Existe um engano largamente difundido na interpretação da relação entre massa e energia. Esta relação é freqüentemente interpretada como significando que massa e energia podem ser convertidas uma na outra, ou seja, que uma parte da massa de um corpo ou de um sistema pode desaparecer se no processo surgir uma certa quantidade de energia. Então, além da massa, também a energia seria uma grandeza não conservada. No espírito dessa interpretação argumenta-se que a quantidade de massa que desapareceu, Dm = 0,0024 u, chamada de defeito de massa, desapareceu justamente porque se transformou na quantidade de energia E = (Dm)c² = 2,2244 MeV, exatamente aquela que aparece na radiação gama. Assim, a radiação gama não transporta inércia e, sim, energia (e momentum linear, mas esse não vem ao caso agora), portanto, o conteúdo inercial do sistema não é conservado e a energia do sistema não é conservada. O erro dessa interpretação, em termos físicos, é o seguinte: a energia que aparece na radiação gama já estava presente no estado inicial do sistema, caracterizado pelo fato de o próton e o nêutron estarem livres um do outro (ou seja, não ligados um ao outro) e em repouso. A energia inicial do sistema deve ser, portanto, a soma das energias de repouso do próton e do nêutron, que são ambas positivas. O estado final do sistema é caracterizado pelo dêuteron em repouso e pela radiação gama se afastando dele. A energia de repouso do dêuteron deve ser a soma das energias de repouso do próton e do nêutron, que são ambas positivas, mais a energia potencial de ligação entre eles, que é negativa. Portanto, a energia de repouso do dêuteron é menor do que a soma das energias de repouso do próton e do nêutron livres e em repouso. A diferença na energia aparece no outro constituinte do sistema no seu estado final, a radiação gama. Por isso é que se afirma, acima, que a energia da radiação gama já estava presente no estado inicial do sistema. Nenhuma energia foi criada no processo. E energia é conservada. Na teoria da relatividade especial, a massa de repouso pode não se conservar, mas o conteúdo de inércia deve se conservar. A energia de repouso pode não se conservar. Mas a energia total deve se conservar.
2007-01-08 01:04:25
·
answer #1
·
answered by boiler_viewer 6
·
3⤊
1⤋
Logico que é pssível, só que para isso você tem que estar preparado para um grande desprendimento de emergia ou um grande consumo de energia.
Alguns se baseiam na lei da troca equivalente, para responder isso, pois para se criar algo temos que sacrificar algo de igual valor...
Isso quer dizer... para gerar massa através da energia, é preciso gastar a mesma proporção de energia gerada pelo tipo de matéria que você queria criar.
Levando em consideração que 1 mol de H tem aproximadamente 6 x10^23 atomos... e que apenas um átomo com segue gerar tamanha energia desprendida como visto na bomba atômica...
imagine a quantidade de energia para gerar 1 grama de H.
2015-04-03 09:44:40
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
TRANFORMAR MASSA EM ENERGIA!!
QUEIMA PAPEL Q VC FAZ ISSO!
2007-01-11 10:31:44
·
answer #3
·
answered by brunno 2
·
0⤊
0⤋
Não é possível!!!
Se a resposta fosse afirmativa, dois princípios fundamentais da ciência, os princípios da conservação da massa e da energia, não seriam rigorosamente válidos. Na melhor das hipóteses, seriam aproximadamente verdadeiros. Além disso, se E=mc2, DE=Dmc2 e a razão DE/D m=c2. Como c, a velocidade da luz no vácuo é um número real, c2 é sempre positivo. Se em um sistema houvesse transformação de energia em massa, DE seria negativo, Dm seria positivo e a razão DE/Dm seria negativa, o que mostra a inconsistência do raciocínio. Ok?
2007-01-10 07:00:43
·
answer #4
·
answered by Rafael Ribeiro 2
·
1⤊
1⤋
Segundo um livro meu, para se formar uma partícula da antimatéria é preciso que a energia se converta em massa: quando um raio gama perde energia, são criados um elétron e um antielétron(pósitron), a energia se converte em massa, mas a atração elétrica faz com que os pósitrons tenham uma vida curta. O processo inverso é a aniquilação de matéria com antimatéria, em que toda a massa é convertida em energia.
2007-01-08 04:11:31
·
answer #5
·
answered by Natasha 6
·
0⤊
0⤋
é assim, Energia é a massa multiplicada por velocidade da luz ao quadrado...............a velocidade muito alta faz com que as coisas se comportem como energia.....os fotons se comportam como energia pq vagam na velocidade da luz.......os eletrons tb se comportam como energia muitas vezes(energia eletrica e energia eletromagnetica)..............agora, pode haver transformaçao de luz em materia, pois a luz quando bate num atomo pode arrastar seus eletrons.........assim é possivel converter materia em energia e vice versa.......quando uma bomba atomia explode, ela consegue transformar materia em pura energia..........................e no big bang, a energia foi transformada em materia
2007-01-08 01:10:22
·
answer #6
·
answered by Scully 4
·
0⤊
0⤋
eu juro que se eu soubesse eu te respondia essa!
;*
2007-01-11 04:32:58
·
answer #7
·
answered by thaís 3
·
0⤊
1⤋
Segue o mesmo processo, a mesma lei. É possível criar matéria a partir de energia, mas isso vem de processos não tão fáceis de controlar. Uma vez que se cria uma partícula material, gasta-se E = mc2 para criar uma partícula de massa m. Pode acontecer com radiação gama que "decai" para um elétron e um pósitron, ou outro processo similar com píons ou múons. Mas não pode ser feito (pelo que sei) de maneira controlada, pela vontade do ser humano.
2007-01-08 03:00:25
·
answer #8
·
answered by Oráculo 4
·
0⤊
1⤋
eu tb concordo....
2007-01-08 01:08:36
·
answer #9
·
answered by Nivinha 2
·
0⤊
1⤋
É possível. A bomba atômica é um exemplo disto. Você tem massa sendo transformada em energia. No núcleo atômico esta transformação é comum. Por exemplo, a massa do próton e do nêutron quando estão livres é maior do que quando estão juntos no núcleo do átomo. Nesse caso parte da massa é transformada em energia de ligação entre os prótons e nêutrons.
2007-01-08 05:13:41
·
answer #10
·
answered by Ednilton S 2
·
0⤊
2⤋