Para o fundo, use chapas de 3 ou 6 mm, cola branca e pregos fininhos, com cabeça, para não rachar. Experimente numa sobra. Se rachar, corte a ponta do prego com alicate de corte. Assim o prego não vai "abrir" a chapa e sim "amassá-la", evitando rachaduras. Para a caixa do armário e para as portas, use chapas de 15mm presas com cavilhas de 6mm e cola branca. Pregos não resolvem em chapas mais grossas, pois irão rechá-la, a não ser que você fure antes com uma broca da gorssura do prego, o que vai comprometer a fixação. A estrutura so´ganhará firmeza após a colocação do fundo.
Se estiver usando MDF revestido de melamina, para o acabamento use a fita de borda que já vem com cola. É colada com o calor do ferro de passar roupa sobre um pano. Existe também a fita de borda sem cola, que é mais barata e terá que ser colada com cola de contacto, tipo "cola de sapateiro". É mais trabalhoso e demorado. Tiire o excesso com uma lâmina tipo "olfa" Para afiá-la deslize-a sobre a fenda formada por uma lixa fina(200 ou 400), dobrada em "V".
Se for usar dobradiças de pressão (também chamada "de copo", é preciso muito cuidado ao furar com a broca de 35 mm, pois pode atravessar para o lado de fora da porta. De preferência, use um suporte para a máquina de furar para ter mais precisão. Faça sempre testes em pedaços de sobras. As dobradiças devem vir acompanhadas de um gabarito de plástico para marcar a furação.
Se for pendurar na parede, é preciso colocar uma barra de reforço de mdf por dentro do fundo dp armário, rente à parte superior, na qual serão colocados os parafusos de fixação que entrarão nas buchas na parede,
Outra opção é fazer um suporte do tipo "mão de amigo", ou seja, duas travessas chanfradas em 45 graus, ficando uma presa rente â parte traseira superior do armário, que se encaixará na outra peça chanfrada, que ficará fixa na parede. Nesse caso, o fundo deverá ser colocado por dentro do arnário, fixando-o com cola branca em uma moldura presa em toda a volta do interior.
Se ficar no chão, não deixe de usar pés de apoio, pois o MDF, embora seja um aglomerado de melhor qualidade, não suporta água.
Espero ter sido claro.
Mais informações no "www.leomadeiras.com.br". Lá tem tudo o que é preciso.
Se quiser ver fotos de um dos armários que eu fiz, entre no "purgatorio.zip.net". Nesse armário, de 12 m2 que fiz no meu quarto, usei MDF de 18 mm para as portas, pois embora mais pesada, é mais fácil de furar com a broca de 35 mm sem atravessar a chapa.
Se você fizer o projeto antes e desenhar um plano de corte, a serraria cortará a chapa para você, nos tamanhos que desejar.
Algumas cobram o corte.
Bom trabalho.
2007-01-07 11:45:18
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
15mm, p/ não correr o risco de selar. não se usa prego, pode até usar cola, mais usa-se parafuso adequado para MDF. ok, boa sorte.
2007-01-08 04:00:45
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O MAIS ADEQUADO SERIA PARAFUSOS PARA VOCÊ PODER MONTAR OU DESMONTAR, MAS SE FOR PEQUENA A PEÇA EM MDF, NÃO PERCA TEMPO COM COLA,´PONHA PREGOS PEQUENOS E DEPOIS PINTE OU PONHA O VERNIZ QUE IRÁ PASSAR DESAPERCEBIDO!
2007-01-07 18:13:27
·
answer #4
·
answered by Renata 6
·
0⤊
0⤋
Parabéns, maramirim!! Fiquei impressionado. Como profissional de marcenaria, eu não poderia ter explicado melhor.
2007-01-07 13:47:58
·
answer #5
·
answered by poeta 6
·
0⤊
0⤋
Parafusos, pois pregos rompem as fibras do MDF, e cola não dá a resistência necessária...
2007-01-07 10:53:16
·
answer #7
·
answered by contracer 3
·
0⤊
1⤋