Estudo mostra que a democracia está plenamente consolidada no Brasil. As instituições democráticas, entretanto, são vistas com extrema desconfiança pelos cidadãos, que não confiam em partidos políticos, Congresso Nacional, governo, Justiça e polícia. E esta desconfiança vem aumentando com o passar do tempo. O aparente paradoxo, que aponta para o aumento da confiança na democracia e, ao mesmo tempo, para o crescimento da desconfiança em suas instituições representativas, é a principal conclusão da pesquisa. Ficou demonstrado que as pessoas cada vez mais aderem à democracia, mas não confiam, na prática, em que suas instituições possam melhorar a vida delas. Na sua opinião por que os cidadãos não se sentem, de forma alguma, representados por suas instituições?
2007-01-08
00:04:33
·
10 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Governo e Política
➔ Participação Civil
Parece que as pessoas não sabem ler direito, ou apenas leem o que querem ler. Para entender a pergunata temos que ler também o texto. A pergunta em si é: Porque a população desconfia das instituições democráticas ao mesmo tempo que eles confiam na democracia no Brasil.
"Estudo mostra que a democracia está plenamente consolidada no Brasil. As instituições democráticas, entretanto, são vistas com extrema desconfiança pelos cidadãos, que não confiam em partidos políticos, Congresso Nacional, governo, Justiça e polícia."
Partindo do pressuposto que os brasileiros não sabem ler ou apenas leem o que querem, me parece que elas não entenderam a pergunta do pesquisador. Ou seja, existe um paradoxo no pensamento do brasileiro entre acreditar na democarcia e não acreditar nas instituições democrátis pq o brasileiro é não sabe o que é uma coisa e nem outra e, pior, não entende o que é perguntado.
2007-01-08 01:26:53
·
answer #1
·
answered by Marcelo 3
·
0⤊
0⤋
É muito simples: As instituições democráticas em nosso país dão razões de sobra para que exista essa desconfiança.
Vide Sindicatos, Vide a OAB, vide a ABL, vide A UNE, vide o Congresso, para não ser mais estenso.
2007-01-08 08:12:47
·
answer #2
·
answered by Alberto Bento 7
·
1⤊
0⤋
Por causa da corrupção e da falta de transparência
2007-01-09 00:13:47
·
answer #3
·
answered by The Dark Knight 5
·
0⤊
0⤋
Rodrigo, você vive no Brasil? Acompanha as atitudes dos canalhas,safados dentro do Senado e do Congresso?Aquilo ali você você chama de democracia?
Meu caro prefiro o comunismo a esta "democracia", onde bandidos se instalaram no poderes e roubam em nome da lei, leis criados pelos mesmos vagabundos, que são eleitos por a maioria de um povo medíocre que se vende por uma cesta de alimentos em um país que comida deveria sobrar nas mesas.
ABAIXO A IMUNIDADE PARLAMENTAR.
2007-01-08 20:32:45
·
answer #4
·
answered by welpitico 5
·
0⤊
0⤋
É mesmo? Porque será Hein?
2007-01-08 10:51:14
·
answer #5
·
answered by gil 5
·
0⤊
0⤋
Lamentavelmente, nos países tercerizados, especialmente o Brasil, os representantes do povo defende os interesses da burguesia, ficando as camadas menos favorecidas para ser lembradas na época das eleições. Certamente, esse comportamento é uma ramificação do passado. É muito comum, até mesmo em instituição religiosa os melhores cargos para os mais ricos não importando o grau de escolaridade ou se o individuo dar conta ou não de desempenhar tal função. E o mais curiosos é que essas pessoas passam a ter domínio sobre a autoridade que representa o povo. Isso acontece muito no nosso legislativo e executivo e as veses até na justiça.
2007-01-08 08:44:53
·
answer #6
·
answered by jeocolmeia 3
·
0⤊
0⤋
pela mesma razaum que um marido de uma prostituta naum se sente seguro em relaçao a fidelidade sexual de sua mulher
2007-01-08 08:40:41
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ignorância, senso-comum e falta de senso crítico.
No meu condomínio existe um síndico que a reunião mal começa e as pessoas o metralham com absurdos, do tipo:
Eu pago X de condomínio e porque que o elevador está com a lâmpada queimada à 1 dia?
Eu pago X de condomínio e porque a fachada não foi limpa ontem?
Eu pago, eu pago, eu pago e blá blá blá...
Como se o síndico não fôsse morador e quisesse que o prédio 'se explodisse'.
O cara comprou um carro novo agora, adivinha qual o buxixo que está rolando pelos corredores do prédio?
A verdade é uma só: Vamos votar em alguém para cuidar por nós? Sim. E depois.
Mete o malho nele, porque ele tá recebendo pra isso...
povinho medíocre, não?
2007-01-08 08:39:40
·
answer #8
·
answered by Mandarax 5
·
0⤊
0⤋
É uma pergunta um pouco óbvia, pois boa parte dos contribuintes se sente injustiçada quando não enxerga bem o retorno do dinheiro (diga-se muito dinheiro!) pago ao Estado em educação de qualidade, saúde de qualidade, altas tarifas de transporte, justiça lenta e altamente burocrática etc.
Parece que o cidadão deve muito mais ao Estado do que o mesmo que precisa retribuir para a melhora de vida do cidadão. Conclusão: os direitos e deveres no Brasil não estão completamente consolidados.
P.S.: quase me esqueci de citar a corrupção presente em quase (sou otimista) todas as instituições brasileiras, como a polícia, governo, empresas controladas pelo Estado, etc. Como dá pra não desconfiar delas?
Aliás, existe uma instituição em particular que tenho um carinho especial: chama-se Impunidade. Como ela pode existir no nosso País? Nós, brasileiros, temos medo de julgar alguém? É isso? Porque absolvê-los? Não faz o menor sentido.
2007-01-08 08:23:01
·
answer #9
·
answered by Jonas Mur 3
·
0⤊
0⤋
Porque suas ações não são divulgadas com minucia. é como uma comissão de formatura que se nega a apresentar suas contas.
2007-01-08 08:14:03
·
answer #10
·
answered by archi 3
·
0⤊
0⤋