1º pq é verdade. Porque são poucos os professores que estão preparados para atender a alunos com necessidade especiais. O que não significa que a inclusão só deve ser feita quando este professor estiver preparado. Entretanto ele vai precisar de ajuda de outros profissionais. A primeira ajuda, e fundamental é o caso de alunos com necessidades especiais visuais e auditivas.
Primeiramente a auditiva, o professor precisará de um intérprete para mediar a aprendizagem do aluno, para fazer com que o aluno compreenda o que o professor está dizendo. Não só durante a aula expositiva, mas também durante a correção de suas atividades. A LIBRAS é uma outra língua, de fato e de direito. Ela tem estrutura própria, sua lógica própria. Nós que falamos só o velho português, não compreendemos o que o aluno que tem necessidade especiais auditivas escreve. Também seu texto precisa ser traduzido. Ora que tipo de inclusão seria esta se o professor não domina a LIBRAS? Haveria um mura separando o professor e o aluno, não haveria comunicação.
Passando para o aluno com necessidades especiais visuais, o professor também terá que ter ajuda (caso não domine o Braille) como fará a correção dos textos do aluno?
Eu citei apenas dois exemplos de dois tipos diferentes de necessidades especiais.
O especialista em educação é o pedagogo. Ele é o profissional qualificado para pensar a educação. Ele é o cientista da educação.
Quanto a perspectiva apontada por vc: "Professor é aquele que ensina, educa."
Embora tenha seu lado de verdade, mas o professor também é aquele que aprende, sempre e todo dia com seus alunos.
Pensar que só professor ensina, é ter uma visão muito tradicional da educação.
2007-01-11 00:24:41
·
answer #1
·
answered by Janaína 4
·
1⤊
1⤋
Vejo que o que falta é o equilíbrio.
De todos.
Vamos dar uma olhada numa coisa, por exemplo.
É possível que uma pessoa cega participe de um jogo de voleyboll junto com outras crianças?
É achar que se está "incluindo" determinar isso?
Então, falta atenção real ao que se quer.
Estudos e consciência do que é possível e do que não é.
Essa coisa de "somos todos iguais", não é verdadeira.
Então, achar que professores podem (ou devem) fazer mágica, é uma grande ilusão. (ou mesmo as escolas melhores preparadas)
Achar que "alguém" vai resolver o problema de cada família que tenha uma criança excepcional e, pela inclusão, transformá-la em uma criança igual às outras - é outra ilusão. Terão que conviver com sua realidade, e isso não pode ser omitido deles.
Daí, algumas escolas fingem que fazem e os pais ou interessados fingem que está tudo certo e vamos andando.
Há que se estudar muuuuuuuito a respeito disso antes de se determinar coisas por lei que não são exequíveis na prática.
Sinto que agir sem pensar bem nisso, é um desrespeito a todos nós (os ditos normais e os ditos anormais).
Abraço
Márcio
2007-01-11 02:17:16
·
answer #2
·
answered by Marcio 4
·
0⤊
0⤋
A sociedade, a família e a escola não estão preparadas para a inclusão. Algumas deficiências ainda são vistas com pena, com preconceito, com rejeição, com ignorância. É muito raro encontrar uma escola que esteja mesmo preparada para lidar com as diferenças. Muitos dos professores também não estão preparados, mas não é um problema específico dos professores, é um reflexo da nossa sociedade como um todo. Não há rampas de acesso, não há livros em braile. As pessoas ainda param para olhar e comentar quando vêem algum deficiente na rua, e se estranham um desconhecido, a ponto de pararem o que estão fazendo para olhá-lo, é porque ainda é algo mal resolvido em suas mentes. Existe alguma escola realmente preparada para inclusão? alguma sociedade? alguma igreja? Até as famílias sentem dificuldades com a inclusão, mas elas, de todas as instituições sociais, são as menos despreparadas. As escolas, os hospitais, os governos e toda a sociedade deve agir de forma conjunta com a família e não só família de pessoas deficientes, mas também das outras pessoas envolvidas. O que acontece em muitas escolas que se dizem inclusivas é lamentável, já vi crianças separadas das outras. Em uma escola "inclusiva" que vizitei para uma pesquisa, havia uma parte só para as crianças com deficiências e as outras crianças a chamavam de "escola dos doidinhos". O erro está em pensar que a inclusão é unilateral. Ao pensar assim, os educadores tentam incluir quem é deficiente, mas esquecem que deficiência é algo que todos temos e que há uma deficiência chamada preconceito que as crianças ditas normais precisam perder por meio da inclusão. Se você é professora, continue se informando e, por favor, não caia na alto enganação de muitas escolas que se dizem inclusivas. Um abraço.
2007-01-09 16:58:04
·
answer #3
·
answered by Lily 3
·
0⤊
0⤋
O tema é complexo, mas acredito que o professor não seja responsável pela educação total do ser humano. A educação começa em casa, mas não por babá, pelos pais que estão cada vez menos presentes. Acredito que o professor está sendo vítima da vida corrida que os pais levam e não tempo de educar os filhos e das leis educacionais no Brasil que ainda estão no século XVIII. Não é possível o professor ter que ensinar " o Ivo viu a uva" a uma criança da era da tecnologia.
2007-01-09 15:35:53
·
answer #4
·
answered by HARU 5
·
0⤊
0⤋
Quando chegou a hora do meu filho entrar na escola, eu queria o Porto Seguro, mas a diretora disse q a escola não tinha como lidar com crianças como ele, q aos 5 anos já lia livros sérios, sabia consultar dicionário...
Ela falou 'Ele não vai atrapalhar a escola, mas a escola vai atrapalhar ele. O Porto é uma escola para crianças normais, nem diferentes pra mais nem pra menos."
Recomendou outras duas escolas, com métodos de ensino q permitem q quem tem mais "sede de saber", mais curiosidade progrida mais depressa. Foi ótimo pra ele.
Já vi gente reclamando q essas escolas são 'fracas', mas elas apenas respeitam o ritmo do aluno. Pra uma criança interessada, a mesma escola é mto eficaz....
Mas, em resumo, se um aluno pode ser recusado pq a escola não está preparada para aceitar alunos acima da média, pq razão ela não pode recusar o q está abaixo da média?
2007-01-09 14:59:10
·
answer #5
·
answered by Betinha 7
·
0⤊
0⤋
O professor na maioria deles no Brasil não fez uma faculdade e é por isso que se diz que os professores não são preparados. Por isso que foi decretado que todos os professores terão que fazer faculdade pois serão demitidos e é por isso que os bancos das faculdades estão cheios de professores fazendo a faculdade nas sextas e sábado em projetos que foram oferecidos para esses professores se qualificarem melhor. Alem disso tambem é exigido apartir do ano passado que todos os professores tenham libras - a linquagem dos mudos e surdos. Assim acho que nossa classe ficará mais qualificada.
2007-01-09 14:31:48
·
answer #6
·
answered by geoneida 5
·
0⤊
0⤋
Os professores precisam estar seguros para a inclusão. E para isso devem estar sempre atualizados como qualquer área de atuação. Creio que voce seja professora, e se pergunta dessa maneira é por que está preoculpado com alunos de inclusão. Isto indica que voce é uma ótima profissional da área. Apresenta maturidade.
Quando falamos que o professor ensina e educa, primeiramente não concordo com a frase. Ninguém ensina ninguém, se ele não quer aprender. O aluno afere-se e apropria -se do conhecimento e o professor é um mero orientador desta aprendizagem.
Portanto continue estudando, voce é uma ótima profissional.
2007-01-09 14:29:43
·
answer #7
·
answered by AMIGO LEGAL 3
·
0⤊
0⤋
Contrariando o seu ponto de vista, que a propósito respeito, não penso que todos os professores estejam despreparados. 2006 foi o meu último ano do Ensino Médio, tive pelo menos três professores excelentes, e olha que estudei a minha vida toda em escolas públicas.
Acredito que o que acontece com a nossa educação é culpa do sistema falido, o governo empurra os jovens para as séries seguintes para forjar resultados para mostrar a outros países, isso além do fato de a maioria dos alunos brasileiros serem pobres, com pais e mães que trabalham fora ou que não têm capacidade nem para cuidar de si mesmos quem dirá para educar uma criança, desta forma mandam-nos para a escola para que o professor faça o que os pais deveriam ter feito. Educação se aprende em casa!
2007-01-09 14:21:56
·
answer #8
·
answered by Tôro 2
·
0⤊
0⤋