Os animais sempre pensaram, raciocinaram e sentiram muito antes do homem surgir. O homem apenas inventou essa história de os animais serem inferiores e não pensarem ou sentirem, tratando-os como máquinas que fazem complexos cálculos matemáticos para sobreviver - muitos cientistas defendem essa posição e dizem que quando um animal se sacrifica por outro animal que não retribuirá a ajuda, está apenas calculando o grau de parentesco entre eles para poder deixar mais genes e também esperar que outros membros do grupo o tomem como exemplo e o ajudem futuramente ao invés de simplesmente dizer o óbvio, que o animal ajudou o outro porque este precisava de ajuda e, independentemente de seu parestesco ou de como o grupo pode reagir, ajudou-o por compaixão - , apenas porque o homem não quer se sentir culpado ao explorar os animais e divertir-se com seu sofrimento e impedir que outros homens tentem impedí-lo. Foi assim criada a palavra antropomorfismo para evitar que a mentira seja desmentida.
O conceito de antropomorfismo chega a ser ridiculo pois diz que não se pode atribuir sentimentos humanos aos animais, porém os sentimentos humanos são sentimentos animais pois não somos plantas fungos bactérias nem protozoários para não ser animais. Portanto dizer que não se pode atribuir sentimentos animais aos animais é ridículo. Desta forma não posso dizer que eu estou feliz ou que meu amigo está triste sem cometer antropomorfismo. Alguns ainda argumentam que a definição, na verdade, quer dizer que emoções exclusivamente humanas não devem ser atribuídas ao animais, o que é ainda mais difícil de definir pois não há como saber quais emoções são exclusivas da nossa espécie nem se existem. Outros animais com certeza tem emoções que nós não temos (por possuírem sentidos que nós não temos e por irem a lugares ou estar em situações que nenhum humano poderia participar), porém, não podemos dizer com certeza que são exclusivas deles pois outras espécies podem compartilhar destas sensações.
Os cientistas dizem que os animais não podem sentir, embora tenham tudo o que é necessário para tal (biologicamente), porque não têm autoconsciência. Acho que se um animal não tem autoconsciência este não pode se diferenciar dos outros, o que impossibilitaria sua sobrevivência e aprendizagem.
Os animais são discriminados por não falarem nossa língua, embora teoricamente sejam capazes de entender (o que é provado por muitos experimentos com cães e por donos de cães, gatos entre outros bichos) mas não de falar como nós por não possuírem cordas vocais iguais às nossas. Pelo mesmo motivo não teríamos como nos defender de uma espécie dominadora que se comunicasse por telepatia e pensasse que somos irracionais e que não sentimos, justificando assim, nosso extermínio.
Mesmo com a barreira da linguagem direta, podemos nos comunicar com eles e eles nos entenderem e vice-versa. Ainda assim o homem não considera isso razão suficiente para acreditar que os animais sintam ou pensam. Bom, um chimpazé é mais comunicativo que um bebê ou que uma pessoa muda, ou que uma pessoa com danos cerebrais que comprometam a fala. Portanto seria correto também fazer experiências dolorosas com tais pessoas, e também seria justificável o preconceito contra elas?
Se uma mãe se desespera a ponto de se afogar para poder salvar seu filho, ela sente amor por ele? Obviamente sim, mas as orcas e golfinhos de oceanários são capturados ainda jovens e separados de suas famílias que, ao invés de pular por cima da rede (argumento usado por um cientista para dizer que os golfinhos são mais burros que peixes dourados e assim justificar milhares de golfinhos e baleias massacrados no Japão), nadam em direção a seus filhos e parentes para protegê-los acabando muitas vezes se afogando. Isso é justificável? Muitos dizem que é em nome da ciência e que muitos estudos são desenvolvidos com eles em cativeiro (e que poderiam facilmente ser produzidos com maior eficiência na natureza pois não se estuda a humanidade observando presidiários) e ainda que os shows são educativos. Afinal de contas, o que se aprende num show sobre os animais selvagens, com animais que fazem coisas totalmente diferentes das observadas na natureza? Que estudos são estes que quase nunca se vê e rendem dados tão pobres? E mesmo que estes argumentos fossem válidos, portanto, também seria justificável fazer experiências psicológicas com bebês que viram seus parentes morrer e são confinados a um quarto pelo resto da vida, comendo sempre o mesmo tipo de comida e tendo que fazer acrobacias e palhaçadas na frente de milhares de seres estranhos.
A história verídica de Orkid (apesar dela ser chamada de Shamu, uma baleia que morreu a mais de 35 anos e que mesmo assim preferem dizer que ela está feliz e viva no SeaWorld) que vive no SeaWorld da Califórnia é omitida dos visitantes do parque. Seu pai morreu dias antes de seu nascimento, e sua mãe morreu quando ela tinha 11 meses. Sua mãe não se dava bem com Corky e durante um ano apenas, uma série de ataques foram registradas sem que elas fossem separadas, até que, em pleno show Kandu5 (mãe de Orkid) atacou Corky, que desviou fazendo com que Kandu batesse violentamente contra a parede do tanque e quebrando a mandíbula, morrendo após 45 minutos de sangramento, na frente da filha que futuramente foi adotada por Corky (que aliás já perdeu 7 bebês em cativeiro).
Estas e outras inúmeras histórias acontecem todo dia no mundo e milhões de animais são torturados e massacrados sem que o povo saiba. Os animais de fazenda, por exemplo, não morrem do jeito que queríamos, e mesmo assim comemos eles sem perguntar como ele morreu ou se ele teve sua vida drasticamente reduzida para que pudessemos saborear sua carne. Quem tiver coragem para encarar a verdade, pode assistir a um dos muitos vídeos do PETA (www.petatv.com) que inclusive mostra um animal sendo esfolado vivo e sobreviver, sendo logo depois jogado no lixo.
Acho que deveríamos tratar os animais como iguais, pois como os tratamos hoje é errado. A história pode provar isso pois os mesmos argumentos eram usados com pessoas de etnias diferentes para justificar sua tortura e escravização. Os Centros de Controle de Zoonozes são extremamente semelhantes aos campos de extermínio de judeus durante o holocausto. Inclusive experiências científicas também eram feitas com eles.
O homem ainda tem muito a aprender sobre os animais não-humanos, o que é muito fácil se você apenas os observar. Podem ser as formigas no seu quintal, os pássaros no parque, o seu amigo de estimação, etc. Isso está ao alcance de todos e, para que possamos aprender com eles, devemos evitar todos os preconceitos que temos em relação a eles (inclusive o nojo atribuído a muitos animais como o rato que podem ser mais higiênicos que muita gente por aí) assim como eles não tem preconceito em relação a nós e nos respeitam se os respeitarmos. Não é sensato pedir paz no mundo se existe preconceito. A única forma de combater a violência e o preconceito na humanidade, é adquirindo respeito aos seres que não tem como se defender ou dizer o quanto sofrem.
Para ajudar a combater essas injustiças você não precisa gastar nenhum dinheiro. Basta respeitar o próximo, seja ele um animal não-humano ou um animal humano. Ao invés de comprar produtos que causem sofrimento aos animais, procure substitutos ou não os compre. É difícil muitas vezes, saber se num produto há derivados de animais pois eles omitem tais informações. A gelatina não tem carne, porém é feita com tendões de bovinos. Me tornei veg há pouco tempo e me surpreendi ao saber que a sobremesa que eu comia na verdade era fruto de tortura. Agora só como gelatina de algas marinhas que, apesar de serem difíceis de se encontrar, são mil vezes mais gostosas e consistentes.
Outro ponto que acho interessante, é o argumento de que o ser humano é de natureza carnívora e que muitos animais comem uns aos outros. Mas estes animais não têm outra fonte de alimentação natural, ou seja, não têm como se tornarem vegs. E se um animal tortura outro, por exemplo quando minhas pastoras alemãs arrancaram uma das asas de um frango que havia entrado em casa, isso não quer dizer que ele saiba que está machucando o outro bicho ou gostando de torturá-lo. Se eu desse uma galinha de borracha para as minhas cadelas elas se divertiriam tanto quanto se divertiriam ao perseguir um pássaro. Uma vez a Laika pegou um camundongo na boca e não queria largá-lo, embora não estivesse apertando-o a ponto de matá-lo. Ela se divertiu enquanto ele se mexia, mas para sua surpresa, ele parecia morto. Ela o largou no chão e o ratinho correu para um esconderijo. É como uma criança que enjoa de um brinquedo quando o quebra. Ela não tinha a intenção de quebrá-lo e, como não funcionava mais, o deixou de lado. Além do mais, mesmo que os animais gostassem de torturar uns aos outros, isso não seria desculpa para nós torturarmos também, senão todos que fossem assaltados ou vissem um assalto também teriam motivo e direito para assaltar.
Um ótimo site : www.protetoresvoluntarios.com.br
Dúvidas sobre o Vegetarianismo? Fale com um nutricionista Vegetariano www.nutriveg.com.br
Frases de pessoas famosas (encontradas no Protetores Voluntários):
"Jamais creia que os animais sofrem menos que os humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos"
Dr. Louis J. Camuti
"Nada beneficiará mais a saúde da humanidade e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto a dieta vegetariana"
Albert Einstein - Nobel, 1921
"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais... os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento"
Charles Darwin
"Não haverá justiça enquanto o homem empunhar uma faca ou uma arma e destruir aqueles que são mais fracos que ele"
Isaac Bashevis Singer, Nobel - 1978
"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais"
Abraham Lincoln
"Não permitas que ninguém negligencie o peso de sua responsabilidade. Enquanto tantos animais continuam a ser maltratados, enquanto o lamento dos animais sedentos nos vagões de carga não sejam emudecidos, enquanto prevalecer tanta brutalidade em nosso matadouros... todos seremos culpados. Tudo o que tem vida tem valor como um ser vivo, como uma manifestação do mistério da vida"
Albert Schweitzer
"Quando a última baleia for massacrada, como certamente um dia acontecerá, o sofrimento delas vai acabar. Essa não é uma perda para a baleia, mas para a espécie humana. Não estou preocupado com com extinção de espécies - isso é loucura dos homens - Eu tenho uma única preocupação: o sofrimento que nós deliberadamente infligimos nos animais enquanto estão vivos"
Clive Hollands, 1929
"O erro da ética até o momento tem sido a crença de que só se deva aplicá-la em relação aos homens"
Dr. Albert Schweitzer
"O Homem implora a misericórdia de Deus mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um terá de responder"
Gautama Buda
"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles"
autor desconhecido
"Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma"
Pythagoras
"Os animais existem por suas próprias razões. Eles não foram feitos para humanos, assim como negros não foram feitos para brancos ou mulheres para os homens"
Alice Walker
"Por que é que o sofrimento dos animais me comove tanto? Porque fazem parte da mesma comunidade a que pertenço, da mesma forma que meus próprios semelhantes"
Émile Zola
"Quem mata um boi é como o que tira a vida a um homem" (Isaías 66:3)
"Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós nos sentimos melhores com nós mesmos e melhores com os animais, sabendo que nós não estamos contribuindo para o sofrimento deles"
Paul e Linda McCartney
"Se podemos cortar bestas simplesmente porque elas não podem nos impedir e porque estamos dando as costas ao direito à vida, então é lógico cortar imbecís, criminosos, inimigos ou capitalistas, pelas mesmas razões"
C. S. Lewis, novelista
"Se você pudesse ver ou sentir o sofrimento, você certamente não pensaria duas vezes. Devolva a vida. Não coma carne"
Kim Basinger
"Todos os seres vivos tremem diante da violência. Todos temem a morte, todos amam a vida. Projete você mesmo em todas as criaturas. Então, a quem você poderá ferir? Que mal você poderá fazer?"
Buda
"Um homem pode viver uma vida saudável sem ter que matar animais para comer; portanto se ele come carne, participa do ato de tirar a vida de uma criatura meramente para saciar seu apetite. E agir dessa maneira é imoral"
Leo Tolstoy
"Um homem só é nobre quando consegue sentir piedade por todas as criaturas"
Buda, 563? - 483? A.C.
"Um indivíduo animal precisa de cuidados não porque sua espécie esteja em extinção e sim porque esse indivíduo está sentindo dor"
Ronnie Lee, 1951
"A questão não é eles pensam? ou eles falam? A questão é eles sofrem"
Jeremy Bentham
"A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo"
Olympia Salete
"Até que tenhamos coragem de reconhecer crueldade pelo que ela é - seja a vítima um animal humano ou não humano - não podemos esperar que as coisas melhorem neste mundo... não podemos ter paz vivendo entre homens cujos corações se deleitam em matar criaturas vivas. Para cada ato que glorifica o prazer de matar, estamos atrasando o progresso da humanidade"
Rachel Carson
"Chegará o dia em que os homens conhecerão a alma dos animais e, nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade"
Leonardo Da Vinci, pintor e sábio italiano [1452-1519]
"Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens está além do nossa compreensão. Por favor, ajude a parar com esta loucura"
Richard Gere
"De que serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes, quando vindes para comparecerdes perante mim. Quem requereu de vós isto? Que viésseis pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs" (Isaías 1:11-13)
"Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor"
Pythagoras
"Em meu pensamento, a vida de um cordeiro não é menos importante que a vida de um ser humano"
Mahatma Gandhi, estadista e filósofo
"Entre 135 criminosos, incluindo ladrões e estupradores, 118 admitiram que quando eram crianças queimaram, enforcaram ou esfaquearam animais domésticos"
Ogonyok, 1979 - Soviet anti-cruelty magazine
"Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral"
Abraham Lincoln, Presidente Americano
"Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo"
Thomas Jefferson
"Falai aos animais, em lugar de lhes bater"
Tolstoi
"Geralmente as pessoas usam como desculpa para continuar comendo carne, o fato de que humanos sempre comeram carne. De acordo com essa lógica, não deveríamos tentar previnir pessoas de assassinarem outras, já que esse comportamento também acontece desde as eras mais longínquas"
Isaac Bashevis Singer, 1904
Obs: concordo com a resposta do(a) usuário(a) G.A.D. logo acima.
2007-01-08 13:30:05
·
answer #1
·
answered by taitacheetahbm 2
·
0⤊
0⤋
Primeiro, não acredito q os animais são irracionais. Segundo, o pensar leva uma definição humana, logo não sabemos se os animais pensam como os humanos ou pensam segundo suas próprias definições, pois a ciência atual não dispõem de ferramentas satisfatórias.
Quanto ao instinto, todas as espécies o tem, incluindo a nossa espécie animal. Não devemos esquecer que somos apenas uma espécie a mais neste planeta e se levarmos em conta todas as espécies que já existiram na evolução do planeta, a maioria das quais já extintas, percebemos q somos um nada, nossa existência é ínfima, e o q nos garante q somos a espécie mais importante, "racional"? Eu respondo: a nossa consciência de existir.
E quem garante q os demais animais não têm esta mesma consciência?? Vejam os resultados da nossa ciência, utilizando as nossas ferramentas, portanto, a nossa interpretação, mostrando que muitos animais pensam, raciocinam como nós: golfinhos, baleias... será q eles também nos nos veem, como nos os vemos, como animais irracionais, não sabemos o que se passa nos cérebros ou estruturas nervosas destes seres, pois não temos as ferramentas certas, as que temos são úteis para e somente para nós.
... temos que ser formiga para pensar como formiga...
Não acredito que os demais animais não tenham raciocínio. Somente o instinto seria necessário para a contrução de complexo um formigueiro, de uma casa de joão-de-barro, de uma colméia?? Será que é o instinto dos demais animais que mantêm o aparente equilíbrio dos ecossistemas (que na real não existe)?? então porque nossa espécie animal não age por intinto, não seria natural?? não teríamos mais paz???
Temos que deixar de ser egoístas.
É isto que nos distingue dos demais seres, somos seres egoístas, temos mania de superioridade, não aceitamos o diferente, o complexo. Temos que classificar sempre o que é inferior e superior a nós, e é lógico, somos sempre os superiores...
Não é a complexidade de um ser que mede sua importância, cada ser está adaptado (e muito bem adaptado) a um ambiente diferente, com as estruturas q sua história evolutiva permitiu.
Temos que nos lembrar de q todas as espécies existentes são o pico de sua própria evolução, portanto, não há animais superiores ou inferiores, há animais diferentes, com uma história evolutiva diferente.
Há, temos também que nos manter informados sobre biologia e comportamento animal e evolução, para entender melhor sobre nós, mas que sejam informações sérias, científicas e veremos que o paradigma "racional X irracional" está caindo por terra.
2007-01-08 13:12:29
·
answer #5
·
answered by LeRoy 2
·
0⤊
0⤋