à claro que se tratando de um tema como o amor é preciso escrever , falar bastante. Tenha paciencia para ler o estudo abaixo, espero que goste.Abraços.
A M O R ! A M A R ! Amar, amor ! ?
Amor pode ser “ um estado afetivo de plenitude (realização pessoal por completa, plena ) , incondicional, imparcial e crescente “ Não pode ser confundido com um sentimento ocasional e especialmente dirigido a alguém. O Amor verdadeiro, ao contrário de tudo que se tem idéia, é uma construção lenta, feita dia após dia, é um desenvolvimento efetivado pela entrega integral e a responsabilidade com os deveres assumidos junto ao outro, junto ao grupo no qual vivemos cultivando os valores da cooperação espontânea, do apoio incondicional, da valorização mútua, do diálogo e outros tantos caminhos que fazem da relação uma amizade preciosa e boa de viver, sem os Ãmpetos infantis e arriscado da paixão. Amar é, entre tantas outras coisas, o estabelecimento de uma relação de paz com os diferentes respeitando-se as diferenças entre nós e os outros. Não existe Amor ou desamor à primeira vista, e sim simpatia ou antipatia. “ Conviver é uma construção “ “ Amar é uma aprendizagem”. Ninguém ama só de sentir. Amor verdadeiro é vivido. Amar precisa de vivência e aprendizagem .
O Amor está na naturalidade da vida de cada um. à uma capacidade a ser desenvolvida, como a inteligência. Um dia, amar será tão fácil como respirar em uma atmosfera pura ou saciar a sede na água lÃmpida. “ No amor real “ , nós desejamos o bem da outra pessoa e nos alegramos com sua evolução; “ no amor romântico “, nós desejamos a outra pessoa mas no sentido de possui-la , ser seu proprietário, ter seu domÃnio e controle total. Por falta de amor é que a Indiferença e o Desprezo vigoram no meio da sociedade. O amor predominante, ainda hoje, é aquele “egoÃsta “ , quase sempre retirado das frustrações, das inseguranças, da sensualidade e dos sentidos imediatistas ou ilusórios.
Quem ama, já o dissemos, torna-se, gradativamente, um indivÃduo pleno; por isso, nem sempre é conveniente aos tiranos e dominadores ensinar-nos ou incentivar ao amor; não desejam liberdade, originalidade e criatividade à s suas presas.
A melhor forma de destruir um homem é impedi-lo de amar, exterminando, assim, sua naturalidade e espontaneidade. Os governantes injustos e déspotas “ querem comandar os corpos “. Os religiosos que pregam a obediência rigorosa e literal dos textos bÃblicos à custa da imposição, do medo, do castigo divino, do pecado e que não aceitam a análise da razão “ querem comandar as almas “ . A mais pura essência de sabedoria de Jesus (mestre, por natureza)foi deixar-nos a máxima: “ Amar a Deus, Amar ao próximo, Amar a nós mesmos “.
Quantos não acreditam que amam perdidamente julgando somente sobre as aparências, e quando passam a viver com as pessoas, não demoram a reconhecer que isso não passa de uma admiração material ; Quantos também fizeram união pouco simpática e após conhecerem-se bem e conviverem, acabaram por se amar com um amor eterno e durável.
Amar não significa esperar que alguém nos satisfaça todos os anseios e necessidades ,que cabe só a nós satisfazer. A busca do amor é o principal anseio de todo ser humano. Tudo o que existe tem sua origem no amor – essência fundamental de todas as coisas que vivem sobre a Terra. O grande equÃvoco da humanidade é acreditar que o amor é motivo de fraqueza, vergonha, submissão ou domÃnio; o anseio de amar é reprimido devido ao medo de algumas pessoas, a tentativa de apagar essa emoção, provoca conseqüências angustiantes e desastrosas, tanto na área fÃsica como na psicológica.
Queremos ser compreendidos a qualquer preço, parecer perfeitos, importantes, impressionar as pessoas. A máscara é a vontade de ser aceito plenamente por todos; tentamos forçar as pessoas a nos aceitar, custe o que custar. A atitude de compreender e de amar só é satisfatória quando sincera e espontânea.
O grande segredo no Amor ou na afetividade está na habilidade de ver e reconhecer a relatividade, naturalidade da Vida, em seu perfeito equilÃbrio. A dignidade da pessoa humana não está fundamentada em “ parecer amar “, e sim em “ amar verdadeiramente “. O hipócrita dissimula ser o que não é, buscando no fingimento uma cobertura para continuar sendo aquilo que de fato quer parecer aos olhos do mundo. Lembremos do evangelho quando Jesus disse aos fariseus :” Hipócritas, que adianta seus túmulos caiados se dentro deles há o que já está apodrecido “.
No lugar em que o amor reina, não há imposição e repressão; Quem ama de verdade aprende a ser caridoso, afetivo, generoso, benevolente, deixando os outros livres não apenas para errar, para discordar, reconhecendo que as fragilidades que muitas vezes recriminamos nos outros , podem ser as nossas amanhã. apren “ Quem pode querer ser feliz, se não for por amor “.
Mesmo aqueles que têm pouco amor em seu coração já possuem uma pequenina chama que lhes ilumina o caminho escuro na caminhada da vida. A luz de uma simples vela na escuridão da noite pode nos guiar seguramente. Na imensidão da névoa noturna, um humilde vaga – lume consegue ser visto a relativa distância. Há duas espécies de afeições : a do corpo e a da alma e, freqüentemente, confunde-se uma pela outra. A afeição da alma , quando pura e simpática, é duradoura; a do corpo é perecÃvel. Ai está o porque , freqüentemente, aqueles que crêem se amar, com o amor eterno, se odeiam quando a ilusão termina. “ O amor nos põe à disposição o mais frutÃfero e abençoado dos terrenos para o crescimento interior. Esse “ solo fecundo, rico “, quando fertilizado pelo afeto real, nos faz abrir mão da ilusão de possuir toda a verdade, eliminando, em conseqüência, nossas sÃndromes de inflexibilidade e quebrando para sempre tantos outros conceitos adquiridos e já corroÃdos.
A justiça dos homens regula certas relações sociais e de direitos. Na vida particular, há uma imensidade de atos que são unicamente de competência do tribunal da “ Consciência humana “.
“ No novo Testamento , não importa suas divisões ou o segmento religioso utilizado , tudo quanto lá está escrito explicitamente ou em parábolas, se prestarmos bem atenção, só fala de Amor – em todos seus sentidos.
Se você tem alguém ou algumas pessoas a quem ama, diga-lhes sem receio ou medo; diga-lhe o quanto antes ,pois amanhã pode ser muito tempo e não sabemos se o teremos; o dia de amanhã a Deus pertence. O dia de hoje , até agora, sei que é o presente ; O dia de ontem foi passado exceto na lembrança daquelas recordações boas e outras nem tanto.
2007-01-09 20:03:43
·
answer #6
·
answered by Ambiental 5
·
0⤊
0⤋
O amor é o que nós humanos temos de melhor, é o que nos move, é o que nos faz diferentes, existe diversos tipos de amor,o que sentimos por Deus, o que dedicamos ao próximo, o que temos pelos nossos pais e familiares, é o que sentimos pelos amigos de verdade, é o que dedicamos a quem escolhemos para compartilhar a vida, neste caso ,é um misto de paixão e ternura, é um querer sem dividir, é sentir necessidade de sempre estar junto, é querer mudar para agradar o ser amado , é cultivar sempre p/colher os melhores frutos, mas o maior amor de todos (na minha opinião) é o amor de mãe, este sim é capaz de mover céus e terra, é capaz de doar com alegria a própria vida em favor do filho, é puro e incondicional. Com certeza vc viverá todas as formas de amor existentes ao longo de sua vida e verá que tenho razão. Ame muito e deixe-se amar.
2007-01-09 17:59:55
·
answer #10
·
answered by tufinholouro 2
·
0⤊
0⤋