A corrupção. Durante a década de 80 os governos José Sarney e Collor não conseguiram controlá-la devido a políticas econômicas que favoreciam os poderosos e que eram incompetentes. Na era Sarney foi criada uma tabela de preços para controlar a ganância dos grandes empresários que colocavam o valor dos alimentos nas alturas. Os empresários desrespeitavam a tabela e a fiscalização do cumprimento da determinação federal era corrupta. No tempo de Collor, a poupança de milhões de brasileiros foi praticamente roubada pelo Palácio do Planalto sem nenhuma explicação legal para tal conduta autoritária. Como se não bastasse, Collor foi deposto do cargo por envolvimento em um dos maiores escândalos de corrupção da História do Brasil. No início do governo Itamar Franco, houve um esforço por parte do então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso para se criar uma moeda forte a fim de conter a inflação. Tal ação foi complementada meses depois durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso. A medida da moeda forte foi benéfica para o país. Acabou com a inflação, desenvolveu a economia, mas, a política entreguista de Fernando Henrique Cardoso causou o maior desemprego da História do país. Paralelamente a esses fatos, houve o escândalo de corrupção no Banco Econômico envolvendo Antônio Carlos Magalhães, o antigo manda-chuva do Palácio do Planalto, e existiram denúncias de que o então Ministro da Saúde Adib Jatene desviava verbas destinadas à Saúde Pública. Um dia depois da denúncia, Jatene se afastou do cargo e o caso foi arquivado. Quando José Serra assumiu a pasta da Saúde, ele declarou que o dinheiro da CPMF não era investido na Saúde Pública. Um dia depois, Serra voltou atrás no que disse e chegou a pedir desculpas a Fernando Henrique Cardoso pela denúncia.
O governo Lula, por sua vez, acabou com a Dívida Externa, mas, devido à política de juros altos, aumentou a Dívida Interna para mais de um trilhão de reais. O dinheiro que foi desviado pelos "companheiros" de Lula seria mais do que suficiente para pagar as duas dívidas, investir em Educação, Saúde, Segurança, Saneamento Básico, Cultura, Emprego e Esporte. Então, não adianta nada fazer pacotes mirabolantes de economia se não se acabar com o grande mal que assola o nosso país: a corrupção.
2007-01-10 08:20:20
·
answer #1
·
answered by Ronaldo d 5
·
0⤊
0⤋
com certeza os POLÍTICOS, roubam nosso dinheiro, são chefes ou participam de gangs, travam o país criam leis apenas para benefícios próprios e ainda ficam imunes a leis do país.
ABAIXO A IMUNIDADE PARLAMENTAR.
2007-01-10 18:31:50
·
answer #2
·
answered by welpitico 5
·
1⤊
0⤋
Estes não são causas e sim efeitos. O que realmente afeta a economia brasileira são: juros altos, carga tributária elevada, falta de infraestrutura e falta de dinheiro para investimento. Aumentar salário não aquece a economia como tanto se diz, apenas ajuda. Se a economia começasse a crescer a 8% - 10% a.a. os salários seriam valorizados naturalmente.
2007-01-10 16:14:58
·
answer #3
·
answered by jokha72 3
·
1⤊
0⤋
CORRUPÇÃO E A CARGA TIBUTÁRIA DO PAÍS QUE É A MAIS ALTA DO MUNDO.
2007-01-10 16:03:16
·
answer #4
·
answered by Washington 3
·
1⤊
0⤋
O desgoverno do Lula ..e seus aloprados ...que pegou o governo estabilizado, inflação controlada,e cenário internacional propício ao crescimento que elevaria o número de empregos e oportunidades. Não aproveitou .Começou a era dos escândalos, cueca para cá , Valério-duto para lá...fez do filho que ganhava 600,00 um milionário, doou 7,5 milhões para a Ong 13 da filha que funcionou 8 meses, e o mau exemplo de desculpar os "pecadilhos" dos "cumpanhero" só fez aumentar a violência . Todos estavam confiantes na impunidade que viam crescer .Terra de ninguém, desgovernada..Começou o pacote de bolsa- miséria -compra votos - . Dar o peixe e não ensinar a pescar. Analfabetos funcionais, sem entender que isso só os mantém na miséria ,bateram palmas. Começou a distribuir nosso dinheiro de impostos para se promover. Mais de 1 bilhão para os países da África . 20 milhões agora para o Paraguai. Afastou-se dos países de primeiro mundo para se juntar à escória da América Latina . À parte latrina mesmo. Hugo Chaves- o arrogante ditador ( foi até bancar cabo eleitoral de Aerolula e nosso dinheiro) , Evo Morales- o cocaleiro, Fidel Castro . Na verdade nesses quatro útimos anos o fator que mais agravou a economia foi o desgoverno do analfabeto funcional e sua cupinchada de aloprados.
2007-01-10 19:01:06
·
answer #5
·
answered by Oscar D 4
·
0⤊
0⤋
Má distribuição de renda...
Não tem como crescer um país tem um salário mínimo de R$ 350,00 para a grande maioria - QUE TRABALHA DURO DEMAIS, enquanto "uns raríssimos privilegiados" ganham mais de R$ 50.000,00... PRA NÃO FAZER NADA... PRINCIPALMENTE A FAVOR DAQUELES QUE OS ELEGERAM!!!
É O FIM DA PICADA!!!
2007-01-10 16:00:39
·
answer #6
·
answered by Menininha 2
·
0⤊
0⤋
má distribuição de renda e alta carga tributária que incide no consumo.
2007-01-10 18:15:54
·
answer #7
·
answered by JAS 7
·
0⤊
1⤋
O Fator L
2007-01-10 16:27:13
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
O que agrava ou impede que a economia cresça é a infra estrutura do pais , energia , transporte , estrada , portos , aeroportos , e principalmente dívida externa . Resolvendo isto teremos mais empregos , menos violência e melhor distribuição de renda . O resto e balela.
2007-01-10 16:06:52
·
answer #9
·
answered by pena 5
·
0⤊
1⤋