CARACTERÍSTICAS GERAIS DA APRENDIZAGEM DE CARL ROGERS
Nesta abordagem considera-se os enfoques encontrados predominantemente no sujeito. A proposta Rogeriana é identificada como representativa da psicologia humanista e denominada terceira força em psicologia. "O ensino centrado no aluno" é derivado da teoria, também Rogeriana, sobre personalidade e conduta. É centrada no desenvolvimento e personalidade do indivíduo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade.
O professor em si não transmite conteúdo, da assistência, sendo um facilitador de aprendizagem.
Para Rogers, pode-se identificar três tipos gerais de aprendizagem:
·Cognitiva- que resulta no armazenamento organizado de informações na mente do ser que aprende
·Afetiva- que resulta nos sinais internos ao indivíduo e pode ser identificada com experiência tais como: prazer e dor, satisfação ou descontentamento, alegria ou ansiedade.
·Psicomotora- que envolve respostas musculares adquiridas por meio de treino e prática.
A abordagem Rogeriana é basicamente humanística e visa a aprendizagem pela pessoa "inteira"; uma aprendizagem que engloba os três tipos gerais(cognitiva, afetiva e psicomotora).
A fenomelogia de Rogers é bastante semelhante com a psicologia de GeorgeKelly(1993). Para Kelly também é uma abordagem humanística pois visa a aprendizagem do indivíduo "como um todo".
A abordagem de Rogers resulta de uma longa experiência que teve com pessoas, pois era psicólogo. Essa abordagem é centrada no aluno e na sua potencialidade para aprender.
A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM SEGUNDO ROGERS
Rogers vê a facilitação da aprendizagem como o objetivo da educação.
Rogers tem como princípio :
·que o aluno tem o desejo natural de aprender e que esta é uma tendência na qual se pode confiar
·que a aprendizagem é significante porque provoca uma modificação no comportamento do indivíduo, quer nas suas atitudes e na personalidade. E, quando o aluno percebe que o conteúdo é relevante para atingir certo objetivo, ele aprende mais depressa
·a aprendizagem que envolve mudança na organização do eu, na percepção de si mesmo, pode ser ameaçadora aos valores que a pessoa já tem, daí a resistência a este tipo de aprendizagem
·há também as aprendizagens que ameaçam o eu, essas aprendizagens são externas. Rogers deu o exemplo do aluno fraco em leitura que, por causa dessa deficiência já sente ameaçado e não progride.
·grande parte da aprendizagem é adquirida através de atos. Um dos meios mais eficazes de uma boa aprendizagem é colocar o aluno em confronto direto com problemas práticos
·a aprendizagem é facilitada quando o aluno participa, vive cada uma de suas escolhas, formula seu próprio problema...
·a aprendizagem que envolve a pessoa como um todo, não uma aprendizagem apenas cognitiva mas, uma aprendizagem que envolve tanto o cognitivo como afetiva da pessoa
·a independência, a criatividade e auto confiança são fundamentais para ajudar o aluno a ser independente, criativo e auto-confiante
·a aprendizagem socialmente mais útil é aquela que o indivíduo tem que aprender a aprender. Rogers pensa que essa aprendizagem é a constante busca de conhecimento.
O ENSINO NA PERSPECTIVA DE ROGERS
Rogers diz ter uma reação negativa perante o ensino. Uma delas é a seguinte: O que é ensinar? Isto é até que ponto de observação “superior” do professor, precisa o aluno saber? Outra pergunta é: O que deve abranger o curso?
Rogers duvida que um professor possa realmente ter certeza de sua resposta. Para ele qualquer resposta dada a essa pergunta desta natureza supõe que tudo aquilo que é ensinado, é aprendido, e aquilo que é apresentado é assimilado.
Então qual é a posição de Rogers no processo educativo, deve ser a facilitação das mudanças e da aprendizagem. Atitudes que, no entender de Rogers, caracterizam o facilitador de aprendizagem são:
·Autenticidade no facilitador da aprendizagem
·Prezar, aceitar e confiar
·Compreensão empática
.
ASPECTOS MAIS IMPORTANTES DA PEDAGOGIA NÃO-DIRETIVA
·Papel da escola - estar bem consigo mesmo e seus semelhantes
·Conteúdo - conteúdos secundários
·Método - professor facilitador
·Relação professor - aluno - centrado no aluno visando formar sua personalidade
·Manifestações na prática pedagógica- o inspirador pedagógico é Rogers, mais psicólogo que educador, influência grande, parte dos orientadores e psicólogos
METODOLOGIA
Rogers parte do pressuposto que o ensino é uma “atividade sem importância enormemente supervalorizada”.(1972, pg.103)
Cada educador eficiente, por sua vez, deve desenvolver um estilo próprio para “facilitar” a aprendizagem dos alunos.
Da uma olhada nesse site
2007-01-07 19:26:06
·
answer #1
·
answered by sandra d 5
·
0⤊
0⤋