e analisar pelo fator idade versus estudo ou conhecimento, verá que é algo complexo e que quem fez as perguntas ou as respostas nem sempre

2007-01-11 03:45:00 · answer #3 · answered by Dudu 4 · 1 0

Você diz que é um chato e que não vai mudar jamais...por acaso você é do signo de Virgens?
Eu também não gosto de ver assassinarem o nosso vernáculo, entretanto não costumo fazer correções a não ser quando solicitam...o que é raro. Concordo que não devemos deixar nivelar por baixo, ou seja, deixar que os erros crassos sejam usuais e normais, como se fizessem parte do idioma- uma espácie de gíria virtual.

2007-01-13 14:58:25 · answer #4 · answered by m_m_s 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers