Definitivamente não, essa política sul-sul, na qual o presidente Lula afirma que o Brasil deve priorizar países pobres nas relações comerciais e diplomáticas só tem a prejudicar nosso país, o que o Brasil precisa de fato é fazer acordos urgentes com os Estados Unidos, que dependem de tudo o que é de fora e China e Índia que estão crescendo a todo o vapor...
Enquanto isso o presidente Lula perde tempo, foram 5 viagens à Africa(o que eles comprarão de nós será irrisório), cedeu às pressões do governo boliviano na questão do gás natural, emperrou as negociações da Alca de tal forma que agora nem os Estados Unidos querem mais saber, fizeram acordos com nossos vizinhos, e o Mercosul ficou estagnado.
Muitos países já perceberam a urgência em acordos bilaterais com as naçoes ricas, é o caso dos tigres asiáticos ou se quiser um exemplo na América Latina tem o México, que após aderir ao NAFTA ultrapassou o Brasil e se tornou a maior economia latino-americana, mesmo tendo uma população que é a metade da do Brasil.
É por esse e por outros motivos que o Brasil não vai pra frente.
2007-01-10 01:40:46
·
answer #1
·
answered by Sabrina Gay 5
·
2⤊
0⤋
A atual é o maior desastre já ocorrido na história do Brasil. O Barão do Rio Branco já deve ter saído do túmulo de tanta indignação.
Nosso maior parceiro comercial são os americanos, compram quase a metade de tudo que produzimos. Eles estão abusando em certas taxas? estão. Qual o caminho? Discutir frente a frente, até chegar aoa consenso. Mas não, tal qual Chaves, fazemos bravatas, mas na hora do vamos ver, vão feito cordeirinhos beijar a mão. Acham que isso é atitude de macho, como acreditam uns desinformados. Macho é ir lá, frente a frente e discutir as condições. Viramos as costas para a Alca e ficamos com esse chulé de Mercosul, onde os argentinos só querem vantagens, e quando não atendidos, boicotam. Vamos lá para a Líbia, do terrorista Kadaphi. Que negócio vamos estreitar com eles? O que eles vão comprar?
Para querer ganhar uma cadeira importante na ONU, reconhecemos a China, com país que pratica comércio honesto, acreditando no seu voto. O resto do mundo virou as costas para o Brasil e a China ainda sobretaxou produtos que vão para lá. Mas aqui, as bugigangas entranm à vontade.
Deve haver uma troca entre países, mas não dessa forma, arrumando encrenca com nosso maior parceiro, enquanto a China nos ferra. Iso chama-se burrice internacional.
Alías vimos o grau de macheza do barbudinho Celso Amorim, baixando a cabeça para o boliviano Morales. Nem o mais fanático Petista engoliu essa. SAgora deve ir pedir a bênção para o Chavez.
O brasileiro, no momento, tem uma política externa covarde,frouxa, desrespeitada, nem, consegue mais votos para representantes na propria América. Nem o Panamá votou pelo Brasil. Queiram saber o que pensam os embaixadores de carreira, tradicionais, a respeito do governo.
Mas os recebedores do bolsa-família lá sabem o que é política externa...
2007-01-10 14:24:56
·
answer #2
·
answered by Gilberto C 5
·
2⤊
0⤋
Na minha avaliação, a política externa é um fracasso. Em primeiro lugar por "priorizar os laços com o Sul do mundo" e por fazer "do entorno sul-americano o centro de nossa política externa", (Ver, ao fim, trecho do discurso de posse de Lula).
Não é no "Sul do mundo" que estão os grandes mercados importadores, nem as fontes de tecnologia, não, no hemisfério sul concentram-se pobreza, problemas e sub-desenvolvimento. Chile, uma exceção, prioriza, ao contrário do Brasil, as relações comerciais com os países do Norte.
Quanto ao 'entorno sul-americano", só tivemos problemas, com Kirchner, visivelmente hostil ao Brasil, aguerridamente defendendo a Argentina e posicionando-se contra as pretensões do Brasil nas relações multi-laterais, contra, inclusive a tola pretensão de ser membro permamente do Conselho de Segurança da ONU.
A dupla Evo Morales-Hugo Chaves humilhou o Brasil no recente episódio da ocupação militar da refinaria boliviana de petróleo da Petrobrás e no rompimento unilateral do contrato de fornecimento de gás, culminando com inacreditável assinatura brasileira a termo de "acordo", imposto pela Bolívia, no qual o Brasil renúncia ao direito de recorrer a qualquer tribunal internacional!
A Petrobrás, que chegou a publicar declarações sobre seu propósito de, de um lado, buscar em tribunais a defesa de seus interesses na Bolívia, e, de outro, de não se interessar pela participação venezuela na construção da futura refinaria do Nordeste, foi obrigada a recuar, por conta da ideológica política externa de Lula.
Tal não bastasse, a Petrobrás participa de concorrência para exportar gás boliviano .... para a Agentina, a preços menores do que a Bolívia impôs ao Brasil.
Mas tem mais, a Petrobrás deverá participar da construção de gasoduto ligando a Venezuela à Argentina passando pelo Brasil!
Enquanto isso, o Brasil, dependente do agora caro gás boliviano, está anos atrasado na exploração das grandes reservas de gás da Bacia de Santos!
Trecho do discurso de posse de Lula.
"O fortalecimento de nosso sistema democrático dará nova qualidade à presença do Brasil na cena mundial. Nossa política externa - motivo de orgulho pelos excelentes resultados que trouxe para a nação - foi marcada por uma clara opção pelo multilateralismo, necessário para lograr um mundo de paz e de solidariedade.
Essa opção nos permitiu manter excelentes relações políticas, econômicas e comerciais com as grandes potências mundiais e, ao mesmo tempo, priorizar os laços com o Sul do mundo. Estamos mais próximos da África - um dos berços da civilização brasileira. Fizemos do entorno sul-americano o centro de nossa política externa. O Brasil associa seu destino econômico, político e social ao do continente, ao Mercosul e à Comunidade Sul-americana de Nações.
2007-01-10 10:34:09
·
answer #3
·
answered by podocarpo 7
·
2⤊
0⤋
Nem interna nem externa. Lula é um fracasso. Só sabe dar esmolas e fazer doações com nossos impostos . Carga tributária de quase 40% .! Quatro meses por anos dados em impostos que não retornam em saúde, educação, segurança que é dever do Estado. As pessoas não percebem quanto de impostos é embutido em cada produto que se compra . Até na alimentação ! E no lugar de uma ajuda temporária supervisionada e EMPREGOS , DESENVOLVIMENTO , OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO , dá esmolas. Se junta à escória que é Hugo Chaves (foi até cabo eleitoral com nosso dinheiro) ,Evo Morales e Fidel Castro em conchavos com esperança de ser O Fidel brasileiro. Sai fazendo doações e querendo simpatia. Mais de 1 bilhão de doações para a África . 20 milhões agora para o Paraguai ..Política externa ? Ele não sabe nem governar o país .Não sabe quais países fazem fronteira com o Brasil. Não sabe quantos Km de fronteiras temos.Fica naquele blá,blá blá demagógico , repetitivo e sem conteúdo (isso quando não comete suas gafes) aplaudido pela quantidade imensa de analfabetos funcionais que o país tem ...Que vexame ! Que fracasso! Que dó do meu pais e dos brasileiros .Que dó de mim mesmo, que sou velho, aposentado, roubado na minha pensão e que não posso pegar a única saída como muitos brasileiros jovens fizeram ....o aéroporto !
2007-01-10 14:08:15
·
answer #4
·
answered by Oscar D 4
·
1⤊
0⤋