boto - nasce em aguas doces de rios de grande porte
golfinho - nasce no mar
aparentemente sao muito semelhantes, mas nao sao os mesmos animais.
2007-01-08 09:34:15
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Muitas pessoas ficam intrigadas se existem diferenças entre golfinhos e botos. Explicações envolvendo a ocorrência de golfinhos para a água salgada e dos botos para a água doce são as mais comuns. Entretanto, não existem diferenças anatômicas para separar golfinhos de botos, pois este é um problema de terminologia regional e não de anatomia ou fisiologia. Em um país de grandes dimensões territoriais como o Brasil, é comum que alguns termos ganhem força de uso em determinadas regiões e, com o tempo, passem a reverenciar um objeto, animal ou planta que, em outras regiões do país, são referidos com outro(s) termo(s). Os exemplos mais fáceis de lembrarmos são os semáforos de trânsito, também chamados de faróis ou sinais ou sinaleiras; a mandioca típica de muitos pratos da família brasileira, também chamada de macaxeira ou de aipim; e a mexerica, também conhecida como tangerina ou bergamota. O mesmo ocorre com os termos golfinho e boto. Neste último caso, tradicionalmente procura-se seguir as comunidades caiçaras. Ao longo da costa brasileira é comum que pescadores chamem de "botos" os animais semelhantes aos golfinhos que tradicionalmente conhecemos, e que são encontrados apenas nas proximidades da costa. Aqueles que são encontrados em águas afastadas da costa são chamados de "golfinhos". O mais curioso nisso tudo é que os pescadores conseguem distinguir as diferentes espécies de golfinhos da costa brasileira pelo local onde elas podem ser encontradas. Por exemplo, o boto-cinza ou tucuxi marinho (Sotalia fluviatilis) pode ser encontrado desde Santa Catarina até o Amapá, ao longo de praticamente todo o litoral brasileiro. Como são encontrados próximos à costa, são chamados de botos. O golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus), o famoso Flipper do seriado de TV, tem distribuição em águas costeiras de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul. Nessas regiões o golfinho-nariz-de-garrafa é chamado de boto. Por outro lado, a partir de Santa Catarina, até o nordeste brasileiro, esta espécie ocupa águas mais afastadas da costa. Nestas outras regiões, é conhecido como golfinho ou caldeirão, em função de sua coloração cinza-escura. Portanto, é comum seguirmos esta padronização de terminologia caiçara.
2007-01-08 09:39:41
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
O boto é de água doce e o golfinho de água salgada =0)
2007-01-09 03:07:28
·
answer #3
·
answered by . 6
·
0⤊
0⤋
Boto são de água doce,Golfinhos água salgada
2007-01-09 01:39:51
·
answer #4
·
answered by xxxx 7
·
0⤊
0⤋
eu acho que o boto vive no rio e o golfinho no mar.
2007-01-08 15:50:36
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Nenhuma. Boto é apenas o nome dado em geral aos golfinhos que vivem no rio. Porém existem golfinhos de rio que também vão ao mar como o Tucuxi, por exemplo.
2007-01-08 13:15:14
·
answer #6
·
answered by taitacheetahbm 2
·
0⤊
0⤋
O boto vive na água doce e o golfinho vive na água salgada.
2007-01-08 11:01:07
·
answer #7
·
answered by Jonathan Capixaba 2019 7
·
0⤊
0⤋
Os botos são cetáceos de água doce, enquanto os golfinhos são marinhos!
2007-01-08 09:44:51
·
answer #8
·
answered by irenecarvalho 2
·
0⤊
0⤋
Primeira coisa: essa pergunta esta no lugar errado... Boto e golfinhos sao mamiferos, nao peixes....
Boto - agua doce; golfinho - agua salgada.
2007-01-08 09:42:05
·
answer #9
·
answered by Gil RJ 5
·
0⤊
0⤋
O boto é um mamífero da ordem Cetacea, nativo da Amazônia e das costas do Atlântico e Pacífico, parecido com um golfinho. Os botos são os únicos mamíferos dessa ordem vivendo exclusivamente em ambientes de água doce, sendo considerados por alguns zoólogos como as espécies atuais mais primitivas de baleias.
Gêneros
O boto-cinza, golfinho-tucuxi ou tucuxi (Sotalia fluviatilis, da família Delphinidae) é dividido geralmente em duas subespécies, uma marinha e outra fluvial. A marinha, S. f. guianensis, distribui-se no Atlântico, a partir de Florianópolis (Santa Catarina) para o norte. A aquática, S. f. fluviatilis, vive nos rios da Amazônia.
O boto-de-Burmeister (Phocoena spinipinnis, da família Phocoenidae) é marinho, e vive a partir de Santa Catarina, para o sul.
O boto-vermelho ou apenas boto, (Inia geoffrensis, da família Platastanidae), de água doce, é endêmico dos rios da Amazônia, e está colocado na categoria vulnerável da UICN.
Também vulnerável (ameaçado no Brasil) é o boto-cachimbo, toninha ou franciscana (Pontoporia blainvillei, Platastanidae), marinho, que vive desde o Espírito Santo, para o sul.
Os golfinhos ou delfins são animais mamíferos cetáceos pertencentes à família Delphinidae. São perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, existem 37 espécies conhecidas de golfinhos, dentre os de água salgada e água doce. A espécie mais comum é a Delphinus delphis.
São nadadores privilegiados, às vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. Sua alimentação consiste basicamente de peixes e lulas. Podem viver de 25 a 30 anos e dão à luz a um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e os seres humanos.
Sua excelente inteligência é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro é possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, exceto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução. Possuem o extraordinário sentido de ecolocalização ou biosonar ou ainda orientação por ecos, que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas presas.
Géneros e espécies
Golfinho-de-Hector (Cephalorhynchus hectori)
Delfim-comum (Delphinus delphis)
Golfinho-roaz (Tursiops truncatus)
Golfinho-pintado-pantropical (Stenella attenuata)
Golfinho-do-crepúsculo (Lagenorhynchus obscurus)Nota: Alguns membros da família dos golfinhos são designados popularmente como baleia ou boto; por outro lado, há golfinhos que não pertencem à família Delphinhodae, como por exemplo o golfinho do Ganges.
Cephalorhynchus
Golfinho-de-Commerson, Cephalorhynchus commersonii
Golfinho-chileno, Cephalorhynchus eutropia
Golfinho-de-Heaviside, Cephalorhynchus heavisidii
Golfinho-de-Hector, Cephalorhynchus hectori
Steno
Golfinho-de-dentes-rugosos, Steno bredanensis
Sousa
Golfinho-corcunda-do-Atlântico, Sousa teuszii
Golfinho-corcunda-do-Índico, Sousa plumbea
Golfinho-corcunda-do-Indopacífico, Sousa chinensis
Sotalia
Boto-cinza, Sotalia fluviatilis
Tursiops
Gofinho-roaz, Tursiops truncatus
Golfinho-flíper-comum, Tursiops aduncus
Stenella
Golfinho-pintado-pantropical, Stenella attenuata
Golfinho-pintado-do-atlântico, Stenella frontalis
Golfinho-rotador, Stenella longirostris
Golfinho-clímene, Stenella clymene
Golfinho-listrado, Stenella coeruleoalba
Delphinus
Delfim-comum, Delphinus delphis
Golfinho-comum-de-bico-longo, Delphinus capensis
Golfinho-comum-de-bico-muito-longo, Delphinus tropicalis
2007-01-08 09:36:42
·
answer #10
·
answered by WebMaster 7
·
0⤊
0⤋