English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O esporte pode mudar a nossa sociedade. Como você acha que os Jogos Pan-americanos de 2007 podem influenciar nosso país?

2007-01-09 06:27:43 · 510 respostas · perguntado por Anonymous em Esportes Outras - Esportes

Nota da equipe do Yahoo! Respostas: esta é realmente a Ana Moser!
Confira mais detalhes no nosso blog:
http://br.yahoo.com/info/blogrespostas.html

2007-01-09 06:56:01 · update #1

510 respostas

O Pan 2007 pode incentivar as políticas desportivas no país. Em um primeiro momento, o Pan é um investimentos estrutural(reforma de ginásios, criação de vilas desportivas etc), contudo, os órgãos governamentais ligados às áreas do esporte e da cultura devem utilizar o momento favorável para desenvolver políticas públicas que visem a formação de novos atletas. Em vários países, inclusive do primeiro mundo, o esporte é a porta de entrada dos indivíduos, que se encontram marginalizados socialmente, para a cidadania. Os nossos dirigentes esportivos devem estar atentos a isto, e fazer do Pan o "start" para a criação de uma nova mentalidade, aliando esporte, inclusão social e cidadania ativa.
É importante lembrar que, o nível de excelência desportiva passa pelo incentivo da prática esportiva, ou seja, quanto mais pessoas praticarem esportes, mais chances o país tem de ter atletas de alto nível. No Brasil, é necessário que este incremento da prática esportiva leve em conta as desigualdades sociais gritantes que existem em nossa sociedade, de forma que o incentivo ao esporte deve vir acompanhado de políticas públicas que possibilitem às crianças e aos jovens ter educação, comida, para se dedicar aos esportes e assim descobrirem as suas vocações esportivas.
O Pan 2007 não deve ser encarado somente como um investimento financeiro do país (em turismo, por exemplo), cujo retorno é garantido. Esta idéia de nivelar tudo tendo em vista só o lado financeiro empobrece a oportunidade de se estabelecer metas novas para o esporte no país, e impossiblita, por conseguinte, o desenvolvimento de indivíduos (talvez futuros campeões) saudáveis e cidadãos.

2007-01-11 01:09:30 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 10

Patriotadas a parte, acho q não dá p/ se iludir, a organização d um evento d forma isolada não seria marco p/ uma retomada d civilização no RJ e mto menos p/ o Brasil. Por ex., vi uma vez na TV q os professores da rede estadual ou municipal do interior do Piauí ganhavam o ekivalente a 10 reais/mês. Me diz como a realização d uma competição esportiva poderia mudar essa realidade no Brasil? Só a realização desse evento seria suficiente p/ acabar c/ a roubalheira d Brasília? Minha amiga, é só um evento esportivo e nem é o maior! Países como República Dominicana e Argentina tb já sediaram Pan e será q viraram primeiro mundo? Olimpíada sim, é outra história....mas aí o furo é + embaixo. O Canadá q é primeiro mundo e organizou a Olimpíada d 1976, só conseguiu pagar as contas + d 20 anos dpois da realização da Olimpíada (Saiu a pouco tempo atrás no jornal! O Canadá! Primeiríssimo mundo!)

2007-01-09 06:43:06 · answer #2 · answered by boiler_viewer 6 · 19 11

Se o Brasil tem pretensões sérias de sediar uma Olimpíada, então o Pan será um teste fundamental para demonstrar a capacidade de organização e realização em torno de um mega-evento.

Mas, se o Pan expuser as deficiências do sistema público de transporte, acomodação, organização de um modo geral e ainda por cima, tivermos uma contribuição negativa da violência, então o Brasil será praticamente proibido de pleitear qualquer evento de grande porte no futuro - até mesmo Copa do Mundo.

2007-01-09 07:24:28 · answer #3 · answered by eduardo 2 · 16 12

Honestamente, não vejo que mude muita coisa. O conhecimento maior é pela propaganda da Globo, já que pagou uma fortuna para ter o direito.
Seriam bem diferente, os Jogos Olímpicos, que modificam totalmente uma cidade , exige um a reforma geral e projeta para o mundo todo, já que competem os maiores atletas do mundo.
Os dois grandes países, que sempre apresentam atletas de primeira linha, que são Cuba e Estados Unidos, estão fora. Cuba, que desde que deixou de receber "reforço"financeiro da Russia. caiu muito, e os americanos não enviarão os atletas olímpicos, apenas a segunda ou terceira linha de atletas, que ainda estão sendo preparados. Exemplo é a seleção de basquete e vôlei, formada por universitários, nao os profissionais.
Vamos ver um desfile de atletas brasileiros. Nem precisava gastar os tubos para um evento assim.
Enfim, mais propaganda da Globo que interesse do resto da América, imagine do mundo. Ilusão absoluta.
Mesmo sendo uma cidade linda, é diferente de ter estrutura para sediar Jogos Olímpicos. Supondo que tivesse que ser no Brasil, com muito gasto , poderiam ser candidatas Brasília e Curitiba.
Finalmente, esporte não muda uma sociedade, a alavanca principal chama-se educação, onde o esporte é um apêndice importante, mas sempre um apêndice, já que m poucos conseguirão chegar a melhor condição social, via esporte. A possibilidade maior, infinitamente maior de oportunidades está na educação de qualidade.

2007-01-09 10:32:25 · answer #4 · answered by Gilberto C 5 · 8 5

As pessoas ligadas ao esporte tem esperanças que os "Jogos Pan-americanos", seja uma oportunidade para o Brasil se tornar vitrine do esporte para o mundo todo.
Seria uma boa chance para os brasileiros assistirem os seus atletas ganhando medalhas em seu próprio país, e como o esporte é um instrumento de afirmação para o povo, fica todo mundo feliz. Tomara que isso seja verdade e a gente ganhe muitas medalhas.
Outra coisa é a melhoria de estruturas básicas da cidade para realizar o Pan, a cidade vai ganhar bastante com isso.
O grande problema, acho, que é a segurança. Dá medo de ver o Pan virar uma outra olimpíada de Munique, onde um monte de atletas morreram. Deus que nos livre!!!

2007-01-09 09:57:49 · answer #5 · answered by Harmony 7 · 7 4

No Pan, imagino pessoas simples, carentes, que nunca tiveram patrocínio, muitas q sabemos não podem nem adquirir um vestuário apropriado para a prática do esporte, querendo participar. Fica de lado por alguns momentos as diferenças de raça, cor, nível social, religião, acontece uma integração muito grande, onde todos tem as mesmas oportunidades. A esperança é que seja realmente assim, e que esse incentivo ao esporte e NÃO à violência prevaleça depois do final dos jogos, pois o Rio de Janeiro está precisando muito disso.... ESPORTE E PAZ!

2007-01-09 09:00:45 · answer #6 · answered by Daniela L 4 · 10 7

Espero que o Pan não acabe em violência e tragédia. Na atual conjuntura, é o máximo que posso pedir, e depois rezar.
A coisa está feia !!!!

2007-01-09 08:51:21 · answer #7 · answered by M.M.D.C. 7 · 9 7

Não acredito, pois a única ação que vai restituir a dignidade ao Rio e ao Brasil, é a distribuição de rendas! com esta vergonhosa diferença social que existe, onde 10% da população vive muito bem obrigado, as custas da miséria de mais 150 milhões de miseráveis e no meio alguns milhões de pobres, que pagam muitos impóstos - sustentando a classe alta e os misiseráveis!! galopamos a cada dia para caos mais generalizado!! NO BRASIL A CLASSE POLÍTICA E OS TAIS EMPREGADOS PÚBLICOS DE CONFIANÇA - LEGISLATIVO - EXECUTIVO e JUDICIÁRIO - São os mais bem PAGOS do mundo, e o mais importante - mais incompetentes do MUNDO!!!

2007-01-17 23:36:48 · answer #8 · answered by msfbrpr 6 · 1 0

Em nada! O Brasil é "burro", ao invés de investir dinheiro e energia na educação de base, esporte de base, na saúde, para tirar crianças da marginalidade e outras coisas mais, investe-se milhões num evento de curta duração. Isso é o chamado tapar o sol com a peneira! Veja o esforço que nossos políticos fazem pra colocar a obra do PAN em dia, compare com o esforço feito para melhorar a educação ou saúde de nossas crianças!?
Burro é quem não faz nada e dá voto de confiança nos políticos, que estão mais preocupados com eles mesmos do que com o interesse geral. Afinal que não tem instrução nenhuma, não sabe que pode praticar um esporte e que pode crescer com isso!

2007-01-12 03:36:12 · answer #9 · answered by Testes 2 · 2 1

O que torna o Rio de Janeiro um mar de lama não é a falta de esporte ou a falta de eventos, o que falta ao Rio e ao Brasil é um grupo de cidadões que os governem com honestidade e inteligência.
Falta acima de qualquer coisa educação e cultura para que o eleitor saiba escolher candidato comprometidos com os interesses sociais da nação.
Pan, Copa do mundo, Carnaval, Foguetório na Praia, são simples armações para impressionar o povo e postergar as decisões que precisam ser tomadas e/ou esconder a incompetência de nossos administradores públicos.

2007-01-09 20:36:25 · answer #10 · answered by xerxes 3 · 2 1

Minha querida... Único legado que deveria ser levado para o Rio de Janeiro seria um "DE LEGADO" dos BAGO ROXO pra acabar com os desmandos que ocorrem...

Uma coisa que não entendo... Porque é que querem pintar o Rio de Janeiro como sendo um PARAÍSO???

Já deve ter sido... Mas hoje... É ruim, HEIM???

E não será uma edição dos Jogos Pan Americanos que iria mudar alguma coisa aí no Rio...

Quando o problema é de consciência... Só com muita educação e CARÁTER dos governantes e da população para mudar essa situação que vivem por aí...

Me desculpem, mas a realidade é essa!!!

2007-01-09 19:25:37 · answer #11 · answered by FOFO E LINDO 2 · 2 1

fedest.com, questions and answers