o cortiço de aluizio de azevedo , tem linguagem simples e um tanto vulgar mas e bem engraçado , tambem sempre cai sobre ele no vestibular vale a pena
2007-01-08 09:29:19
·
answer #1
·
answered by Bruna R 2
·
0⤊
0⤋
1. Xógum de James Clavell- conta a história de um capitão holandês que naufraga no Japão medieval, no ano de 1600. Em seguida ele se ve no meio de uma intriga militar pelo poder entre dois senhores feudais (daimiôs) e se torna um importante pivô da disputa. A história é baseada em fatos reais: em 1600 dois imensos exércitos se enfrentaram na mais sangrenta batalha da história japonesa; a Batalha de Sekigahara. Vale a pena ler e descobrir por que um europeu se tornou a chave dessa história.
2. Não Verás País Nenhum de Ignácio de Loyola Brandão-conta a uma história que se passa em São Paulo; no futuro onde há falta de água, o calor é intenso e o país é dominado por uma ditadura ferrenha que controla a vida de todos. O que mais assusta nesse livro é a sua atualidade, falasse até do confisco da Amazônia pelas potências estrangeiras. É um livro assustador, escrito em 1984 como resposta ao livro de George Orwell, 1984, escrito em 1948.
3. Sidarta de Herman Hesse-é a história de um brâmane, a mais alta casta da sociedade indiana, que tenta alcançar a iluminação, ele acredita que so aprendendo todo o conhecimento e assim produzir sabedoria ele poderá alcançar a Iluminação. A história é belíssima, levou o Nobel de literatura de 1948, este Sidarta acaba, no meio da história, conhecendo Sidarta Gautama, o Buda. Hesse leva o leitor a compreender as atitudes do personagem e consegue transmitir uma sensação de paz, mesmo nos maiores conflitos.
4. Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez-conta a saga de um colombiano que tena sobreviver junto com a sua família, entre as dificuldades físicas e místicas de um ambiente impressionante. ünico latino americano a levar o Nobel de literatura.
5. Os Irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévski-fala dos conflitos entre um pai e seus três filhos, numa Rússia feudal do século XIX, Nessa história Dostoiévski emprega a sua filosofia muito influenciada pelo seu amigo Friedrich Nietzsche, um dos mais importantes filósofos do século XIX. Fiódor cria em seu romance o Homem-idéia (Ivan Karamazov), um personagem capaz de criar suas próprias idéias e regras, podendo até desprezar as regras convencionais da sociedade. Um personagem interessantíssimo.
6. Maíra de Darcy Ribeiro-trata de dois núcleos que se interrelacionam, criando uma história incomparável na literatura brasileira. Mayra é um deus indígena que com a ajuda de Micura protege o seu povo. No lado menos mitológico da obra há um jovem índio que havia sido adotado por um padre, e que foi para Roma para seguir o sacerdócio, mas o rapaz passa por uma contradição e desiste então ele volta para junto da sua aldeia. Darcy Ribeiro critica a exploração das comunidades indígenas e explora a cultura indígena além do seu limite. Eu recomendo a leitura dessa obra.
7. Mocidade Morta de Gonzaga Duque-fala de um grupo de pintores brasileiros que no século XIX tentam atravessar a barreira imposta pelas academias. É uma dura crítica ao academicismo, que favorecia filhos de políticos e da elite que nem sempre eram bons artistas. Gonzaga Duque foi o primeiro crítico de arte brasileiro a mostrar o lado sujo das academias e concursos.
8. Inocência do Visconde de Taunay-escrita no século XIX, fala de um naturalista europeu que se embrenha no sertão brasileiro, atrás de espécimes de insetos desconhecidas para a ciência, ele acaba conhecendo um sertanejo e se depara com um Brasil muito diferente do encontrado em cenas urbanas. Inocência é uam bela jovem sertaneja que está prestes a se casar e o seu pai é o sertanejo que dá hospedagem ao cientista europeu.
9. O Estrangeiro de Alberto Camus-fala de um francês que deois de assistir o enterro da sua mãe, faz amizade com o seu vizinho que estava metido com um grupo de argelinos, a história se passa na Argélia quando ainda era colônia francesa. Ele sem querer mata um argelino e se ve envolvido por uma onda de absurdos possíveis no tribunal. A História está fincada no Existencialismo, movimento filosófico e literário que criticava o absurdo na vida humana e buscava a libertação da humanidade, assim é o persomagem desse livro. que exemplifica um dos movimentos filosóficos mais importantes do século XX, liderado além de Camus, também por Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir.
10. Cândido ou Do Otimismo de Voltaire-obra que trata do universo filosófico de uma das mais importantes personalidades do século XVIII, ele não criou idéias, ele as propagou por toda a França e que resultou, alguns anos depois da sua morte, na Revolução Francesa em 1789. Crítico da Igreja e do Estado Absolutista, foi um dos mais importantes líderes, junto de Diderot, do movimento intelectual que criou a Enciclopédia, com objetivo de abranger todo o conhecimento humano. Sua obra conta a história de Cândido um jovem que roda o mundo atrás de sua amada.
2007-01-11 16:25:49
·
answer #2
·
answered by Arans 3
·
0⤊
0⤋
Confidências de um inconfidente - Tomas Antônio Gonzaga.
2007-01-09 11:19:47
·
answer #3
·
answered by Ambiental 5
·
0⤊
0⤋
Cem anos de solidão:
paidéia
Menino do engenho
macunaima
O mulato
O cortiço
Dom casmurro
Memórias póstumas de Braz cubas
O Quinze
O menino do dedo verde
Ilíada
Odisséia
Os Sertões....... e muitos outros............
2007-01-09 11:01:21
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A Selva,de Ferreira de Castro.
Amazonia 10.000,00 anos,de Antonio Loureiro.
2007-01-09 10:21:12
·
answer #5
·
answered by Radikal Chick 2
·
0⤊
0⤋
Um dos melhores livros que li ultimamente é "O Conceito Zero" de A. J. Barros. É um romance empolgante que lembra os de Dan Brown e é também um brado de alerta contra o perigo de internacionalização da Amazônia. Muito bem documentado! Todos os brasileiros deveriam ler e meditar.
2007-01-08 10:27:11
·
answer #6
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
0⤋
Acerte o seu alvo - Bob Mumford
Firme seus valores - Charles Swindoll
A fonte da minha vida - Charles Stanley
Uma vida com propósitos - Rick Warren
2007-01-08 09:44:47
·
answer #7
·
answered by baretta 6
·
0⤊
0⤋
A hora da estrela-Clarice Lispector;
O apanhador no campo de centeio-J.D.Sallinger;
O profeta-Kalil Gibran;
Veronika decide morrer_Paulo Coelho;
Mensagens-Fernando Pessoa.
2007-01-08 09:43:07
·
answer #8
·
answered by Daniella YR 7
·
0⤊
0⤋
BNM - Brasil Nunca Mais e Feliz Ano Velho.
2007-01-08 09:37:10
·
answer #9
·
answered by Andrea Marcondes 2
·
0⤊
0⤋
Lincoln- Esse desconhecido..de Dale Carnegie.
2007-01-08 09:30:53
·
answer #10
·
answered by Cristine 2
·
0⤊
0⤋
" A longevidade do cérebro "
2007-01-08 09:26:52
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋