Aerografia (Airbrush)
Ainda existe muita gente que nunca ouviu falar em aerografia.
Airbrush, ou aerografia como é chamada em português, é uma técnica de pintura onde se utiliza uma pequena pistola ligada a um compressor de ar para produzir jatos de tinta.
Apesar de estarmos expostos a esta técnica, principalmente na publicidade (antes da computação gráfica, o aerógrafo era ferramenta fundamental para retoques fotográficos, trabalhos de hiper-realísmo, ou arte fantástica), é um instrumento do qual não se fala muito.
Consta que sua primeira aparição se deu em retoques fotográficos, e logo o instrumento foi relacionado à arte comercial. Com o florescimento da cultura de massa, e principalmente seu auge na publicidade, este equipamento foi introduzido no campo das belas artes.
Atualmente existem trabalhos feitos com aerógrafo em todas as galerias do mundo, e seus preços são comparados a trabalhos feitos com pincel, mas nem sempre foi assim...
Sua aceitação em certos círculos de artistas foi muito lenta, pois era considerada uma arte mecânica. As objeções não se referiam tanto à qualidade alcançada em seus trabalhos, mas a razões mais teóricas. O artista não estabelece contato direto com a superfície de trabalho no ato da pintura... Suas origens na arte comercial não se perdoam facilmente.
Existem muitas variações nas proporções de tinta e ar, assim como na distância entre a pistola e a superfície de trabalho, cujo domínio exige bastante técnica, e independe do talento para desenho. Recortar as máscaras para então produzir o trabalho final, pode ser considerado uma arte por si só.
Alguns sites:
http://www.propaint.hpg.ig.com.br/index2.html
http://www.artemagica.com/
http://www.sobresites.com/pintura/aerogra.htm
2007-01-10 00:45:47
·
answer #1
·
answered by Vinicius Feio 7
·
0⤊
0⤋
Ir para: navegação, pesquisa
Fotografia tirada em 11 de novembro de 2004 no Rio de Janeiro.Grafite ou Graffiti (do italiano graffiti, plural de graffito) significa "marca ou inscrição feita em um muro", e é o nome dado às inscrições feitas em paredes desde o Império Romano.
Fotografia tirada em 11 de novembro de 2004.Graffiti é a designação para a pinturas feitas em muros e paredes na rua. O graffiti salta aos olhos nos grandes centros urbanos. É considerado por muitos como um acto de vandalismo, uma vêz que suja as paredes de inúmeros edíficios, muitas vezes edíficações históricas. Muitas vezes confundidas como pixações que só tem a intenção de danificar muros, "marcar territórios" de gangues, fazer protestos e até declarar uma frase para uma pessoa o graffiti é diferente disso pois seu objetivo é expor desenhos como se fossem pinturas onde o quadro é a paredes. O graffiti está ligado a movimentos como o movimento hip-hop. Enquanto para as mentes manipuladoras tentam passar a imagem de que os seguidores desses movimentos tentam mascarar impulsos de vandalismo com discursos de vitimização, na realidade esta expressão legítima é utilizada como veículo para se revelar realidades oprimidas, realidades essas sem força perante pressões governamentais por vias polícas. Desta forma, o que é vandalismo para muitos é um considerável instrumento de protesto contra as condições das classes menos previlegiadas para outros que nesta expressão encontram forma de obrigar a cidade a contemplar a sua miséria.
Exemplo da diversificação de estilos. Porto-Portugal
[editar] Termos e gírias
writter - artísta que pinta graffitis.
pixação - forma de graffiti criado em são paulo, com caligrafia específica, e suas próprias regras. É totalmente independente do graffiti hip-hop, sendo ainda a forma de graffiti mais praticada na capital paulista.
bebs - bonecos que adornam ou compõem os grafitis.
bite - dar bites, imitar o estilo gráfico de outro.
bombing - grafite que se realizam rapidamente, pouco adornados e com letras pouco elaboradas, geralmente arredondadas.
caps - cápsulas que se colocam na saída das latas de spray. Existem caps específicos para cada tipo de traço pretendido.
crew - conjunto de writters que usualmente pintam juntos, existindo nos seus trabalhos uma assinatura ou sigla que identifica esse colectivo.
cross-out (ou cross) - pintar algo (traço, tag ou desenho) sobre um trabalho alheio.
detonado - local ou parede cheia de bombing.
fill-in - preenchimento (simples ou elaborado) do interior das letras de um throw-up ou piece.
hot - parede ou zona repleta de graffitis; zona de grande risco para os writters fazerem o seu trabalho.
kings - writter experiente, grande número de trabalhos realizados. O contrário de toy.
outline - contorno das letras desenhadas.
piece - grafite em cores, bastante elaborado. Normalmente constituído por fundos trabalhados, letras estilizadas e adornadas com caracteres.
queimar spots - cobrir uma parede ou uma zona com trabalhos de pouca qualidade.
tag - assinatura do writter.
taggar - escrever a tag do writter junto a sua obra simplesmente para marcar o sitio em questão.
toy - writter inexperiente. O contrário de king.
throw-up - actividade do writter quando este se limita a tagar paredes.
wall of fame - muro de grandes dimensões pintado com uma sequência longa de pieces.
wild style - graffiti caracterizado por uma forte estilização das letras, tornando-o praticamente ilegível.
degrade - mudança de cores nos pieces, geralmente do branco a uma cor escura.
chock wave - modo de pintar um piece, usando gradualmente, ondas dentro dele.
spot - lugar onde se pratica graffiti
pico do bom - lugares onde são bons para os writters fazerem seu trabalho, tranquilamente fazer seu piece.
[editar] Ver também
2007-01-12 06:49:50
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
aerografo. mas tb se pinte a erografo em tela e outros suportes mais
2007-01-11 12:03:40
·
answer #3
·
answered by davidman1073 2
·
0⤊
0⤋
Aerografia
2007-01-10 06:46:07
·
answer #4
·
answered by Sandy Y 2
·
0⤊
0⤋
Acho que é "aerografia" pois é feito com o "aerógrafo".
2007-01-08 08:52:44
·
answer #5
·
answered by Scout 2
·
0⤊
0⤋