English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

-ajudar a formar quadros no interior desses países e no exterior, tendo em conta a realidade de cada país.
-O caso de Angola, a guerra acabou a quatro anos. as pontes continua partidas as estradas destruidas e a miséria mantém-se. Apesar de existirem alguns erros de governação fruto das sequelas da guerra os antigos donos de guerra (EUA e Ex-URSS) que forneciam armas, deviam e devem agora fornecer maquinarias para ajudar a reconstruir estradas e pontes. O angolano é inteligente capaz de dominar qualquer técnica. O Angolano manejou misséis Stinger e diverso armamento , tripulou e tripula aviões de guerra sofisticados o Angolano é especial. Esses senhores devem sim dar ajuda necessária para que esse país se desenvolva.

2007-01-07 22:56:04 · 11 respostas · perguntado por JOCA 1 em Ciências Sociais Economia

11 respostas

Ô Joca,
é muito óbvio o porquê...
As empresas transnacionais não investem grandes somas de dinheiro em tecnologia à toa não... a intenção é lucrar com ela!
Daí que, quando tais empresas se instalam em países terceiro-mundistas, a intenção é de apenas utilizar mão-de-obra barata e não trazer desenvolvimento para o país que as abrigam. O ideal seria que os países do terceiro mundo exigissem, por meio de contratos, que as empresas transferissem as técnicas utilizadas e abrissem mão das patentes se quisessem abrir suas filiais em território estrangeiro, mas se eles fizessem isso, desestimulariam investimentos internacionais deixando de criar postos de trabalho, já escassos hoje em dia...
A transferência só acontece quando a tecnologia fica obsoleta mas aí já não mais trará muitos benefícios como outrora... uma pena!

Beleza?

2007-01-07 23:43:10 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Nunca ouviu falar da troca desigual? Pois é! Os países pobres por norma produzem bens agrícolas no estado primário ( pois não possuem industrialização competitiva), os quais em regra exportam para os países industrializados ( mais ricos!) para os transformarem. .Estes, depois de os converterem em produtos manufaturados finais, voltam a vendê-los aos países pobres. Claro que o valor do produto final já transformado e pronto a consumir é mais elevado do que a matéria prima produzida pelos países subdesenvolvidos, pelo que neste negócio o balanço é sempre negativo para os países pobres.
Ou seja, se os países ricos em vez de importarem as matérias primas, transferissem para os pobres a tecnologia necessária para neles ser feito o produto final, lá lhes ia a mais valia que sustenta o neocolonialismo das suas multinacionais e a ganância dos seus sistemas financeiros.
Claro que existe sempre a desculpa que para usar a tecnologia é necessária uma mão de obra qualificada, coisa que é dificil de encontrar nos países pobres. No entanto, enquanto nada for feito para quebrar este ciclo, nomeadamente a criação nestes países de acções de formação e desenvolvimento dos seus recursos humanos, os países ricos sempre vão explorando uma mão de obra barata e extraindo as matérias primas que lhes convém.
Depois admiram-se que hajam conflitos e que os países desenvolvidos sejam invadidos por uma imigração desenfreada que lhes causa graves problemas sociais.

2007-01-08 18:38:45 · answer #2 · answered by R Campos 5 · 0 0

Concordo! Alias na minha opinião não deveria existir guerras,
pois quem sofre no momento da crise e depois é a populaçao!
e qto ajudar outros paises em crises, acredito que se o fizessem seria por interesses proprios!
É dificel questionar este campo, uma vez que estamos nos
tornando verdadeiros animais irracionais.

2007-01-08 11:06:28 · answer #3 · answered by ladeira 3 · 0 0

JOCA, não se esqueça que vivemos em um mundo capitalista. Isso explica muito bem essa sua questão. Por que os países desenvolvidos teriam tal atitude se eles podem vender ao invés de simplesmente dar. Hoje, infelizmente, vivemos a lógica do quanto mais melhor. É por isso que somos obrigados a conviver com a miséria e a segregação em países africanos, com a guerra em países arábes e com a fome de milhões de pessoas aqui no Brasil. Apesar de termos mihões de pessoas vivendo muito abaixo da linha da pobreza aqui no Brasil, nosso país sempre está oferecendo ajuda a outros países. Não é incrível. Enquanto se ajuda outros países milhões de brasileiros morrem de fome. Não que eu seja contra a ajuda, somente acho que deveríamos primeiro resolver nossos problemas.

2007-01-08 08:50:09 · answer #4 · answered by Mandrake 2 · 0 0

A resposta é simples, caro amigo, é pelo mesmo motivo que os políticos daqui não dão apoio a classe mais pobre: não é interessante para eles. Pense comigo que, não seria interessante para uma outra nação ver as crianças do país vizinho estudando, se tornando pessoas melhores, saindo da miséria e marginalidade, crescendo e evoluindo com a economia do país, acabando com a fome e aproveitando melhor os recursos oferecidos por sua pátria. Isso é egoísmo mesmo, para manter o poder e a superioridade sobre os outros países. Pense se não é isso? Concorda? Se houver uma guerra (coisa que os EUA têm pavor de acontecer, por isso mataram Sadan e caçam como loucos o Bin Laden, agora estão a beira de detonar a Coréia do Norte) o país mais desenvolvido e provido de tecnologia sairá na frente. Os menos desenvolvidos sucumbirão diante dos grandes, a menos que se unam a ele. Viu o motivo?

Abraços!

2007-01-08 07:12:07 · answer #5 · answered by Vinícius Stutz 2 · 0 0

Põrque eles preferem VENDER a sua tecnologia para os outros ... e azar de quem não puder comprar.
Muuuito injusto.

2007-01-08 07:07:44 · answer #6 · answered by Gica 3 · 0 0

porque isso equilibraria a disputa pelo poder no mundo...
E quem está por cima não quer igualdade...

2007-01-08 07:05:26 · answer #7 · answered by Saquinho de Pipoca 3 · 0 0

Também acho injusto o que ocorre na Angola. Assim como eu acho injusto a Inglaterra ter deixado suas minas em Moçambique mesmo depois da guerra lá ter acabado( quer dizer acabou, mas depois voltou). E também acho injusto que Portugal tenha iniciado a Dívida Externa no Brasil e não tenha pago.
A grande verdade é que não existe justiça. Os países ricos falam de solidariedade, de união. A ONU fala da partilha entre os povos. Mas na verdade a justiça e a solidariedade não existem e a ONU não passa de um fantoche nas mãos dos EUA.

2007-01-08 07:04:02 · answer #8 · answered by Ronaldo d 5 · 0 0

Porque eles não iam ter a quem explorar!!!

2007-01-08 07:00:21 · answer #9 · answered by Bia__ 3 · 0 0

acabariam com sua hegemonia no mercado, alem do mais, não é interessante que todos tenham o mesmo nivel de intelectualidade e riqueza, onde estaria nesta minstura de cultara a "lei" da "oferta e procura" iriamos acabar com a economia global.

2007-01-08 06:59:31 · answer #10 · answered by Andweb net 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers