Nem pra uma coisa nem pra outra.
Incluir é compreender, alcançar com a inteligência. Sem isso não há inclusão.
Tanto para que haja inclusão, quanto para que haja integração não basta só colocar a criança na sala de aula regular.
Precisa de toda uma estrutura pedagógica e de apoio de pessoal especializado. Como é o caso do tradutor do brailler e da libras.
2007-01-09 08:15:09
·
answer #1
·
answered by Janaína 4
·
0⤊
0⤋
Enquanto as escolas não pagarem bem aos professores, oferecerem cursos especiais a esse nova modalidade de educação ( em Pedagogia não existia essa habilitação), colocar menos alunos em salas de aula, equipar a escola com recursos didáticos mais atraentes, não será possivel fazer a inclusão e nem a integração.
E mais: a sociedade precisa educar seus filhos para não deixar só nas mãos do pobre e querido professor!
2007-01-08 14:00:15
·
answer #2
·
answered by Vanessa 5
·
1⤊
0⤋
Nem as escolas e nem os profissionais estao preparados para o processo de inclusao, pois as escolas devem dar acesso as varias deficiencias e sindromes, o q mtas vezes nao acontece. Para um cadeirante é preciso de uma rampa, um autista atividades que façam com q sua interacao com o ambiente seja constante e permanente. A maioria dos educadores, nao tem formaçao ou informacoes sobre deficientes e sindromes, o que acaba gerando a insegurança do educador. Temos que observar que uma escola inclusiva, nao é so aquela que aceita o aluno deficiente, mas aquela q adapta a sua rotina com as necessidades do aluno, fazendo assim com que ele realmente seja inserido no processo educacaional.
2007-01-09 01:18:33
·
answer #3
·
answered by encucad 2
·
0⤊
0⤋
Eu diria que algumas, existem escolas especiais aqui na minha cidade que fazem esse tipo de trabalho voltado á criança especial portadora de diferentes necessidades especiais... outras até que se esforçam embora acabem ocasionando em inclusão marginal, daquelas que trabalham em prol dessa inclusão e não contam com profissionais capacitados de forma a propor a interação e aceitação desse aluno especial no contexto educacional... trata-se de uma inclusão que coloca á margem e acaba excluindo, diria que falta interesse por parte das políticas públicas em estarem contratando mais psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e outros profissionais interessados em ver brotar o potencial desses serezinhos desacreditados que muito podem em seu potencial... resta a esse pais lutarem por esse direito(existe uma lei que assegura o deficiente no seu direito á educação digna e de qualidade), batalharem mesmo para que modifique essa situação no nosso país...
2007-01-07 23:50:53
·
answer #4
·
answered by Sil 5
·
0⤊
0⤋
Prá mim, quando se inclui, integra também...não?
2007-01-07 17:08:56
·
answer #5
·
answered by frankestein 6
·
0⤊
0⤋
Não, não estão. E isso não é ruim.
2007-01-07 16:49:11
·
answer #6
·
answered by Betinha 7
·
0⤊
0⤋