English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Qual a diferença entre os dois cursos, e como posso saber qual eu me identifico melhor?

2007-01-10 00:52:45 · 4 respostas · perguntado por Felipe 2 em Computadores e Internet Programação e Design

4 respostas

Análise de sistemas é a atividade que tem como finalidade realizar estudos de processos a fim de encontrar o melhor e mais racional caminho para que a informação possa ser processada. O analista de sistema estuda os diversos sistemas existentes entre hardwares (equipamento), softwares (programas) e o usuário final, seus comportamentos e aplicações, desenvolvendo a partir de então soluções que serão padronizadas e transcritas da forma que o computador possa executar.

Os profissionais da área geram softwares (programas), que são executados em hardwares (equipamentos) operados por usuários (indivíduos), preparados e treinados em procedimentos operacionais padronizados, dotados de conhecimentos do software e hardware para seu trabalho. A partir de então a análise de sistemas é uma profissão, cujas responsabilidades concentram-se na análise do sistema e na administração de sistemas computacionais. Cabe a este profissional parte da organização, implantação e manutenção de aplicativos e redes de computadores.

O profissional deve ser graduado em Ciência da computação, Análise de sistemas, Processamento de dados, Informática, Sistemas de informação ou outras disciplinas similares.

Como é uma ênfase, o foco e o núcleo de trabalho está voltado para Administração, levando em conta a área tecnológica em que irá auxiliar. O analista de sistemas deve servir como um tradutor entre as necessidades do usuário e o programa a ser desenvolvido pelo programador. Para isto, deve ter conhecimento mínimo da área de negócio na qual o sistema será desenvolvido, a fim de que possa implementar corretamente as regras de negócio.
-----------------



Já Ciência da computação é o estudo dos algoritmos e suas aplicações, bem como das estruturas matemáticas indispensáveis à formulação precisa dos conceitos fundamentais da teoria da computabilidade e da computação aplicada. Desempenha por isso um papel importante na área de ciência da computação a formalização matemática de algoritmos, como forma de representar problemas decidíveis, i.e,. os que são susceptíveis de redução a operações elementares básicas, capazes de serem reproduzidas através de um qualquer dispositivo mecânico/eletrônico capaz de armazenar e manipular dados. Um destes dispositivos é o computador digital, de uso generalizado, nos dias de hoje, pelo custo reduzido dos componentes eletrônicos que formam o seu hardware.

É a partir da década de 70 que a ciência da computação é reconhecida como uma disciplina científica autônoma com uma conceptualização própria e o correspondente vocabulário técnico-científico. Aparece a partir de outras disciplinas mais antigas como a Engenharia eléctrica, a Matemática e a Lingüística Formal, combinando uma abordagem dos problemas que participa quer das Ciências Puras, quer da Engenharia.

Os estudos oriundos da Ciência da Computação podem ser aplicados em qualquer área do conhecimento humano em que seja possível definir métodos de resolução de problemas baseados em repetições previamente observadas.

A construção de algoritmos computacionais pode ser feita de diversas formas, e cada "forma" é chamada de linguagem. Essa linguagem pode ser em forma de texto, números, fórmulas, ou gráfico. O produto de uma linguagem é chamado de código, que define o comportamento do computador para a resolução de problemas. Métodos de construção desses códigos também são estudados na Ciência da Computação. Desenvolver esses códigos pode ser também considerado uma arte e se parecer com qualquer produto artístico de outra área do conhecimento humano.

A Ciência da Computação enfatiza os aspectos e funcionalidades dos sistemas enquanto a Engenharia de software enfatiza as aplicações práticas do mesmo. De certa forma são estudos muito semelhantes apesar de terem muitas diferenças. A Ciência da Computação enfoca a resolução de problemas através do uso de algoritmos e lógica, enquanto que a Engenharia de software se preocupa com os processos de desenvolvimento de ferramentas, criação de novos sistemas e linguagens.

Espero ter ajudado!
__________________________________________

2007-01-10 06:41:01 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Analise de sistemas tem mais a ver com desenvolvimento de sistemas, bancos de dados, etc, enquanto ciência da computação é mais geralzão, um apanhado geral sobre computação e informática.
Eu fiz ciência da computação e se pudesse voltar no tempo faria Analise / Sistemas de informação!!!

2007-01-10 11:21:35 · answer #2 · answered by Alexandre Rodrigues 3 · 0 0

Analise de sistemas é ais voltada para a logica de programação, ou seja, a construção de sistemas integrados e de softwares. Ja a ciências da computação engloba a informática em uma visão geral, mais voltada para instrutores de informática.

2007-01-10 09:11:04 · answer #3 · answered by Rycher 3 · 0 0

seria mais facil vc dizer o que vc deseja e qual a sua afinidade

diria que AS nao pega tanto na massa, heheh sem ofensa.

e nao concordo com o titulo de "Ciencias da computacao" pois isso fica muito generico, normalmente tenda pra um lado no final

se bem que AS ganha mais se for bem instalado em uma empresa!

2007-01-10 08:58:49 · answer #4 · answered by Alexandre P 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers