English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Que OUTROS MATERIAIS encontramos normalmente em estado LÍQUIDO SUPER-REFRIGERADO (abaixo de seu ponto natural de fusão)?

2007-01-07 08:21:08 · 8 respostas · perguntado por heitor_goulart 1 em Ciências e Matemática Física

8 respostas

O vidro, em temperatura ambiente, é um SÓLIDO AMORFO.

Dizer que "os vitrais de catedrais antigas são mais grossos na parte inferior porque o vidro é um líquido que escoa lentamente" é mais um MITO que circula não só entre o público leigo, mas também no meio científico.

Sólidos com estruturas desordenadas como a do vidro, que apresenta-se desordenado como um líquido - mas sem o movimento molecular característico da fase líquida (como se as moléculas do líquido tivessem seu movimento "congelado"), são chamados de amorfos (e, às vezes, de vítreos), em contraste com os sólidos cristalinos, que têm seus átomos dispostos em uma estrutura ordenada e repetitiva.

Alguns materiais podem mudar de uma estrutura cristalina para amorfa e vice-versa, de acordo com a temperatura, e este fenômeno está por trás da criação do CD regravável.

2007-01-07 12:42:38 · answer #1 · answered by Alberto 7 · 6 0

Não, o vidro está no estado está no estado sólido mas ele apresenta algumas caractrísticas de líquido, por ser um sólido amorfo, ou seja, não possui ordenação espacial regular de seus átomos (característica de líquidos) como os sólidos cristalinos. .

2007-01-07 17:12:10 · answer #2 · answered by Cack 2 · 3 0

Nao, o vidro eh um solido com estrutura amorfa. Fala-se que o vidro eh um liquido super viscoso sendo que sua viscosidade gira em torno de 10^-30, ou seja podemos considera-lo solido. Quanto aos vitrais das catedrais, com base mais larga jah foram feitos assim, pois suportam melhor seu peso, devido a base mais larga. Se a base mais larga tivesse ocorrido atraves de um processo natural, esse processo levaria milhares de anos, e como as catedrais foram construidas a poucos seculos isso nao seria possivel.
Vc deve estar falando em liquido super-refrigerado devido a viscosidade do vidro nao? Porem como jah disse o vidro eh um solido.

2007-01-15 13:13:19 · answer #3 · answered by Leonardo Noguchi 2 · 1 0

Temos alguns outros produtos com características parecidas a do vidro. Por exemplo, o mel de abelha e o melado de açúcar, podem ser quebrados enquanto estão escorrendo se batermos bem rápido naquele fio que escorre.

2007-01-09 13:40:50 · answer #4 · answered by jp 7 · 1 0

Primeiro: o que é ponto natural de fusão? Você precisa dessa definição. Você pode considerar a temperatura ambiente e pressão atmosférica ao nível do mar.

Nesse caso, olhe ao seu redor e você verá muitos materiais que estão abaixo do seu ponto natural de fusão. O plástico do seu teclado e do seu mouse estão no estado sólido, abaixo da sua temperatura de fusão.

Se você for para o continente Antártida, verá que lá a água está abaixo da sua temperatura de fusão, ela estará no estado sólido. Ela é um líquido super-refrigerado, de acordo com a sua própria definição.

O fato é que o vidro, ao ser aquecido, se torna cada vez menos viscoso. Não é que nem o gelo que chega a um ponto de fusão e vira água, aparentemente o vidro "vai se transformando" em fluido, tornando-se cada vez menos viscoso na medida em que a sua emperatura cresce. Daí a se imaginar que o vidro, na temperatura ambiente, equivale a um fluido com uma viscosidade muito grande. De certa forma essa idéia não está errada, porém as características físicas do vidro à temperatura ambiente como um fluido são completamente irrelevantes e só podem ser observadas em espaços de tempo muito grandes.
Do ponto de vista químico, o vidro não se ordena na forma de cristais, como os demais minerais sólidos.

2007-01-07 17:12:27 · answer #5 · answered by Dario 5 · 4 3

aCREDITO QUE NÃO, SE FOSSE ASSIM, TODOS OS MATERIAIS QUE ENCONTRAMOS NA NATUREZA SERIAM LÍQUIDO SUPER-REFRIGERADO, E ASSIM NÃO EXISTIRIA A EXPRESSÃO "ESTADO SÓLIDO"!!! E OS GASES, SERIAM LÍQUIDOS SUPER-AQUECIDOS??!!

2007-01-07 16:34:18 · answer #6 · answered by Mago do saber 2 · 3 2

MEIO AMBIENTE

As principais premissas do gerenciamento da questão ambiental no seio industrial da VIMINAS é a constante busca do desenvolvimento sustentável, ou seja, aquele que viabiliza o processo produtivo sem impactar o meio ambiente, permitindo então o uso de recursos naturais sem comprometê-los para as gerações futuras.

Os resíduos sólidos da empresa são encaminhados a aterros industriais, devidamente licenciados e de alta tecnologia de disposição final. O esgoto sanitário é tratado por fossas sépticas e filtros anaeróbios.

Efluentes líquidos oleosos, gerados em nossa oficina de manutenção, são submetidos a separadores água e óleo ( SAO ), onde ocorre a remoção física de óleos minerais.

As águas residuárias de processo ou efluentes líquidos industriais, que têm origem no corte e lapidação dos vidros, são tratados na Estação de Tratamento de Efluentes Industriais ( ETEI ) por floco-decantação e uso de polieletrólitos e polímeros especificamente formulados para as características físico-químicas do efluente VIMINAS.


Com este processo conseguimos clarificar a água, com taxa de eficiência superior a 95%, e tratá-la de maneira que esteja sempre em conformidade com os padrões de emissão em corpos dágua ou rede coletora de esgoto, de acordo com a legislação vigente.

Além disso, torna-se possível a recirculação de água para uso industrial, racionalizando o consumo e exploração dos recursos naturais como poços artesianos, bem como trazendo significativas reduções de custos operacionais para a empresa.

Do processo é extraído o que chamamos de lodo de ETEI, composto concentrado de Carbonatos, Sílica e Óxidos Cálcicos e Magnesianos. Produto com alto potencial de reciclagem que dentro desta concepção é submetido a estudos e testes de desenvolvimento para a confecção de tijolos e pisos cerâmicos.

A VIMINAS é assim! Produção limpa, economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa.

2007-01-12 22:22:01 · answer #7 · answered by Juarez dos Reis Correa 4 · 0 3

o q sei eh q o vidro eh liquido e muito viscoso. Vide vitrais de igrejas seculares onde a parte de baixa eh mais grossa do que a parte superior pelo escoamento.

Vide uma resposta a pergunta similar.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060728094222AAvWahV

2007-01-07 16:38:49 · answer #8 · answered by carlos71 2 · 2 6

fedest.com, questions and answers