NÃO! Assim como a heterossexualidade, a homossexualidade é um estado mental. Não há nenhuma doença ou desvio de comportamento ou perversão, como se acreditava até há pouco tempo atrás. Mas não é raro encontrar pessoas que insistam nisso até mesmo no meio dos profissionais de saúde.
Em 1973 - a APA (Associação Psiquiátrica Americana), propõe e aprova a retirada da homossexualidade da lista de transtornos mentais (passa a não ser mais considerada uma doença).
1985 - O Conselho Federal de Medicina do Brasil (CFM) retira a homossexualidade da condição de desvio sexual.
Nos anos 90 - o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) onde são identificados por códigos todas os distúrbios mentais, que serve de orientador para classe médica, principalmente, para os psiquiatras, também retirou a homossexualidade da condição de distúrbio mental.
1993 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) retira o termo "homossexualismo" (que da idéia de doença) e adota o termo homossexualidade.
O Conselho Federal de Psicologia (CPF) divulgou nacionalmente uma resolução que estabelece normas para que os psicólogos contribuam, através de sua prática profissional, para acabar com as discriminações em relação à orientação sexual.
É importante lembrar que sob o ponto de vista legal, a homossexualidade não é classificada como doença também no Brasil. Sendo assim, os psicólogos não devem colaborar com eventos e serviços que se proponham ao tratamento e cura de homossexuais, nem tentar encaminha-los para outros tratamentos. Quando procurados por homossexuais ou seus responsáveis para tratamento, os psicólogos não devem recusar o atendimento, mas sim aproveitar o momento para esclarecer que não se trata de doença, muita menos de desordem mental, motivo pelo qual não podem propor métodos de cura.
Existe uma infinidade de teorias psicológicas e biológicas tentando explicar a origem da homossexualidade. As teorias psicológicas, assim como as biológicas são abundantes em opiniões e afirmações. Entretanto, nada de definitivo foi apresentado até o momento. E penso que, se este é um estado mental, nenhuma conclusão mais será necessária a não ser esta.
Como se disse anteriormente, a homossexualidade é um estado psíquico. O indivíduo homossexual não faz opção por ser homossexual. Ele apenas é e não pode, ainda que queira, mudar isso. Ele pode sim, fazer uma opção no sentido de negar esse impulso e tentar viver como heterossexual. Mas isso tem um impacto negativo para o pleno desenvolvimento emocional do indivíduo. Trata-se de uma situação muito mais comum do que se imagina. O impulso sexual que um heterossexual tem por sua parceira é o mesmo que um homossexual tem por seu parceiro do mesmo sexo. O que muda é o objeto.
A questão de ser a homossexualidade um desvio ou não está mais ligada a fatores culturais, econômicos e religiosos. Todos sabemos que, conforme as necessidades de uma determinada cultura, os valores mudam.
2007-01-08 13:20:09
·
answer #1
·
answered by Renata 6
·
1⤊
0⤋
Nascer com um pé torto é doença? A resposta de um é a resposta do outro.
2007-01-08 19:34:59
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não!!!!!!!!!
O preconceito sim ; parece um vírus ou uma doença hereditária q/ passa de pai p/ filho...
Temos q/ nos preocupar c/ o rumo do caráter de nossos filhos e não c/ a sua opção sexual.
..."Uma coisa não tem nada haver com a outra".
2007-01-08 18:33:12
·
answer #3
·
answered by »- Preta -» 5
·
1⤊
0⤋
Bom, o YR é um jogo mais de opiniões do que de soluções, rsrsrs.
A hossexualidade, até meados dos anos 60 era considerada doença e doença mental, contudo, feita uma revisão no CID (Código Internacional de Doenças), passou a ser classificada como uma desordem psicológica. Nos dias atuais, cada vez mais correntes ideológicas trabalham para que a homossexualidade seja vista como mais um gênero sexual, além do masculino e do feminino.
Contudo, a maneira como vemos algo não altera o que ele é. Podemos ver uma montanha e nos convencermos que ela é apenas um morro, mas ela continuará sendo uma montanha. A homossexualidade tem como característica o fato de que as pessoas que a têm, apesar de sofrerem por sua causa, não admitem que é algo anormal. A grande maioria é de opinião de que, se for uma doença, é uma doença da qual eles não fazem questão de serem curados.
Abraços.
2007-01-08 18:29:53
·
answer #4
·
answered by PAULO F 3
·
1⤊
0⤋
Se é doença, por que ninguém procura um remédio pra se curar?
2007-01-08 20:57:15
·
answer #5
·
answered by ArFil 5
·
0⤊
0⤋
Não, de forma alguma é uma doença. Já ouvi dizer que descobriram através de pesquisas que homossexuais têm o cérebro diferente dos heterossexuais. Loiros têm genes diferentes dos morenos e não são doentes. Então homossexuais não são doentes, eles só têm uma característica diferente, como muitas outras que as pessoas têm e ninguém comenta.
2007-01-08 20:06:42
·
answer #6
·
answered by Ameria B 1
·
0⤊
0⤋
Não,é opção sexual,escolha de qualquer indivíduo na maneira como vai se relacionar
2007-01-08 19:34:14
·
answer #7
·
answered by biroses_jovi 7
·
0⤊
0⤋
Na minha opinião é uma disfunção hormonal não sei se é considerado doença
2007-01-08 18:32:56
·
answer #8
·
answered by Carlos A 2
·
0⤊
0⤋
Opinião você terá muitas
Mas "solusão"... vai ficar faltando.
Agora, respondendo sua pergunta:
Homossexualismo é uma opção de satisfação sexual.
No entanto, você terá no decorrer das respostas, umas
que dirão" é doença", "é falta de vegonha", e outros dirão: "vá a igreja, isso é coisa do capeta" etc.
Mas acredito que a pessoa tem o direito de procurar sua melhor forma de se satisfazer sexualmente, sem bloqueios, sem preconceitos, sem medo, e com responsabilidade.
2007-01-08 18:25:39
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Boa noite!
Não considero doença opção sexual.
Bjus*
2007-01-08 18:24:35
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋