Storyboarding basicamente corresponde a qualquer técnica que expressa o comportamento do sistema, projeto ou intenção de implementação pela perspectiva do usuário. Esta técnica foi utilizada inicialmente no cinema e desenhos animados, representando um esboço dos personagens e da história.
Geralmente, storyboards podem ser categorizados em três tipos (LEFFINGWELL & WIDRIG, 2003):
• Passivo: São constituídos de quadros, fotos, esboços, etc. Neste caso são apresentadas ao usuário as regras do sistema em sua seqüência, com uma explanação do tipo "Quando você faz isto, acontece isto";
• Ativo: Corresponde a uma seqüência de figuras que mostram uma descrição automatizada do modo como o sistema se comporta em um uso típico ou em um cenário operacional, por exemplo, em uma apresentação automática de slides;
• Interativo: Permite ao usuário interagir sobre o sistema de um modo mais realístico, exigindo sua participação. Pode ser uma simulação dos possíveis cenários (protótipo não-funcional), ou mesmo um protótipo funcional simplificado do sistema.
A prototipagem funcional implementa parte dos requisitos do sistema através da construção de um protótipo que executa o comportamento real deste sistema (com a implementação de algoritmos e banco de dados), podendo valer-se de ferramentas especialmente construídas para a confecção deste tipo de protótipo (BOAR, 1984). Posteriormente este protótipo é descartado, passando-se para o efetivo desenvolvimento do sistema pela seqüência tradicional (análise, projeto, implementação e testes), de posse de um conjunto de requisitos bem refinados.
2007-01-10 10:42:29
·
answer #1
·
answered by Marivaldo L 6
·
0⤊
0⤋
É como uma história em quadrinhos, mas tem o objetivo de organizar uma cena que será gravada no cinema, por ex..A posição dos personagens no cenário, a movimentação das câmeras, direção da luz, tudo pode ser definido pelo diretor com o uso do storyboarding. Será que estamos falando da mesma coisa?
2007-01-10 18:45:54
·
answer #2
·
answered by Gis 4
·
0⤊
0⤋