Não sei exatamente o que pretendes saber Jushow, contudo, vou enumerar ligeiramente alguns dos principais tipos de "porralouquice" a que todos somos sujeitos:
1) Alienação - O mesmo que alheação, enlevo, arrebatamento ou em se tratando do campo da Psiquiatria. a alienação mental. No campo da Filosofia, é o processo ligado essencialmente à ação, à consciência e à situação dos homens, e pelo qual se oculta ou se falsifica essa ligação de modo que apareça o processo (e seus produtos) como indiferente, independente ou superior aos homens, seus criadores ou seja, o estado, condição ou produto de alienação. Segundo Hegel é o processo essencial à consciência e pelo qual ao observador ingênuo o mundo parece constituÃdo de coisas independentes umas das outras, e indiferentes à consciência — independência e indiferença serão negadas pelo conhecimento filosófico. Já segundo Marx (criador do marxismo), é a situação resultante dos fatores materiais dominantes da sociedade, e por ele caracterizada sobretudo no sistema capitalista, em que o trabalho do homem se processa de modo que produza coisas que imediatamente são separadas dos interesses e do alcance de quem as produziu, para se transformarem, indistintamente, em mercadorias. No geral é a falta de consciência dos problemas polÃticos e sociais. Em Psiquiatra é qualquer forma de perturbação mental que incapacita o indivÃduo para agir segundo as normas legais e convencionais do seu meio social, nesse caso, é chamada alienação mental, ou simplesmente alienação.
2) Paranóia - O mesmo que demência, loucura. No campo Psiquiátrico e é o mesmo que Psicopatia, de que há várias formas clÃnicas, caracterizada pelo aparecimento de ambições e de suspeitas que se acentuam, evoluindo para delÃrios persecutório e de grandeza estruturados sobre bases lógicas. Não há, aparentemente, interferência sobre outros aspectos do pensamento e da personalidade do indivÃduo.
3) Esquizofrenia - Em Psiquiatria e o termo que engloba várias formas clÃnicas de psicopatia e distúrbios mentais próximos a ela (distúrbio esquizotÃpico). Sua caracterÃstica fundamental é a dissociação e a assintonia das funções psÃquicas, disto decorrendo fragmentação da personalidade e perda de contato com a realidade. Esquizofrenia hebefrênica, em Psiquiatria é uma forma de esquizofrenia observada, em geral, em adolescente, e que se caracteriza por distúrbios da afetividade, regressão e hipocondria.
4) Loucura - à o estado ou condição de louco. O mesmo que insano mental, que realiza ato próprio de louco. Também é a falta de discernimento, ou irreflexão, por absurdez, insensatez ou doidice, enfim, tudo que foge à s normas, que é fora do comum, como praticar uma grande extravagância, por isso mesmo, serve para designar uma pessoa, animal ou coisa a que se devota grande amor ou entusiasmo (por exemplo, tenho em meu apartamento uma plaquinha, em forma de coração, que mandei escrever: “Benvinda ao meu hospÃcio. Sou louco por você".
5) Demência - Em Psiquiatria, é qualquer deterioração mental, ou seja, o mesmo que afrenia, afrenesia, atimia. Também é chamado o procedimento insensato, de dementação e amência.
2007-01-07 14:35:40
·
answer #8
·
answered by Origem9Ω 6
·
0⤊
0⤋