Vamos fazer o seguinte, quem inventar primeiro, conta para o
outro se fez ele com faróis ou não e se fez, se os faróis funcionam.
2007-01-08 22:06:44
·
answer #1
·
answered by MotoqueiroCrazy 5
·
0⤊
2⤋
Parece que a conversa vai ser longa. Eu espero que você não apenas leia isto, mas estude com calma, porque mudar pensamentos agarrados a nós não é uma tarefa fácil.
Não dá para fazer especulações sobre o impossível. Vou imaginar que o carro chegue bem perto da velocidade da luz, tão perto quanto você queira, mas sem atingi-la exatamente.
Em primeiro lugar, o carro não precisa ser projetado aerodinamicamente se ele voar no vácuo. A velocidade, ao contrário do que muitos pensam, não produz efeitos em ninguém. É por isso que NINGUÉM VIRA ENERGIA se atingir a velocidade da luz. Ele só precisa voar no vácuo porque o vento seria insuportável se ele corresse dentro do ar.
Nós temos muitas velocidades diferentes. Como a velocidade é sempre relativa, cada observador pode medir nossa velocidade e encontrar um valor diferente da opinião dos outros. Para alguma galáxia muito distante, nós estamos viajando quase à velocidade da luz, exatamente como seu carro hipotético. E então? Você está virando energia? Está sentindo alguma coisa diferente? Não parece que estamos parados? Pois é assim mesmo que a coisa funciona. Cada um se sente parado e acha, com toda razão, que os outros estão se movendo. É assim que é a Relatividade.
Quase todas as pessoas continuam pensando em velocidade absoluta, que não existe. Se a turma do planeta A se sente parada e percebe que o planeta B está se movendo a uma alta velocidade, então a turma do planeta B também se acha parada e percebe que o planeta A está se movendo àquela mesma velocidade. Qual dos dois tem razão? Resposta: ambos. Querer encontrar qual planeta de fato está se movendo e qual a velocidade real de um objeto é uma atitude típica de quem ainda não entendeu o Universo.
Vamos um pouco mais adiante. Se a turma do planeta A medir a massa do rápido planeta B, vai ver que ela está maior do que aquela que ele tinha quando estava parado. Da mesma forma, a turma do planeta B vai perceber que a massa do rápido planeta A foi aumentada pela velocidade. É uma ilusão querer determinar qual planeta teve de fato sua massa aumentada.
Vamos muito mais adiante. Se a turma do planeta A observar um relógio do veloz planeta B, vai notar que ele está se atrasando. Da mesma forma, por menos que as pessoas gostem disso, se a turma do planeta B observar um relógio do veloz planeta A, vai notar que ele está se ATRASANDO. Querer encontrar qual é o relógio que de fato se atrasa é uma alucinação (cuidado com isso; o chamado paradoxo do gêmeos tem explicação).
Um pouco mais. Se a turma do planeta A observar as medidas lineares do planeta B, vai notar que ele ficou menor na direção de seu rápido deslocamento pelo espaço. Do mesmo modo, se a turma do planeta B observar o planeta A, vai notar que ele encolheu na direção de seu rápido movimento. Quem quiser saber qual foi o planeta que de fato ficou menor não entendeu nada.
Isto é a Relatividade, não os mitos populares sobre ela que a gente lê na Internet, principalmente aqui no Y!R. Compreendê-la exige dedicação, mas ela tem uma base lógica maravilhosa. Quando se percebe a razão de sua existência, ela toda fica evidente por si mesma em um único instante.
Agora, pense um pouco. O que você acha que vai acontecer com seu carro super-ultra-híper-rápido, quando ele acender os faróis? A resposta é muito simples: vai acontecer a mesma coisa que acontece quando você acende os faróis de um carro estacionado ali na vaga da calçada em frente. A luz vai sair, fugindo dele a uma velocidade de 299792,458 km/s. É o que o piloto-astronauta vai medir e nem vai estranhar, porque, na opinião dele, que é tão válida quanto a sua, ele está PARADO.
Espero que essas dicas ajudem a desmontar os conceitos equivocados que muitos têm sobre a Teoria da Relatividade.
.
2007-01-08 23:39:56
·
answer #2
·
answered by Tau Ceti 5
·
5⤊
0⤋
Sim. A velocidade da luz independe de referencial. Portanto, para alguém que estiver dentro do suposto carro, a luz tem a mesma velocidade de 3x10^8 m/s^2.
2007-01-10 02:43:02
·
answer #3
·
answered by anacrismarie 1
·
2⤊
0⤋
A paciência do Tau Ceti realmente me surpreende. Mas a resposta é por aí mesmo.
Percebo, com o passar do tempo, que a mecânica relativista ainda é um mistério que desperta uma curiosidade muito grande em muitas pessoas. A visão clássica que muitos possuem faz com que a teoria da relatividade se torne algo quase que inatingível, cheia de mistérios e mitos.
Na verdade não é para tanto. Os conceitos da teoria específica da relatividade são bem simples, porém necesitam de uma quebra de paradigma para serem compreendidos, e isso é o que é mais difícil.
Se você conseguir compreender apenas uma coisa, que a velocidade da luz é constante e independe de qual referencial for adotado, esteja ele em repouso ou em movimento, então você será capaz de começar a entender a teoria da relatividade. Então você poderá compreender que não importa qual seja a velocidade do automóvel, a luz sairá de seus faróis a (cerca de) 300.000 km/s em relação ao motorista, sempre (mesmo que o automóvel esteja a 99,99999999% da velocidade da luz em relação ao solo).
PS: Não estou sendo simplista. Se você começar a estudar a matemática envolvida na teoria da relatividade, provavelmente entrará em parafuso, principalmente se entrar na teoria geral da relatividade que, na minha opinião, você pode contar nos dedos a quantidade de pessoas no mundo que realmente a dominam.
2007-01-09 08:03:25
·
answer #4
·
answered by Dario 5
·
1⤊
0⤋
Tanto o próprio carro como os faróis evoluíram muito pouco, em termos de tipologia de uso e funcionamento, nos últimos 50 anos. Portanto, é provável que nunca se chegue a essa suposição que você coloca. Muito provavelmente outros meios de transporte virão.
2016-12-16 05:10:14
·
answer #5
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Olha cara, a Ana Crisma em razão, a velocidade da luz independe do referêncial. A luz terá a mesma velocidade se a pessoa estiver viajando a 3x10^8 km/s ou não!
2007-01-12 17:21:35
·
answer #6
·
answered by gilson g 1
·
0⤊
0⤋
Boa!!!!!!!!!!!!
2007-01-08 22:03:53
·
answer #7
·
answered by ♫ xmara 5
·
0⤊
0⤋
Se fosse possível, não precisaria de faróis não, uma vez que o carro seria tão rápido que a luz dos faróis não atingiriam o foco nunca...
2007-01-08 22:02:59
·
answer #8
·
answered by ♥ 7
·
1⤊
1⤋
Zero para vc pergunta idiota tolerancia zero
2007-01-10 13:17:03
·
answer #9
·
answered by dANIEL 2
·
0⤊
1⤋
Cara não sou especialista nisso não mas tenho uma idéia...
você deve estar se referindo ao principio da relatividade (aquela do Einstein) mas ele diz q o corpo tem que estar na velocidade da luz ao quadrado... o que é 299 792 458 x 299 792 458 = 89875517873681764 metros por segundo. nesse momento o "carro" viraria energia. assim como os faróis do próprio.
mas enquanto o seu veículo não atinge essa velocidade e ele tem faróis (obvio) e permanecerá com ele.
não tenho muita certeza em tudo o que escrevi mas espero ter ajudado.
2007-01-08 22:04:17
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Prezado,
Se o carro atingisse a velocidade da luz, ele e o motorista seriam desintegrados e virariam energia.
Sim, esse veículo precisaria ter faróis, pois para atingir a velocidade da luz ele teria que percorrer uma distância enorme em aceleração, e é mais seguro com faróis acesos.
2007-01-08 21:58:33
·
answer #11
·
answered by Charles Brown 6
·
0⤊
1⤋