Na parte final de sua pergunta, está dada a resposta. Historicamente, o consumidor brasileiro nunca foi devidamente respeitado como merece. Seja na qualidade; seja no peso correto das embalagens; seja no preço justo dos produtos, nossos consumidores são totalmente desrespeitados. Com relação a bens e serviços, a lista de desrespeito ainda é maior. Temos um parque industrial bastante desenvolvido, e nossos produtos são internacionalmente respeitados pela alta qualidade, mas quando se trata de mercado interno, consumimos o que há de pior, e na maioria das vezes não nos damos conta disso.
Quanto aos impostos, é sabido que pagamos os mais altos do mundo, o que encarece demais tudo o que compramos. Mais desanimador ainda é quando vemos que não há perspectivas de mudança dessa mentalidade, simplesmente porque nossos governos não pensam em mudar nada. Finalmente, e concordando com sua pergunta, acho que o brasileiro não é otário, mas é sim tratado como tal.
2007-01-09 06:25:01
·
answer #1
·
answered by CARVALHO Estou "de olho"!... 7
·
2⤊
0⤋
o consumidor do Brasil não tem a informação necessária que deveria ter da maioria de seus produtos e por isso são facilmente enganados, e quando decidem ter alguma providencia diante aquela ocasião acabam sendo enganados denodo e ficam anos esperando uma idenisação.
2007-01-09 05:53:12
·
answer #2
·
answered by reeeeeee 2
·
3⤊
0⤋
Se você cobrar, hoje, a maioria respeita sim. Agora ficar no boteco protestando não adianta.
Consertei erros de cobrança na Brasiltelecom, o que você quer!
Ainda estou em Guerra com a Seguradora Sul América, que insiste em não devolver, um valor cobrado a mais. Mas já reconheceu, já é o primeiro passo. Mas tem que ser "sarna".
Já recebi, um lote de água mineral, em que as garrafas não seguravam o gás. O representante fez uma viagem de carro de 240 KM(ida e volta) para levar outro lote para mim e levou as defeituosas embora( água São Lourenço, da Nestlé)-eram 12 garrafas apenas.
Dando nome aos bois estaremos colaborando para um bom atendimento por todas as empresas. A desgraça, tal qual a política'e que o pessoal é acomodado. Se morasse em Brasília já teria sido deportado, mas iria encher o saco todo dia. E tenho certeza, não estaria sozinho.
Infelizmente, nossos salários são baixos, porque nossa educação não prepara ninguém, e realmente a mão de obra, de forma geral, é pésima. Povo sem cultura=baixo salário. Essa é a lei no mundo. Temos que mudar nossa educação. Na escola,todo mundo passa no final do ano, parece a rodada de pizza ao final de CPI, alguém vê diferença?
Nosso capitalismo é selvagem por isso, mas a culpa está nos governantes. Se tivéssemos cultura e conhecimento, nossa mão de obra seria mais cara e a qualidade melhor. Culpar os empresários, mesmo que alguns sejam safados não resolve. Vamos cobrar do governo, que deve oferecer qualidade na educação e fiscalizar se alei está sendo cumprida. Mas o governo prefere administrar empresas, concorrer com ela própria, para ali manter seus apadrinhados e fazer lavagem, deixando o mundo "correr"lá fora. Daí não funciona mesmo.
2007-01-09 08:13:20
·
answer #3
·
answered by Gilberto C 5
·
2⤊
0⤋
Sua pergunta abrange diversos aspectos que vale considerar.
1 - Se compararmos com uns 10 anos passados antes do Código de Defesa do Consumidor, inegavelmente o consumidor vem sendo respeitado, embora tenhamos muito que caminhar ainda neste sentido.
2 - Concordo plenamente com vc quanto não haver desculpa para produtos de baixa qualidade, quando pagamos o valor de um de primeira, mas convenha que os impostos oneram sim, e muito, o produto industrializado.
3 - O consumidor brasileiro está situado no meio de uma briga de gigantes, de um lado a ganância tributária do governo (estadual, municipal, federal) e do outro lado o empresário que arca com os custos industriais, de contratação de mão de obra especializada, sim, e ainda os custos administrativos, todos custos esses fatos geradores de impostos pesados.
4 - Não sei se existe corrupçao no setor privado enganando consumidores em bens e serviços, conforme você perguntou, o fato é que tanto o empresário quanto o consumidor sofrem os efeitos da carga pesada de impostos, sobre impostos, sobre impostos.
5- Como se não bastasse ao governo federal, este ainda confisca 0,38% do dinheiro do povo (e dos empresários também) a título de CPMF, cada vez que alguém movimenta a modesta conta bancária ou aplica dinheiro.
2007-01-09 07:36:47
·
answer #4
·
answered by DISCÍPULO 7
·
2⤊
0⤋
Na realidade o consumidor hoje vive um dilema entre as duas opções de sua questão: diante de um mundo "globalizado", onde o capitalismo selvagem prepondera, pouquíssimos são os momentos de total respeito. Sabe-se que todos somos consumidores em potencial na visão do comércio, tanto para o comércio ético, quanto para os charlatães. O lucro é o senhor do momento, faço minhas as palavras de Maquiavel: "Os fins justificam os meios". Ora, o governo aplica impostos no comércio, que por sua vez não visando prejuízo trasfere para os produtos adquiridos por nós, consumidores. É necessário, analisarmos as empresas que visam o lucro satisfazendo o cliente (que procuram facilitar a vida do consumidor e o modo de pagamento) e as empresas que nada possuem de ético, visando somente o seu próprio bem-estar. Ser otário ou não, ter bons produtos ou não, depende de nós enquanto sociedade alerta e não sendo uma sociedade comodista com pode ser notado no cotidiano.
2007-01-09 05:54:04
·
answer #5
·
answered by EDSON_SOFOS 2
·
1⤊
0⤋
a usurpação começa nos impostos e acaba na própria sonegação, com os serviços não contabilizados.
Mas por que ver o setor privado como o grande vilão?
Apesar dos corruptos que certamente há nesse setor, acho que, se há algum grupo que pode fazer o Brasil crescer, esse grupo não é outro senão o setor privado.
2007-01-09 05:53:01
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Oieeeeeeeeeeeeee
Olha... nao existe esse negocio de consumidor respeitado ou feito de otario...
creio que existem consumidores mais ou menos informados sobre sua dignidade e situacao!
Os custos sao altos pelos impostos sim, mas eles desejam os lucros exorbitantes... mas isso é natural de todo processo... pense só... vc sabe bordar e cobra 50 reais a hora... se alguem for revender seu bordado vai querer um lucro de no minimo 50% ...
fora os impostos adicionais, se fazem parte do "turismo" e tals...
com os eletroeletronicos e essas "superpromocoes" de janeiro as pessoas querem é se livrar de tudo que compraram pra nao terem prejuizo... entao colocam tudo no preco "de custo"!!!
Se vc assemelhar os politicos aos vendedores de lojas com ctz sao muito parecidos... porem creio que os vendedores sao mais honestos pois vendem coisas fisicas.... e os politicos somente promessas que raramente sao cumpridas.
beijos
2007-01-09 05:51:15
·
answer #7
·
answered by Livia 4
·
1⤊
1⤋
No Brasil, nada é respeitado. O povo não respeita as Leis e regras, não respeita o seu semelhante, enfim respeito aqui, acho que ninguém sabe o real significado desta palavra.
2007-01-09 05:46:08
·
answer #8
·
answered by Anildo 6
·
1⤊
1⤋
ainda precisa responder essa pergunta????? o que se faz com os aposentados nesse pais e coisa criminosa!!!!!!!!!! deixar um idoso em pe durante 2 horas e sacanagem,sem citar a ma qualidade dos nossos hospitais....... ainda precisa responder???
2007-01-09 05:44:55
·
answer #9
·
answered by MIGUEL 5
·
1⤊
1⤋
depende, vc se axa otario?
ksopaksopakspoak
^^
bjX
2007-01-09 05:44:16
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋