English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

"Há duas razões principais para afirmar que a criação e o abate de animais são errados. Primeiro há a questão das condições em que os animais são mantidos. Aqui o problema é o sofrimento de um animal enquanto vivo, mais que o fato de sua morte. Em segundo lugar está o próprio ato de matar, dar cabo da vida de uma criatura que, de outra forma, teria um futuro decente.
É possível lidar com a primeira questão apenas se assegurando que o animal seja mantido em boas condições. Muita gente preocupada com o bem-estar dos animais come carne de frango de granja e carneiros criados soltos (...). Entretanto, isso ainda deixa aberta a segunda razão para o vegetarianismo: a objeção ao ato de matar. Mas e se conseguíssemos criar animais que não tivessem interesse na própria sobrevivência, poderia ser errado privá-los de uma existência que eles nunca souberam possuir?"

Fonte: Livro "O Porco Filósofo", de Julian Baggini.

2007-01-07 12:54:28 · 6 respostas · perguntado por Hudson 3 em Artes e Humanidades Filosofia

6 respostas

Vegetarianismo nao esta ligado só a imoralidade de matar ou as pessimas condiçoes de vida animal. isso é a vertente politica e esta muito mais ligado ao movimento de liberaçao animal (que é vegano e nao vegetariano), do que aos vegetarianos (vegetarianos podem comer ovos, leite e mel, usar sabao e couro de origem animal, logo escravizam animais tambem).
Muitas pessoas nao comem carne porque se sentem melhor nao comendo. Tem gente que digere mal carne. Ou que nao gosta do gosto.
Mas voltando a sua questao, eliminar um eventual livre-arbitrio que o animal tenha nao torna a sua utilizaçao enquanto alimento mais moral... Um suicida quer morrer e nem por isso a gente vai lá e come ele né?
Agora se o desejo do bichinho for virar comida...
Mas sabe que eu acho esse tipo de programaçao muito mais imoral que o assassinato de animais? Nao sei se bichinhos pensam e sentem como a gente, mas se assim for, é horrivel a ideia de destruir isso deles... Ainda que nossos metodos de criaçao e escravizaçao acabem fazendo isso de um jeito ou de outro...

2007-01-07 18:43:58 · answer #1 · answered by ladytron 4 · 0 0

Um autêntico vegetariano não é quem não come carne, mas quem não ingere nenhum tipo de proteína animal, que inclui leite e ovos.
Animais podem ser criados e abatidos sem sacrifícios. O abate de suínos e frangos, por exemplo, é feito com os animais desmaiados por choque elétrico. Assim, são abatidos desacordados. Não experimentam portanto, a agonia da morte
Os efeitos desse tipo de abate podem ser percebidos pela qualidade e sabor da carne. Até a coloração possui um melhor aspecto.

Felicidades.

2007-01-08 11:53:03 · answer #2 · answered by Chester 6 · 0 0

Eu sou vegetariana,e o que me entristece em pensar na possibilidade de me alimentar de um animal é saber que ele precisa perder a vida para tal.Ainda que o próprio bicho não se importasse com isso,eu continuaria me importando,pois a vida é preciosa e merece ser preservada.

2007-01-08 11:37:11 · answer #3 · answered by ffffffer123456 5 · 0 0

Não.

2007-01-08 07:23:34 · answer #4 · answered by Will Kung-Fu 2 · 0 0

Primeiro nunca poderíamos obter isso. O instinto mais básico de todo o ser humano é a sobrevivência. Mas se conseguíssemos isso. Eu não comeria por que continuaria matando o animal para alimentarmos. Mas se tivesse uma maneira de comer o animal que morreu por razões que não me afetariam não seria tão ruim.

2007-01-07 22:29:56 · answer #5 · answered by Roger 5 · 0 0

Hudson,

Sou vegetariana e me dou muito bem assim!
Quanto a carneficida aí tô fora!
Faço apenas a minha parte, não dá para mudar esse sistema, já tentei e me danei!


Boa Sorte e parabéns pelo assunto!

2007-01-07 21:12:58 · answer #6 · answered by Malukety em movimento 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers