English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Não acredito que corte, por ser barato! tudo é dinheiro,poder e lucro.

2007-01-09 05:27:18 · 7 respostas · perguntado por Luz e sombra 7 em Governo e Política Outras - Governo e Política

7 respostas

Vamos tentar elevar o nível das respostas. Cada um pode amar ou odiar outra nação. Não deveria fazer nenhuma delas. Mas vamos analisar com sobriedade.
Nenhuma nação, no mundo moderno, sobrevive mais que um mês, sem as trocas com outros países. Esqueçam outras teorias. É uma troca constante. Hoje, 85% de tudo que os venezuelanos vendem, seja petróleo ou outros produtos é comprado pelos americanos. Tudo que o Brasil exporta, cerca de 50% vai para lá. Vemos que a Venezuela é muito mais dependente que nós, das compras americanas. Mesmo assim, se fechassem as portas para nós, teríamos problemas enormes, mais ainda se as grandes empresas se retirassem. Seriam milhões a mais de desempregados.
No caso específico da Venezuela, a parte mais importante é o petróleo. Por isso as bravatas eternas do Chavez, mas que em termos práticos faz a festa do populismo, para seu povo ver, não afeta em nada o dia a dia americano. Se faltar petróleo, gostando ou não, os americanos vão levar, e não adianta berrar. Por isso, é mais inteligente manter o comércio. Mas temos que analisar as coisas olhando para a frente: o petróleo é finito, acaba. As nações, agora, vão investir pesado em outras fontes de energia, o petróleo está no fim de seu reinado, como já foi o carvão. Como ficará um país que não investe em educação, tecnologia, infra-estrutura? Como ficará essa pseudo-alegria de ter confrontado com países mais desenvolvidos?
A caravana passa e os cães ladram.
Antes de baterem palmas, vão pesquisar o desenvolvimento da Venezuela nos últimos anos. Passou, inclusive, a ter a maior favela da América. A Rocinha já era.
Enquanto batem boca, quietinho, o Chile, mesmo tendo um governo de esquerda-social, nem quis saber de Mercosul, aderiu à Alca, mudou sua educação, e em poucos anos deverá ser o primeiro país da América Latina a chegar ao primeiro mundo. Foram inteligentes, adotando o velho slogan: se você não pode com seu inimigo, junte-se a ele.
Hoje são irmãos siameses.
Em volta deles, a matilha, latindo e uivando...

2007-01-09 06:20:46 · answer #1 · answered by Gilberto C 5 · 2 0

Enquanto foi economicamente interessante comprar, haverão compradores, tanto americanos quanto de todos os países.
É apenas uma transação comercial como outra qualquer e os USA, bem como todos os demais países, estão pouco se lixando para os problemas internos da Venezuela.
Funciona assim:
Quero petróleo, você tem?
O preço é conveniente?
Eu compro.

2007-01-09 15:43:54 · answer #2 · answered by DISCÍPULO 7 · 1 0

Podem, mas não lhes convém. Enquanto Chaves age como luluzinho castrado, que muito late e nada morde, as relações comerciais entre EUA e Venezuela vão de vento em popa, com o petróleo representando 90% das exportações venezuelanas.

2007-01-09 14:00:17 · answer #3 · answered by podocarpo 7 · 1 0

Enquanto fôr inverno não. O combustível Venezuelano é usado na maior parte em calefações, gás, etc...

Seria como a Russia achar que não precisa mais da Ucrânia.
que fria!!

2007-01-10 12:02:32 · answer #4 · answered by Mandarax 5 · 0 0

agora com o iraque nas maos pode

2007-01-09 13:49:42 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Claro que sim

2007-01-09 13:38:46 · answer #6 · answered by flamengo 7 · 0 0

o problema não é cortar a compra, os Estados Unidos precisam do petróleo da Venezuela mais do que os Venezuelanos precisam dos Estados Unidos, se a equação fosse inversa, aí tudo bem.

2007-01-09 13:39:04 · answer #7 · answered by alceu 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers