English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-09 11:20:43 · 11 respostas · perguntado por rapaduraman 2 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

11 respostas

Placa tectonica, é onde voce está pisando agora. Todos os continentes são formados por placas que ficam flutuando por cima do manto terrestre. Terremotos e vulcões são fenomenos que são amostra desse sistema. Os primeiros acontecem devido ao movimento dessas placas uma em cima das outras. E o vulcanismo acontece em regiões de bordas dessas placas. Geralmente os terremotos acontecem nessas areas, devido a maior movimentação das placas nas suas bordas.
O Brasil é um país privilegiado com relação a isso, pois está bem no meio da placa continental, a borda ocidental, do lado da Africa, está se afastando da placa da Africa, o que diminui ( não impossibilita) as chances de um terremoto e consequentemente um tsunami no litoral brasileiro, e o lado oriental, mais ativo, está relatrivamente longe, na região andina.
Assim, quando voce me pergunta o que você tem a ver com isso, se você estiver de montanhas altas, como os Andes, os Alpes ou o himalaia, ou mesmo as rochosas nos EUA, é interessante saber desse efeito e que é bom estar preparado para um desses incidentes, porém se você estiver numa praia do Brasil e aparecer um tsunami, você pode saber que isso acontece devido a esse movimento. Assim se você ouvir falar em algum terremoto na costa ocidental da africa ou em Portugal( isso já aconteceu antes) evite ir ao litoral. As chances de acontecer um Tsunami são grandes.

2007-01-09 11:41:29 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

resposta
Placa tectónica
Uma placa tectónica é uma porção de litosfera limitada por zonas de convergência e/ou zonas de subducção. Actualmente, a Terra tem sete placas tectónicas principais e muitas mais sub-placas de menores dimensões. Segundo a teoria da tectónica de placas, as placas tectónicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se registam a grande maioria dos terramotos e erupções vulcânicas.

2007-01-10 06:52:01 · answer #2 · answered by neto 7 · 0 0

Estás te equilibrando em cima de uma neste instante. Cuidado vc pode afundar.

2007-01-10 05:42:44 · answer #3 · answered by Zé Paulo 7 3 · 0 0

Felizmente, você assim como eu, que somos brasileiros não temos na a ver com isso!
Sob a camada mais superfecial da terra - a crosta- e sob o manto rochoso que vem a logo abaixo, há o MAGMA, composto de minerais fundidos em altíssimas temperaturas.Pois bem, vivemos em grandes placas, pelas quais divide-se a crosta terreste e o manto rochoso que fica logo abaixo. Essas placas são muito grandes (na verdade, umas 5 ou seis - mais ou menos isso) e estão literalmente boiando no Magma, ficando em constante movimento, Quando uma placa se choca contra outra ou quando, por vezes, as bordas de uma delas se desloca para baiso de uma outra, ocorrem os terremotos.
E por que não temos nada a cer com isso? Por que o Brasil encontRa-se mais ou menos no meio de uma dessas grandes placas e, até que se propague toda a energia, proveniente desse "encontro" entre placas ,a ponto de que esta atinja o ponto, equivalente nas procundezas da Terra, ao que ocupamos na superfície, esta [ a energia] já se dissipou o suficiente para apenas provocar llevíssiimos tremores de terra, só capatados por potentes sismógrafos.
Há alguns anos, a imprensa deu a notícia de que estariam ocorrendo tremorres mais fortes - se não me engano na Amazônia - fazendo muita publicidade do tema, ao dizer que já podiam ser considerados terremotos.Na verdade, o que o fenômeno que então ocorreu, não passou de uma grande acomodação de camadas, ocasionada pelo desabamento que vez por outra pode ocorrer, do "teto" de imensas cavernas subterrãneas e muito profundas, Essas imsensas cavernas são o resultado da uma solidificação mal feita, das rochas magmáticas (aquelas resiltantes de um esfriamento do Magna), que hoje, encontram-se no Manto. Existem rochas magmáricas intrusivas e extusivas.As rochas magmáticas intrusivass ão aquelas que ficam no interior da terra. Já as rochas magmáticas extrusivas, saõ as resultantes da solidificação do magma,que atingie a superfície pelas erupções vucânicas ou da solidificação de outros derrames não vulcânicos (aqueles cuja pressão sobre a crosta não foi suficientemente forte para fazer surgir um vulcão) . Quando o Magma atinge a superfície recebe o nome de lava vulcânica..

2007-01-09 20:06:39 · answer #4 · answered by jotaéle 2 · 0 0

Placa tectônica, de uma forma simplificada, é um pedaço da crosta terrestre que desliza por sobre o manto. E vc nada mais nada menos vive em cima de uma.

2007-01-09 19:54:11 · answer #5 · answered by ZCZC 2 · 0 0

os colegas acima já responderam a primeira parte de sua pergunta. A segunda: Nada, por enquanto, soube que no sul já houve alguns tremores. Quem sabe um dia vai acontecer onde você está.
O mundo está mudando. Tem lido jornal?
E com a globalização o efeito de um terremoto no Japão é sentido aqui (na bolsa de valores).

2007-01-09 19:36:51 · answer #6 · answered by Débora 3 · 0 0

Pelo visto você nunca pôs as nádegas num assento escolar. Mas, nunca é tarde para se aprender alguma coisa, basta saber ler e querer saber.

2007-01-09 19:35:42 · answer #7 · answered by ArFil 5 · 0 0

Imagine que o Planeta Terra é um ovo e você vive em cima da casca , a que chamamos crosta terrestre. Mas essa crosta não é inteirinha como a casca do ovo, ela é toda rachada, fragmentada e cada fragmento, ou pedaço, é uma placa tectônica que está boiando sobre o manto (ou magma, aquele negócio que sai do vulcão). Bom, você tem muito a ver com isso enquanto ser vivente sobre a Terra, pois o tectonismo (movimento das placas) influencia e muito o que pode acontecer no planeta: terremotos, maremotos, dobramentos ou falhas. Na verdade, se você está no Brasil, não tem muito que se preocupar pois se encontra longe dos encontros de placas (lugar onde ocorrem as bagaças)
entendeu? =]

2007-01-09 19:33:35 · answer #8 · answered by Glau Büch 2 · 0 0

Uma placa tectónica é uma porção de litosfera limitada por zonas de convergência e/ou zonas de subducção. Actualmente, a Terra tem sete placas tectónicas principais e muitas mais sub-placas de menores dimensões. Segundo a teoria da tectónica de placas, as placas tectónicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se registam a grande maioria dos terramotos e erupções vulcânicas.

desta forma, acho que vc não tem.

2007-01-09 19:30:41 · answer #9 · answered by Drik D' Souza 3 · 0 0

Uma placa tectónica é uma porção de litosfera limitada por zonas de convergência e/ou zonas de subducção. Na Terra tem sete placas tectónicas principais e muitas mais sub-placas de menores dimensões. Segundo a teoria da tectónica de placas, as placas tectónicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se registam a grande maioria dos terramotos e erupções vulcânicas.

2007-01-09 19:30:28 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers