English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Melancolico, fleumatico, sanguineo e colerico.

2007-01-07 12:10:25 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

3 respostas

SANGUÍNEO

Qualidades – Comunicativo, destacado, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, compreensivo, crédulo.

Defeitos – Fraco de ânimo, volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso.

MELANCÓLICO

Qualidades – Habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado.

Defeitos – Egoísta, amuado, pessimista, teórico, confuso, anti-social, crítico, vingativo, inflexível.

COLÉRICO

Qualidades – Enérgico, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso.

Defeitos – Iracundo, sarcástico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensível, astucioso.

FLEUMÁTICO

Qualidades – Calmo, tranqüilo, cumpridor de deveres, eficiente, conservador, pratico, líder, diplomata, bem-humorado.

Defeitos – Calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido, desmotivado


APARENCIA

O melancólico já é, com muita freqüência, reconhecível pelos olhos. Ele olha o mundo com pouco interesse; seus olhos, portanto, não costumam estar muito abertos - as pálpebras ficam mais ou menos cerradas, como se seu portador estivesse muito cansado para levantá-las.

O fleumático se caracteriza preponderantemente por suas formas, pelo fato de em seu rosto, principalmente nas faces, tudo tender mais ao esférico e arredondado, o que em geral resulta numa expressão facial amável e bondosa. O queixo arredonda-se para baixo, e o "queixo duplo", muitas vezes existente, de certa forma repete na parte adiposa a forma do primeiro, que na realidade tem uma modelação óssea. Em casos excepcionais, tem-se a impressão de que essa parte carnosa do rosto poderia continuar a reproduzir-se, como se a forma do queixo quisesse arredondar-se pela terceira vez.

Em geral os olhos do sangüíneo brilham como pedras preciosas lapidadas e móveis. Gostam de estar sempre ocupados em ver o mais rapidamente possível tudo o que existe em redor, sendo por isso bem abertos e atentos a todas as direções. Nos traços fisionômicos encontra-se geralmente uma certa tensão. Os lábios parecem estar sempre prontos a dizer algo, e a língua corresponde a esta tendência. A boca costuma ser bem modelada; não tem deformidade e nada denuncia do hermetismo tão facilmente esboçados pelos lábios do melancólico. A pessoa sangüínea acompanha de boa vontade uma narrativa que a interessa, mas faz freqüentes trejeitos fisionômicos pelo fato de lembrar-se imediatamente de situações semelhantes - que ela quer, tão logo haja oportunidade, relatar também.

No colérico, a primeira característica a chamar-nos a atenção será geralmente a mandíbula angulosa e um tanto proeminente. É comum pertencer-lhe uma boca firmemente cerrada - quando não existe exatamente um motivo para abri-la amplamente. Em muitos casos, também os olhos, nesse temperamento, podem ser cativantes. Deles podem irradiar todo brilho e o fogo interior da personalidade, de forma até mais intensa do que nos outros temperamentos

2007-01-08 00:56:44 · answer #1 · answered by ♥Erika♥ 6 · 0 0

Florzinha, aí vai um pouquinho (pouquinho??!! rsrs) de cada temperamento!


Sangüíneo

O pequeno sangüíneo pode ser facilmente reconhecido por sua amigável e incansável tagarelice. Tem uma personalidade cativante. O mundo é seu palco e ele se exibirá ou servirá de palhaço para conseguir o centro das atenções. Isso muitas vezes o torna desagradável, principalmente na adolescência. Seu sorriso de vitória o livra de muitas broncas e tem a tendência de tentar se ajeitar na vida sendo o amigão de todos. Os sangüíneos são crianças ousadas, que adoram trepar e subir em tudo, são do tipo que age para depois pensar. Um fato interessante sobre este tipo de temperamento é que os sangüíneos parecem sempre ansiosos em agradar os outros. Eles desejam ser obedientes e agradáveis, mas são levados pela sua curiosidade. Além disso se esquecem facilmente dos castigos passados e não consideram os problemas que sua desobediência possa acarretar. O sangüíneo tem muita dificuldade em brincar sozinho. Ele tem tamanho interesse em gente que é muito importante para ele: irmãos, irmãs ou vizinhos com quem brinca. Ele adora compartilhar a si mesmo e repartir seus brinquedos para conseguir novos amigos. Sua natureza amigável pode se transformar em súbita irritação quando algo o aborrece. A explosão é semelhante a uma erupção vulcânica, mas ele se desculpará e pedirá perdão. O sangüíneo raramente é um bom aluno devido ao seu constante estado de inquietação. Para ele, o pior castigo é ter que ficar sentado, sem se mexer. Provavelmente possui a capacidade mental para aprender, mas sua natureza indisciplinada impedirá que constitua bons hábitos de estudo. Ele deve ser ensinado desde cedo a se disciplinar em todas as áreas da vida e a permitir que o Espírito Santo faça uso de seu potencial. Um menino sangüíneo será sensível às coisas espirituais. Ele tem um coração aberto e responde positivamente àqueles que o amam. Todavia, pode oscilar entre comunhão e falta de comunhão com Deus por ser um seguidor sem fortes convicções, mas geralmente está sempre disposto a se arrepender e começar de novo.

Colérico

É o temperamento da independência. O colérico gosta de fazer as coisas sozinho, sem ajuda. A criança colérica é bastante auto-suficiente, o problema é quando isto atrapalha sua dependência de Deus. Ao contrário do fleumático, o colérico proclamará em alta voz e bem zangada a sua desaprovação e depois o mostrará de maneira prática. Ele é facilmente reconhecido por sua determinação. Tal vontade forte não é um impedimento ao crescimento espiritual se os pais a quebrarem enquanto a criança ainda é pequena. O que deve ser quebrado é a vontade do colérico, não o seu espírito. O jovem que tem uma vontade forte completamente sujeita a Deus será grandemente auxiliado pela força de seu caráter a enfrentar as tentações daquela idade. Ele tem em si o potencial de se tornar um líder de grande influência, em vez de um simples seguidor. Uma característica deste temperamento que freqüentemente vem a tona é a linguagem brusca e sarcástica. Por ser autoconfiante, nem sempre preocupado em agradar os outros, o colérico diz o que pensa, mesmo que seja ofensivo. Enquanto as crianças pequenas são honestas e diretas naturalmente, a criança colérica chega a ser brutal. Esse tipo de embaixador o porá a prova para ver até onde você o deixa ir. O colérico é melhor controlado quando é colocado em funções que exigem responsabilidade, ele precisa ter áreas específicas de responsabilidade e liderança, obviamente sob os olhares cuidadosos e a orientação do conselheiro. A criança colérica deve ser levada a Cristo até no máximo doze anos, ou as probabilidades de uma decisão ao lado de Cristo se tornam bem pequenas. Essa característica deve-se ao fato de ser autoconfiante e auto-suficiente.

Melancólico

Este temperamento pode conter num mesmo pacote os maiores dons e as depressões mais profundas. Deus dotou o melancólico de uma mente brilhante e da capacidade de ser um pensador profundo e criativo. Sua natureza sensível e artística é freqüentemente afetada por suas atitudes para com outras pessoas e pelas atitudes das outras pessoas para como ele. É bem fácil o melancólico se sentir magoado ou inferiorizado, bem como crer que outras pessoas não gostam dele. Ele sofre sob um complexo de inferioridade. Os país bem como o conselheiro devem ajudar o melancólico a superar esse problema. Devido á sua natureza sensível e tendência ao perfeccionismo, não consegue suportar as criticas e tende a afundar mais ainda em seu comportamento de inferioridade. O negativismo é um hábito no qual caímos facilmente e é melhor quebrar esse hábito enquanto ainda somos jovens. Muito embora o melancólico seja o mais dotado, ele será o último a reconhecer este fato. Seu autoconceito é muito fraco e ele se entrega freqüentemente a pensamentos de fracasso e incapacidade. O líder tem a função de ajudá-lo ainda bem cedo a perceber que Deus lhe concedeu talentos e capacidades. A criança melancólica coloca alvos muito altos para si mesma, e quando estes não são alcançados, fica muito deprimida. O jovem melancólico pode ser o último a se casar em sua família. Ele terá dificuldade em encontrar alguém que atinja seus padrões perfeccionistas e idealistas para um cônjuge.

Fleumático

O embaixador que dá mais prazer em cuidar pode ser aquele cujo temperamento predominante é o fleumático, pois ele é naturalmente quieto, tranqüilo e complacente. Por não exigir muito tempo e atenção, os país e líderes acabam não lhe dando o tempo de carinho e brincadeira de que tanto precisa. O fleumático não é muito expressivo, pode até mesmo demorar mais para aprender a falar. Seu lema é: "Para que me esforçar demais?" Devido ao seu temperamento introvertido, as fraquezas do fleumático podem não se mostrar tão prontamente, especialmente quando ele ainda é novo. Uma vez que seu maior problema é a falta de motivação, ele pode contornar as dificuldades logo no primeiro ano de vida. Sim, você há de notar suas tentativas de ignorar suas ordens de arrumar-se, parar de fazer determinada coisas. Uma outra fraqueza que aflige o fleumático é sua avareza ou egoísmo. Uma das maiores alegrias que um fleumático pode ter é ser bem sucedido em se implicante e provocador. Isto pode ser uma diversão agradável ou pode ser sua maneira de se vingar de algo que o incomoda. A estratégia do fleumático é provocar por bastante tempo, até que a pessoa que está incomodando acabe por rir ou estourar e perder a autoridade. Ele provoca só pelo prazer de provocar. À medida em que este temperamento alcança a adolescência, ele pode se isolar de seu grupo etário e de atividades que o beneficiariam social e espiritualmente. Ele deve ser estimulado a participar e não apenas a assistir. Ele terá muito que oferecer à sociedade mas precisará de um provável empurrão para se desenvolver. É importante que ele aprenda a ser responsável durante a fase de crescimento, de modo a desfrutar de sua liberdade ao atingir a maturidade. Depois de ter lido sobre estes comportamentos, você pode ter dificuldade em identificá-los em crianças conhecidas. Isso se deve ao fato de que ninguém se encaixa perfeitamente na descrição de um único temperamento. Existem combinações. É certo que nem todas as combinações surgem com as mesmas proporções. Uma criança que seja 75% sangüínea e 25% colérica é muito diferente de outra que tenha suas proporções de temperamento invertidas. Com essa informação adicional você poderá fazer subdivisões nos temperamentos dos seus liderados.

2007-01-07 20:19:40 · answer #2 · answered by mayramarquez85 2 · 1 0

Quem é vc?............. è a melhor pergunta que eu já vi até hoje.
Sem dúvida.
Eu sinto..............saber descreve-los....??????
Melancólico ou fleumático??????
Sanguíneo ou colérico??????
São expoentes.
Amor ou ódio?????
Paixão ou desprezo?????
Sanguíneo ou colérico???????????
Tudo é sangue..... Vermelho.........Sou contra....
Sou melancólico.
Ermitão???????????
Falta da cara metade????
Desculpe....tô só........

2007-01-07 20:36:07 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers