Portugal foi o primeiro país a ter sucesso na expansão. As razões desse pioneirismo podem ser assim resumidas:
Portugal possuia uma posição geográfica privilegiada em relação ao Atlântico.
Possuia condições técnicas para a expansão marítima, sesenvolvidas desde o governo de D. João I, no centro náutico fundado por seu filho, o infante D. Henrique, em Sagres, sul de Portugal.
Possuia um grupo mercantil próspero e ávido de lucros.
(A crise do século XIV que, no geral, agravou o comércio na Europa, beneficiou a burguesia portuguesa. Isso porque os comerciantes italianos fugiram das rotas terrestres - amedrontados com os saques e revoltas - e preferiram as rotas marítimas, mais longas, porém mais seguras. Tais rotas passavam por Sevilha, Porto e Lisboa. este contato estimulou o comércio em Portugal e também os comerciantes, por controlarem uma rota exclusiva e assim deterem o monopólio das especiarias, fontes de tais lucros para os italianos).
Possuia um Estado centralizado, o que permitia tanto maior controle sobre as revoltas de servos - e nobres - como maior capacidade de arrecadação de tributos, necessários para o financiamento da expansão.
Esta centralização se consolidou no século XIV, com D. João de Avis.
Com a Revolução de Avis, portugal superava a Idade Média (...). A nobreza submetia-se ao trono e o monarca defendia os interesses dos grupos mercantis. A aliança rei-burguesia onsolidava-se com a centralização do poder e com a criação de condições favoráveis para a expansão do comércio. Abria-se um caminho para as grandes navegações lusitanas.
(Amad Costa e Itaussu Melo - Hist. do brasil - Scipione)
2007-01-08 04:18:22
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
4⤊
2⤋
Foi a Ilha de Creta do Período Minóico (segundo milênio a.C.), responsável pelo primeiro império marítimo da História, às vezes chamado de "Talassocracia Cretense".
2007-01-08 15:04:31
·
answer #2
·
answered by tubalcain1733 7
·
2⤊
0⤋
se bem me lembro da aula de história foram os portugueses .
agora o pq eu não sei
2007-01-08 12:59:10
·
answer #3
·
answered by Curiosa 2
·
1⤊
0⤋
portugal
primeiro pra brincar de navegar
mas na primeira deu pra ver
q tinha muita coisa esperando la fora
q era só pegar e trazer pra casa
2007-01-08 12:32:44
·
answer #4
·
answered by jaderdavila 6
·
2⤊
1⤋
China:
A expansão marítima chinesa no século XV
Por Jin Guo Ping e Wu Zhiliang
(Publicado em Macau, III Série, nº 13, Fevereiro de 2003, pp. 98-112)
Adaptado para Girafamania
http://www.sergiosakall.com.br/asiatico/zheng-he.htm
"As expedições de Zheng He foram uma proeza sem precedentes na história da navegação marítima da China e do Mundo. Foram atos de Estado, onde se reuniam os fatores político, diplomático, militar e econômico.
À primeira vista, poderiam bem parecer operações no âmbito da diplomacia chinesa. Mas na realidade, para além da vertente diplomática, estava mais uma imperiosa necessidade interna: a do reconhecimento e confirmação pela nação chinesa, da legitimidade do Imperador Yongle.
Zheng He, o maior navegador da história da China, comandou sete expedições marítimas em um período de quase três décadas (1405-1433). Formadas por alguns dos maiores barcos do mundo da época e por uma tripulação que atingia quase trinta mil homens, as suas embarcações navegaram pela Ásia Marítima, o Índico e a costa oriental da África.
As armadas imperiais sob o comando de Zheng He constituíram uma expansão marítima sem antecedentes na história da China antiga, tornando-a a primeira potência naval do Mundo quinhentista. A destruição dos arquivos oficiais levaram, no entanto, a que os possíveis motivos do arranque e do abandono dessa expansão permaneçam na densa nebulosidade histórica e historiográfica..."
2007-01-08 12:27:47
·
answer #5
·
answered by Sorcière 2
·
3⤊
2⤋
Foi Portugal. Esse foi o primeiro Estado Nacional formado da Europa. Essa centralização facilitou a sistematização de sua expansão. Também, Portugal já tinha estudos relacionados a geografia, o que permitiu sua expansão, pois sabiam que a Terra era redonda graças a esses estudos. Outro motivo foi econômico, pois Portugal estava impedido de comerciar no mar Mediterrâneo, que estava dominado pelo monopólio das províncias itálicas. Com a queda de Constantinopla, no século XV, os árabes começaram a cobrar altos impostos para comerciar. Assim, Portugal era obrigado a buscar nova rota até as Índias para comerciar o que era valioso na época: as especiarias.
2007-01-08 18:06:08
·
answer #6
·
answered by yuridemetal 1
·
1⤊
1⤋
Os suecos que eram os vikings, encontra-se barcos milenares no fundo do mar.
2007-01-08 17:30:10
·
answer #7
·
answered by manoxanxa 7
·
1⤊
1⤋
Discordo que tenha sido Portugal. Fenícios já utilizavam embarcações, gregos e egípcios idem. Os vikings, exploravam a costa canadense.
Portugal foi o primeiro país a sair à procura das "especiarias" via Oceano, já que por terra, havia problemas e guerras com os muçulmanos ( naquela época já incomodavam), com a invenção das caravelas. E obtiveram êxito.
O feito de Portugal foi "globalizar" o comércio, contrariando as teses dos vermelhos barbudos, que isso é coisa do FHC. Globalização teve início na idade média, portanto é coisa mais velha que o comunismo. Só que esse, mesmo muito mais moço, já morreu, caduco.
Canela, pimenta , cravo, valiam o mesmo que ouro, pois naquela época era a forma de conservar carnes e alimentos durante um tempo maior, já que geladeira só apareceria séculos depois, nos Estados Unidos.
Foi a famosa procura para o caminho para as Índias, conseguida por Vasco da Gama.
2007-01-08 16:41:19
·
answer #8
·
answered by Gilberto C 5
·
1⤊
1⤋
Portugal foi o pioneiro, em busca de novas terras e rotas para o mercado comercial.
2007-01-08 16:03:57
·
answer #9
·
answered by Lin 4
·
1⤊
1⤋
Portugal. Tornou-se um país absolutista mais rápido, Ausência de guerras e posição geográfica. Outra coisa que facilitou foi a invenção da caravela, que permitia longas viagens no mar.
2007-01-08 14:05:03
·
answer #10
·
answered by Natasha 6
·
1⤊
1⤋